Buscar

arquivo 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A entrevista é uma ferramenta de muita credibilidade, entrevista comportamental tem o foco em competências, usam-se perguntas situacionais (significa situações do passado). 
Algumas características da entrevista comportamental:
-perguntas abertas, investigando competências
-experiências vividas (investigar)
-perguntas situacionais abordando as situações onde se faz necessário a presença da competência investigada.
B- Entrevistada: Analista de Recursos Humanos
O processo de seleção inicia com a solicitação da vaga, ou seja, as demandas surgem de um setor. Primeiro contato é com o supervisor que solicitou essa vaga. Buscam as primeiras informações do perfil que ele quer para sua equipe, desde técnicos como comportamentais. Após esse contato inicia atividade de prospecção, que pode ser no banco de currículo, pode ser através de divulgação em canais de comunicação. O recebimento de currículo fazem a primeira avaliação das informações que constam no currículo, sempre detendo no perfil que precisa selecionar. Com os currículos pré selecionado inícia segunda etapa a de seleção, onde, dependendo da vaga e/ou do número de candidatos, utilizam técnicas como: dinâmicas de grupo, teste de conhecimentos técnicos, testes psicológicos e a entrevista. A entrevista individual é a parte mais importante da seleção.
Em uma entrevista buscam conhecer os aspectos individuais do candidato (família, vínculos, atividades sociais,...), aspectos educacionais (escolaridade, por que a escolha de determinada área de estudo,...), aspectos profissionais (onde já trabalhou, o que desenvolveu, quais as maiores conquistas, trabalho em equipe,...) e aspectos de vida futura (planos, sonhos, o que pretende com essa oportunidade na qual esta vindo fazer entrevista). A forma de entrevista é bem comportamental, ou seja, focando aspectos relevantes e desejados para a função, de acordo com as características comportamentais do candidatos. A entrevista comportamental com foco nas competências do candidato é mais trabalhosa, porém, é mais real. É avaliado: o nível de maturidade, a postura, motivação e habilidades intelectuais ,habilidades de aprendizagem, desenvolvimento, capacidade de adaptação, dinamismo, iniciativa, foco, engajamento no trabalho, relacionamentos interpessoais, satisfação com o trabalho, perspectiva de desenvolvimento profissional,...Ao final da entrevista fornecem os detalhes sobre a empresa, o cargo, o setor, os benefícios. Abrem o espaço para questionamento. Um momento bem natural, para que o candidato sinta-se bem e saia tranqüilo dessa conversa. O fechamento da seleção se dá com uma conversa com o supervisor, onde os perfis dos candidatos entrevistados são avaliados fazendo um comparativo: perfil da vaga X perfil dos candidatos. Chegando a um consenso, a recrutadora e supervisor, a vaga é finalizada e entram em contato com o candidato selecionado para dar andamento na contratação. Aos candidatos que não foram selecionados, todos são avisados, por e-mail ou ligação, agradecendo a participação. Para contratação é necessário uma série de documentos. Agendam o primeiro dia de trabalho e nesse dia passam o treinamento de integração, onde falam da empresa como um todo, depois é apresentado o novo colaborador aos setores e, por fim, o encaminhamento ao setor que irá trabalhar.

Outros materiais