Buscar

Psicologia do comportamento Organizacional II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Psicologia e o Comportamento Organizacional
As pessoas que não possuem conhecimentos sistematicamente adquiridos a respeito do comportamento dentro das organizações, inferiram a seu próprio modo falsas teorias que pretendem explicar por uma simples opinião os mais variados aspectos na maneira de agir do ser humano.
A credibilidade dessas ciências comportamentais fica completamente ameaçada a partir das perigosas confusões que foram difundidas pelos conhecidos “psicólogos amadores”. 
Diferenças Individuais e Tomada de Decisão
Quando se pretende conhecer o comportamento humano, é muito importante que se comece pelo conceito de personalidade.
Usualmente, o termo personalidade tem sido empregado poucas vezes com seu verdadeiro sentido psicológico.
Personalidade
Vulgarmente falando, quando se diz que Fulano é “um indivíduo de personalidade”, pretende-se apontá-lo como “uma pessoa de opinião”e até certo ponto teimosa.
De forma pejorativa, pode-se entender até que a pessoa com “personalidade forte”seja mal-educada ou mesmo intratável.
É comum, igualmente, dizer que alguém não tem personalidade quando se trata de um tipo vulgarmente falando de “maria-vai-com-as-outras”.
Personalidade
Nenhuma dessas colocações corresponde ao que pretende a psicologia quando se pretende usar o termo personalidade de maneira científica.
O conceito científico de personalidade aproxima-se um pouco mais do seu significado real quando se emprega o termo para designar alguém que ficou na História. Ou, então, literalmente, quando se diz que um romance ficou marcado pela personalidade da sua figura central.
Nesses dois casos, vemos a intenção de evidenciar certa maneira peculiar de ser, o que, no fundo, não contradiz nem desvirtua aquilo que pode ser considerado como personalidade em psicologia.
Personalidade
Mesmo dentro do âmbito da ciência, as divergências podem existir sem se escapar do caráter idôneo da pesquisa.
É através das várias teorias que se sabe que a personalidade pode ser representada como resultado de um reduto inato de características básicas, acrescido de experiências vividas, que dá a alguém uma fisionomia comportamental ímpar; é a isso que se está referindo quando o tema é personalidade.
Personalidade
HILGARD; ATKINSONS, 1979, p.149:
“A busca de estrutura da personalidade é uma busca de alguma caracterização ou algum princípio unificador que exprima a unidade essencial da pessoa, bem como sua singularidade”.
Personalidade
Toda a ciência psicológica é formada da sistematização das percepções que as pessoas têm a respeito do seu próprio comportamento ou da maneira pela qual cada um se vê a si mesmo.
A autopercepção que cada um pode ter de si mesmo, quanto mais fiel for, menor será a probabilidade de se projetar no outro aqueles traços próprios da personalidade de quem o outro percebe.
Personalidade
Para que se entenda o sentido psicológico do conceito de personalidade, é interessante que se conheça a origem do termo.
Etimologicamente, o termo se origina no teatro romano, quando os atores representavam de máscara. 
Personalidade
A máscara dos atores tinha um buraco no lugar da boca por onde saia a voz, chamado per sonare (para sair o som). Com o uso, a máscara toda passou a chamar-se persona e, por extensão, o ator passou a chamar-se persona. 
Então, o termo deixou de simbolizar máscara para ser atribuído ao próprio ator ou à pessoa que representava de máscara.
Surge a palavra personalidade em português, que tem como função descrever e determinar as características extrínsecas e intrínsecas dos indivíduos, ou melhor, aquilo que cada um é. “Aquilo que cada um mostra ser”.
Diferenças Individuais
É possível ter certeza de que, assim como fisicamente não existem duas pessoas rigorosamente iguais, psicologicamente também não será jamais possível encontrar duas personalidades absolutamente idênticas.
Nem nos casos de gêmeos idênticos, vindos de um mesmo óvulo, a semelhança é perfeita, embora até parentes próximos possam confundi-los.
