Buscar

Simulado de EC3 teorico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aos Enfermeiros que atuam em pediatria cabe o desafio de adequar a sistematização da sistematização da assistência de enfermagem às necessidades das crianças e suas famílias. Com relação as particularidades que devem ser consideradas no histórico de enfermagem de cada criança, leia as assertivas abaixo e em seguida, marque a alternativa que contempla as informações corretas: I - na elaboração do histórico de enfermagem em pediatria com relação as características da família, o enfermeiro deve ter conhecimento sobre o genograma. II - na avaliação física, o enfermeiro ao avaliar os segmentos corporais, deve fazê-lo de forma comum para todas as crianças, independente da faixa etária. III - inserido no histórico de enfermagem em pediatria, encontra-se a avaliação do desenvolvimento e um dos testes mais utilizados atualmente é o teste de triagem do Desenvolvimento de Denver.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	
	
	As assertivas I e III estão corretas
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		3. Sobre o exame físico do recém-nascido a termo marque a opção correta
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	
	
	A icterícia pode aparecer em recém-nascidos a termo e saudáveis, mas é preocupante se aparece nas primeiras 24 horas de vida
	
	
		3.
		A agenda da criança busca uma visão integral da criança promovendo ações nas chamadas linhas de cuidado que visam do enfermeiro uma visão humanizada e qualificada. Sendo o enfermeiro um profissional importante no âmbito da prevenção da mortalidade infantil, os principais programas de incentivo são priorizadas nas linhas de cuidado da agenda da criança são:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	
	
	
	programas de incentivo ao aleitamento materno; triagem neonatal (teste do pezinho); incentivo do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; alimentação saudável e prevenção de sobrepeso e obesidade; combate à desnutrição e anemias carenciais; imunização; atenção à saúde bucal e mental, atenção à criança portadora de deficiência e prevenção de acidentes, maus-tratos, violência e trabalho infantil.
	
	
		4.
		No que se refere a legislação à saúde da criança, nos últimos 70 anos, importantes leis e portarias foram publicadas no país, a fim de assegurar o direito da criança brasileira. Atualmente, a legislação brasileira trata de uma série de temas, como imunização, aleitamento materno, atenção à saúde do recém-nascido, nutrição, prevenção de acidentes e violências dentre muitos outros aspectos relacionados às políticas públicas de saúde da criança. Com base nessas informações, assinale a assertiva INCORRETA:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	
	Em situações de maus tratos contra crianças, a portaria MS nº 1.968 dispõe sobre a comunicação de casos confirmados de maus tratos contra crianças.
	
	
		5.
		A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) tem como finalidade reduzir a mortalidade infantil, reforçar o conceito da integralidade da atenção à saúde da criança e fortalecer a capacidade de planejamento e resolução dos problemas no nível primário de atenção. Sabendo que a estratégia AIDPI engloba os principais problemas de saúde que afetam crianças menores de 5 anos de idade, dentre os objetivos que que direcionam essa estratégia, pode-se afirmar que: I - não tem a intensão de expandir a atenção integrada no nível comunitário. II - visa redução do número e a gravidade dos casos de infecção respiratórias agudas, diarreias e desnutrição. III - valoriza a introdução de ações de promoção e prevenção da saúde infantil na rotina de atenção dos serviços de saúde.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.

Outros materiais