Buscar

A diversidade dos sujeitos da EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
Alunas: Disciplina: EJA
Polo: 
A DIVERSIDADE DOS SUJEITOS DA EJA
 Os sujeitos da EJA são normalmente constituídos por jovens e adultos que por algum motivo não tiveram acesso/oportunidade de concluir seus estudos na idade certa, devido a diversos fatores, tanto como emocionais, culturais, sociais ou econômicos, eles acabaram sendo privados do estudo regular.
 As razões que corroboram na constituição de suas trajetórias, são muito complexas, como por exemplo, vão desde o fator econômico, onde muitos desses alunos são privados de estudar, pois necessitam dar início ao trabalho bem cedo, para ajudar na renda familiar. Como também, há pessoas que desconheciam a importância dos estudos e hoje eles tentam retomar o tempo perdido, como é o caso de idosos que quando jovens foram inteiramente privados do direito de estudar, porque naquela época, quem tinha acesso á escola eram em sua maioria, os filhos de pessoas com um certo poder aquisitivo. Desse modo o percurso de exclusão vivenciado pela EJA perdura até hoje, já que as pessoas de pouco conhecimento ainda continuam tendo dificuldades de obter escolaridade, pois são discriminados no meio escolar.
 Há anos, muito se ouve a propósito de políticas públicas que contenham como premissa a educação básica como direito de todos, exemplos são os diversos movimentos de reformas educacionais, especialmente no que se fazer referência à Educação de Jovens e Adultos. Entretanto os políticos não criam leis que dão direito legitimamente a esses alunos, já que na maioria das vezes essas leis só ficam mesmo no papel. 
 Atualmente tem-se volvido um olhar especial para este tipo de educação, um olhar carinhoso para refugiá-los, ajuda-los no resgate da dignidade. Muita das vezes os sujeitos da EJA querem reverter suas histórias agarrando essa oportunidade de regresso ao estudo, para que finalmente consigam escrever suas próprias histórias. Cabe a nós enquanto professores mudar este panorama, estarmos preparados para lidar com as peculiaridades de cada aluno, sabendo que não é nada fácil para o aluno chegar depois de um tempo parado e retomar seus estudos, nós como futuros professores devemos estar capacitados e preparados para acolhê-los.
Referências:
_OLIVEIRA, Marta K. Educação como Exercício de Diversidade. Jovens e Adultos como Sujeitos de Conhecimento e Aprendizagem. Brasília: UNESCO, MEC, ANPED 2007, p. 61-83.
_ FREIRE, Paulo. Prefácio. In: GADOTTI; ROMÃO (orgs.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
_ Filme Central do Brasil, 1998 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NpZgPWTUrlE
_Os sujeitos educandos na EJA. ANDRADE, Eliane Ribeiro.

Outros materiais