Buscar

Educação Física e Jogos Pedagógicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA	
Exercício: CEL0355_EX_A9_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 02/11/2015 20:40:55 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201402292656)É quando a criança tem presente, ao mesmo tempo, as representações de dois objetos. Por exemplo, um carro e um bloco de espuma. A criança é capaz de captar as semelhanças e diferenças dessas representações; ela está consciente que está brincando de 'faz de conta', denotando a capacidade de se colocar no lugar de outro personagem. Esta visão se enquadra numa perspectiva do jogo:
 Certo	Simbólico
 2a Questão (Ref.: 201402725010)Ao estudarmos sobre as implicações pedagógicas do ato de jogar encontraremos diferentes teorias que contribuem para ratificar a inclusão do lúdico no ambiente escolar. Para Huizinga (1999) o desenvolvimento de uma civilização acontece através do ato de jogar, envolvendo diferentes ações que nos ajudam a pensar a relação com o mundo e com o outro. Para João Batista Freire ao utilizar o jogo enquanto estratégia pedagógica o educador precisa tomar alguns cuidados:
 I - Ao usar o jogo como atividade pedagógica o educador precisa ter o cuidado para não descaracterizá-lo.
II - Durante uma atividade interdisciplinar o que precisamos privilegiar é o conteúdo a ser aprendido, pois o ato de jogar é secundário.
III - Ao desenvolver uma atividade interdisciplinar ensinar o conteúdo não deve ser o único objetivo a ser alcançado.
IV - O jogo não pode ser visto apenas como uma atividade motivacional pois é parte do currículo escolar.
 Estão corretas:
 Certo	Apenas as proposições I, III e IV
3a Questão (Ref.: 201402272896Ao observarmos o universo infantil percebemos a existência de diferentes formas de brincar em todos os ambientes frequentados pelas crianças. Partindo deste princípio a escola é vista pelo educando como um lugar em que o lúdico também deve estar presente, porém é comum encontrarmos educadores que NÃO valorizam este tipo de ação. Segundo os estudos do Profº João Batista Freire, ao estudar as implicações pedagógicas do jogo, este tipo de atitude traduz uma arrogância intelectual por parte dos professores, ação que se justifica em função da crença existente no ambiente escolar de que:
 Certo	O conhecimento significativo é apenas aquele que a escola reconhece como tal
 4a Questão (Ref.: 201402151094)Desde o nascimento, o ser humano como sujeito histórico busca, de alguma forma e em movimento, construir a sua própria "arte de viver em Paz" (WEIL, 1993). Assinale a alternativa que NÃO está adequada à afirmativa do autor.
 Certo	O ser humano procura praticar o jogo mecanicamente não se preocupando com nenhum outro aspecto, seja o afetivo ou o cognitivo.
5a Questão (Ref.: 201402142992)Considere-se que um profissional de educação esteja comprometido com o resgate de jogos populares e que reconheça o significado de tais atividades para a formação do ser humano. Esse profissional, para sistematizar práticas pedagógicas que valorizam a tradição e a cultura local, faz reflexões acerca da intervenção docente, investigando o contexto educativo. Nesse sentido, que atividade, entre as apresentadas nas opções abaixo, favorece a consolidação da identidade cultural e o enriquecimento do repertório de movimentos de crianças e jovens?
 Certo	Pesquisar jogos entre membros idosos da comunidade e organizar essa memória lúdica em festivais de vivência desses jogos tradicionais.
6a Questão (Ref.: 201402142994)Para que o jogo seja verdadeiramente educativo, o que podemos considerar como correto:
	É preciso diversificar os jogos.
	O jogo deve constituir uma via de aprendizagem do comportamento cooperativo.
	O jogo deve permitir o desenvolvimento global da criança enquanto ela se diverte.
	O jogo deve supor um desafio para as crianças.
 Certo	Todas as alternativas estão corretas

Outros materiais