Buscar

1a. BDQ BIOQUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603698957)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando que todos os seres vivos necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a diferença essencial entre os autotróficos e heterotróficos, respectivamente, é:
		
	 
	Usar carbono inorgânico e carbono orgânico.
	
	Usar carbono da água e do ar.
	
	Realizar respiração aeróbia e fermentação.
	
	Usar metano e gás carbônico.
	
	Usar carbono orgânico e carbono inorgânico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602963743)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A proteina é formada por numerosos resíduos de aminoácidos onde as propriedades das suas cadeias laterais são importantes para a conformação e função das proteínas. Para formar as proteínas, os resíduos de aminoácidos são unidos pela ligação:
		
	
	Fosfodiester, onde ocorre a ligação do grupo amino terminal de um aminoácido com o grupo carboxila do outro aminoácido com liberação de uma molécula de água.
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Glicosídica, onde ocorre a ligação do grupo amino terminal de um aminoácido com o grupo carboxila do outro aminoácido com liberação de uma molécula de água.
	
	Ponte de hidrogênio, onde ocorre a ligação do grupo amino terminal de um aminoácido com o grupo carboxila do outro aminoácido com liberação de uma molécula de água.
	 
	peptídica, onde ocorre a ligação do grupo amino terminal de um aminoácido com o grupo carboxila do outro aminoácido com liberação de uma molécula de água.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603727033)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A farinha de mandioca, muito usada no cardápio do sertanejo nordestino, é um alimento rico em energia. Entretanto, é pobre em componentes plásticos da alimentação. Quando nos referimos ao componente energético, estamos falando daquela substância que é a reserva energética nos vegetais. Quanto aos componentes plásticos, lembramo-nos das substâncias químicas que participam da construção do corpo. Tais componentes, energéticos e plásticos, são, respectivamente:
		
	
	Glicogênio e proteína.
	
	Vitamina e glicogênio.
	
	Vitamina e amido.
	 
	Amido e proteína.
	
	Amido e glicogênio.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603612600)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A água compõe a maior parte da massa corporal do ser humano. É o solvente universal ideal, pois é capaz de dissolver muitas outras substâncias. Duas propriedades da água são especialmente importantes para a existência dos seres vivos. A respeito disto, Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	A água é uma molécula dipolar formada por dois átomos de oxigênio ligados a um átomo de hidrogênio.
	
	A água é uma molécula apolar com capacidade de fazer pontes de hidrogênio.
	 
	A água é uma molécula polar com capacidade de fazer pontes de hidrogênio.
	
	A água é uma molécula anfipática formada por dois átomos de oxigênio ligados a um átomo de hidrogênio.
	
	A água é uma molécula polar com capacidade de fazer pontes de dissulfeto.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603679552)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o processo de desnaturação proteica e as técnicas de preparo dos alimentos, assinale a ÚNICA alternativa que melhor explica essa correlação.
		
	
	O congelamento apesar de necessário para diminuição do metabolismo microbiano, é prejudicial haja vista baixa temperatura em vias de regra consegue alterar a estrutura das proteínas presentes no alimento in natura ( ).
	
	A adição de sal em carnes, por exemplo, não interfere diretamente na estrutura das proteínas, já que esse composto químico não sofre dissociação em meio não-aquoso e, portanto, não interagem com aminoácidos polares das proteínas ( ).
	
	O congelamento de alimentos favorece a quebra da estrutura proteica devido a organização tetraédrica que a molécula de água adquire em baixas temperaturas ( ).
	
	Os líquidos conservantes nos quais os alimentos são processados apresentam em vias de regra o pH ácido, para inibir a quebra instantânea das proteínas durante eventuais quedas as embalagens na quais esse alimentos são armazenados ( ).
	 
	O cozimento apesar de necessário para eliminação de determinados microrganismos, é prejudicial haja vista que a temperatura elevada pode alterar a estrutura das proteínas presentes no alimento in natura ( ).

Outros materiais