Diferenças Individuais
Dois aspectos são considerados primordiais para que se possa compreender melhor as diferenças individuais de personalidade:
Etiologia ou fatores determinantes das diferenças individuais de personalidade;
Referenciais classificatórios nos quais podem ser subdivididas essas diferença.
Esses dois aspectos podem ser resumidos em dois tipos de respostas, sendo que o primeiro visa cobrir aqueles pontos que explicam a causalidade ou o “porquê” de as pessoas serem diferentes e o segundo o “como”ou em que elas diferem umas das outras.
Diferenças Individuais
A personalidade trata da maneira de ser das pessoas, dos hábitos motores, das motivações psíquicas e, consequentemente, dos tipos de relacionamento interpessoal que com elas se mantém.
Dizemos então que ela se mostra através de tudo aquilo que a pessoa é capaz de produzir ou de ser. Além disso, ela difere dos demais da mesma forma como a assinatura de cada um difere de todas as demais, sendo sempre ímpar.
Diferenças Individuais
A Escola de Administração Científica de Taylor pecou por supor que todas as pessoas são iguais.
Parece que Taylor não levou em conta o aspecto primordial da conduta humana que reside nas diferenças individuais entre as pessoas.
Não respeitar tal aspecto significa necessariamente ter problemas.
Diferenças Individuais e Tomada de Decisão
As pessoas apresentam diferenças individuais de desempenho no trabalho, por dois motivos principais:
1º- porque nasceram diferentes umas das outras, seu DNA já contém a programação daquilo que as caracterizará pelo resto de suas vidas;
2º- porque passaram por experiências de vida diferentes na infância, adolescência e fase adulta, e assim estiveram submetidas a variáveis que as influenciaram de maneira ímpar.
Diferenças Individuais e Tomada de Decisão
As diferenças individuais representam ao mesmo tempo um benefício e um grande desafio à estratégia organizacional e, caso não sejam devidamente levadas em conta, transformar-se-ão no mais eficaz gerador de problemas para todos.
Cada pessoa merece um tratamento individualizado para sentir-se mais confortável dentro da sua própria personalidade. Isso lhe assegura consolidar sua verdadeira auto-imagem e, por conseguinte, contar com bases mais sólidas na construção da sua própria auto-estima.
Diferenças Individuais e Tomada de Decisão
O conhecimento da personalidade não pode esgotar-se com simples observações aleatórias ou casuais do comportamento, bem como a partir de opiniões pessoais; é necessário seguir uma sistemática mais cientificamente criteriosa para que seja possível distinguir com maior acuidade “quem é quem” dentro de um processo de interação de pessoas.
Diferenças Individuais e Tomada de Decisão
Os psicólogos dispõem de recursos instrumentais para avaliar, de maneira mais sistemática, os vários aspectos de personalidade que determinam as diferenças individuais. Que são os testes psicológicos.
Esses instrumentos precisam ser aplicados com rigor técnico, para que se possa confiar nos seus resultados.
Por isso, nenhum outro tipo de profissional está oficialmente autorizado a usar os testes psicológicos.
Diferenças Individuais e Tomada de Decisão
Quem quer realmente conhecer a personalidade de alguém precisa levar em conta as variáveis que a compõem.
Para Spector (2002, p.31):
“uma variável é um tipo de atributo ou característica das pessoas ou das coisas, que pode variar (assumir diferentes valores). As aptidões (por exemplo, a inteligência), a postura (como satisfação com o trabalho), o comportamento (como a ausência no trabalho) e o desempenho no trabalho (as vendas semanais) por parte das pessoas são variáveis comuns na pesquisa organizacional e cada posicionamento da pessoa, referente a cada variável, é quantificada (convertida em números) de modo que possam ser aplicados métodos estatísticos”.
Diferenças Individuais e Tomada de Decisão
Como se pode concluir, existe toda uma abordagem sistemática
que leva ao conhecimento científico das diferenças individuais de personalidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando