Buscar

Responsabilidade Civil Caso 06 com Jurisprudência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Web aula 06
Resposta ao caso concreto :
Aldo poderá exigir indenização do fornecedor do produto, requerendo o valor total do mesmo (produto) danificado, também por todo o prejuízo causado ao prédio, caso seja o proprietário. Assim também por lucros cessantes, devido ao tempo que o estabelecimento ficar fechado. Art. 2º do CDC. Trata – se também, conforme o art. 931 do CC de responsabilidade objetiva por parte do fornecedor, sendo o mesmo responsável pelos produtos postos em circulação no mercado.
STF - AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO RE 631214 RJ (STF)
Data de publicação: 25/03/2013
Ementa: RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA DO ESTADO ( CF , ART. 37, § 6º) – CONFIGURAÇÃO – TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO – QUEDA EM BUEIRO, COM FERIMENTOS NA PERNA DIREITA – RECONHECIMENTO, PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA LOCAL, DE QUE SE ACHAM PRESENTES TODOS OS ELEMENTOS IDENTIFICADORES DO DEVER ESTATAL DE REPARAR O DANO – CARÁTER SOBERANO DA DECISÃO LOCAL, QUE, PROFERIDA EM SEDE RECURSAL ORDINÁRIA, RECONHECEU, COM APOIO NO EXAME DOS FATOS E PROVAS, A INEXISTÊNCIA DE CAUSA EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO PODER PÚBLICO – INADMISSIBILIDADE DE REEXAME DE PROVAS E FATOS EM SEDE RECURSAL EXTRAORDINÁRIA (SÚMULA 279/STF)– DOUTRINA E PRECEDENTES EM TEMA DE RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA DO ESTADO – ACÓRDÃO RECORRIDO QUE SE AJUSTA À JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – RECURSO DE AGRAVO IMPROVIDO.
Na ementa trata de responsabilidade civil objetiva pelo estado, de reparar o dano causado a individuo, devido este (individuo) ter caído em bueiro, causando – lhe ferimentos na perna direita por negligência.
TST - RECURSO DE REVISTA RR 8745020125120019 (TST)
Data de publicação: 30/06/2015
Ementa: RECURSO DE REVISTA - ACIDENTE DO TRABALHO.RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA DO EMPREGADOR. INAPLICABILIDADE. CULPA EXCLUSIVA DA VÍTIMA. O Tribunal Regional, alicerçado na prova dos autos, cujo reexame é inviável em sede extraordinária, a teor da Súmula 126 do TST, concluiu pela ausência dos requisitos configuradores da responsabilidade civil das Reclamadas, ao entendimento de que restou comprovada nos autos a culpa exclusiva do trabalhador pelo acidente de que foi vítima. Recurso de revista não conhecido.
A ementa trata de responsabilidade civil objetiva pelo empregar, tendo o mesmo que reparar os danos causado ao funcionário que sofreu acidade de trabalho, visto que ser o trabalho arriscado.
http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=Responsabilidade+Civil+Objetiva

Continue navegando