Buscar

(x) EAMBAN 2013.1 - GESTÃO AMBIENTAL - CAPÍTULO V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Eng. Ambiental e Sanitária. Sala:3002
Aluno: Camila Reis Caldas. Matrícula:131004249
Matéria: EAMBAN - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 
GESTÂO AMBIENTAL - CAPÍTULO V
O que significa a ideia de sistema fechado no âmbito da administração? 
No âmbito da administração o sistema fechado significa um modelo produtivo que não leva em conta a influência de fatores externos sobre as atividades da empresa.
Quais são os princípios fundamentais da abordagem clássica à administração? 
A abordagem clássica em relação a administração define que uma fábrica é um sistema fechado, no qual os trabalhadores atuam de forma semelhante ás máquinas, ou seja, que fatores externos como frustrações ou problemas pessoais não interferissem na produção.
Quais são os princípios fundamentais da abordagem humanística à administração? 
Na administração a abordagem humanística entende a fábrica como um sistema social. Desta forma, acreditam que os fatores de motivação e satisfação de mão de obra afetem a produtividade, uma vez que os funcionários não são máquinas, uma visão diferente da abordagem clássica. 
Quais são os princípios fundamentais da abordagem comportamental à administração? 
Os princípios fundamentais da abordagem comportamental em relação a administração é entender que o sistema produtivo depende do padrão comportamental dos trabalhadores, como interações entre si, tensões e estilos de liderança. Para isso eles acreditam que o funcionamento de uma cadeia produtiva não pode ser explicado em termos mecânicos e sim comportamental.
Quais são os princípios fundamentais da abordagem sistêmica à administração? 
A abordagem sistêmica na administração vão de encontro aos princípios da escola clássica pois acredita que a fábrica seja um sistema aberto. Desta forma eles acreditam que o funcionamento empresarial depende não apenas da eficiência dos processos mecânicos mas também de fatores humanos e de outros fatores externos a administração.
Quais são os princípios fundamentais da abordagem contingencial à administração? 
Os princípios fundamentais da abordagem contingencial é de não há viabilidade na generalização sobre o funcionamento das empresas, em outras palavras, baseiam-se na tese de que a eficiência do processo produtivo não depende somente da eficácia de um modelo produtivo padrão, isso porque fatores externos a empresa podem influenciar o processo produtivo dela, de maneira que seja necessário um processo produtivo especifico para atender as necessidades internas e externas da empresa.
Como funciona a abordagem sistêmica à gestão ambiental? 
A visão que se tem da abordagem sistêmica na gestão ambiental é de que o crescimento econômico e a conservação da natureza são interdependentes, ou seja, dependem um do outro. Um exemplo disto é quando uma empresa não administra bem o impacto ambiental que causa e explorando de forma predatória, a própria sobrevivência econômica da empresa fica ameaçada. 
O que é a gestão ambiental? 
Gestão ambiental é um ramo da administração que tem como objetivo a redução dos impactos ambientais gerados pelas atividades econômicas de uma determinada empresa ou grupo de empresas de uma determinada cidade, estado ou país. Este modelo de gestão espera o envolvimento de todos os setores da empresa nos esforços pela conservação do meio ambiente para que realmente funcione.
O que a comunidade internacional tem feito para evitar o esgotamento dos recursos de livre acesso? 
Nas ultimas décadas, para evitar o esgotamento dos recursos de livre acesso a comunidade internacional tem criado diversos acordos, que transformam os bens públicos como atmosfera e oceanos em propriedade comum.
Como o comércio internacional pune o descuido com o meio ambiente?
Quando uma fabricação envolve descaso com o meio ambiente, exploração desumana da mão de obra local ou ameaças á saúde do consumidor, o país pode bloquear a entrada do produto diminuindo assim a lucratividade de empresas que são coniventes com práticas predatórias através das barreiras não tarifárias.
Por que os blocos econômicos buscam uniformizar as políticas ambientais dos países-membros? 
Os blocos econômicos buscam uniformizar as políticas ambientais dos paíse-membros no intuito evitar uma competição desleal, de modo leis frouxas não favoreçam atividades econômicas predatórias, que reduzem seus custos com o uso irresponsável dos recursos naturais.
Como podemos resumir a evolução da gestão ambiental no Brasil? 
Primeiramente foram criados no Brasil códigos ambientais específicos, c cujas leis se aplicavam apenas ao uso de determinados recursos naturais, isso no ano de 1930. Porém não havia ainda uma visão sistêmica de meio ambiente, pois os problemas ainda eram tratados de maneira isolada. Na sequência por causa dos efeitos colaterais da industrialização, as autoridades começaram a agir nos anos 1970, quando foram criados órgãos para monitorar a relação das empresas com o meio ambiente. A Constituição Federal de 1988 foi um importante marco na evolução do país em matéria ambiental. Ao incorporar o conceito de sustentabilidade, ela sinalizou para as empresas brasileiras que a conciliação entre as metas econômicas e as ambientais deveria ser a nova palavra de ordem para o desenvolvimento nacional.

Outros materiais