Buscar

Texto de Ginástica Rítmica para Ginástica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UPE/ESEF
GINÁSTICA (LICENCIATURA/BACHARELADO)
PROFESSORA: PATRÍCIA PESSOA
GINÁSTICA RÍTMICA
CONCEITO:
 É uma modalidade esportiva da ginástica que se caracteriza pela realização de movimentos corporais atrelados a um ritmo musical, com variação espacial e utilização de aparelhos manuais. (PESSOA, (1999). Nos campeonatos oficiais da FIG. (Federação Internacional de Ginástica) não constam no programa exercícios de conjunto e individual sem aparelhos, entretanto o trabalho com os elementos corporais na iniciação é uma base indispensável para o manejo dos aparelhos. 
	 Classificaremos a ginástica rítmica quanto à dimensão em: competitiva e não competitiva. Na competitiva há competições individuais e em conjunto, que é formado por cinco ginastas, e na demonstrativa há apresentações individuais, em duplas e em grupo sem número limitado de pessoas.
 
CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA RÍTMICA COMPETITIVA
 A ginástica rítmica enquanto competitiva apresenta-se de duas formas: individual e conjunto, obedecendo a algumas normas essenciais, possui como objetivo o rendimento e a busca dos resultados.
 1 - Área de competição - No conjunto e no individual a área de competição é de 13m X 13m. As ginastas devem realizar seu exercício sem ultrapassar esse limite, nem ao menos pisar na linha que a delimita. 
2 - Altura do ginásio - Em competições oficiais da FIG o ginásio deve ter uma altura mínima de 8m. Caso a competição seja realizada em uma quadra com menos de 8m de altura e o aparelho da atleta ficar preso na viga da quadra, ela terá direito a recomeçar seu exercício. Caso a competição seja realizada em uma quadra com mais de 8m de altura e o aparelho da atleta ficar preso na viga da quadra, ela terá direito a continuar seu exercício, com o aparelho reserva. A ginasta da segunda situação será penalizada pela perda do aparelho, por pegar o aparelho reserva e não terá pontuadas as dificuldades que deixou de realizar.
3 - Tempo de duração dos exercícios - Os exercícios de conjunto deverão ter duração de 2 min. e 15 seg a 2 min e 30 seg. e os exercícios individuais de 1 min e 15 seg. à 1 min e 30 seg. O tempo é contado a partir do primeiro movimento do ginasta e não da música.
4 - Música - Os exercícios individuais e de conjunto são obrigatoriamente acompanhadas por músicas, que deverão ser tocadas por um ou mais instrumentos musicais, sem vocal, podendo ter solfejo, a partir de 2013 a FIG permitiu que um exercício do conjunto e a partir de 2016 dois exercício do individual pode ter uma música com voz e palavras. As músicas devem possuir variações de ritmo. As séries podem começar simultaneamente, um pouco antes ou um pouco depois da música. Porém, devem acabar exatamente junto com o final da música.
5 – Roupa - As ginastas deverão se apresentar nas competições com uma malha de ginástica aderente ao corpo, sem decote nem cava grande, com ou sem manga (com exceção das alças finas que não estão autorizadas), lisas ou estampadas de cor livre. É permitido usar um macacão inteiro longo desde que seja aderente ao corpo e as pernas e uma saia colada à malha que não ultrapasse a altura do quadril. Também é permitido o uso de meia calça. Os pés devem estar nus ou com sapatilha. O cabelo deve estar preso. Nas competições de conjunto, todas as ginastas devem está com as roupas idênticas (CÓDIGO DE PONTUAÇÃO 2009).
6 - Aparelhos - Os aparelhos oficiais da ginástica rítmica são cinco: corda, arco, bola, maças e fita, estes aparelhos possuem dimensões oficiais regidos pelas normas da FIG.Nas competições oficiais da FIG, são realizadas duas competições de conjunto: um conjunto simples com todas as ginastas com o mesmo aparelho e um conjunto misto com 3 ginastas com um aparelho e 2 ginastas com outro aparelho diferente. Nas competições individuais adultas, o aparelho corda fica de fora e as ginastas competem nos outros 4 aparelhos, sempre na ordem: arco, bola, maças e fita. Os aparelhos dos conjuntos são modificados a cada dois anos.
7- Aparelhos reservas- São colocados do lado de fora e próximo a área de competição. No individual e no conjunto são colocados 3 conjuntos de aparelhos (dos utilizados na competição) em três laterais da quadra. Esses aparelhos são colocados pela organização da competição.
8 - Número de ginastas - Há competições individuais e em conjunto que é formado por cinco ginastas. Pode-se inscrever uma ginasta reserva.
9 - Número de formações - O conjunto deve ter no mínimo seis formações diferentes com variações dos subgrupos. Nas duas competições, deve existir a utilização de todo o espaço.
CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA RÍTMICA NÃO COMPETITIVA
 Na ginástica rítmica demonstrativa todos estes aspectos devem ser desprezados, pois não há delimitação de espaço, tempo de duração dos exercícios, música, roupas, números de participantes e aparelhos utilizados, tudo é livre. Possui como objetivo massificar a ginástica sem uma preocupação com o rendimento, pode ser utilizada em aulas de educação física, festivais de ginástica e abertura de jogos. 
GINÁSTICA RÍTMICA MASCULINA
	Atualmente a ginástica rítmica ainda é considerada um esporte feminino pela FIG, existe porém, uma grande manifestação na Ásia, especificamente no Japão, da inclusão dos homens nessa modalidade esportiva. Esse grupo realiza demonstrações por todo mundo e organiza competições, mesmo a FIG não as reconhecendo. Uma grande diferença observada nas apresentações masculinas são as acrobacias realizadas com fase aérea, que não é permitido no feminino. São realizadas as apresentações individuais e de conjunto (com cinco ginastas) com os aparelhos que são quatro: corda, dois arcos pequenos, bastão e maças. 
	Pela pressão que vem sendo feita por esse grupo, acredita-se que em um futuro breve a ginástica rítmica se apresentará como na ginástica artística: homens e mulheres competindo em provas diferentes cada uma com suas particularidades. 
ELEMENTOS CORPORAIS (MÃOS LIVRES)
 Mesmo tendo como característica principal o manejo dos aparelhos, não podemos desprezar na ginástica rítmica os elementos corporais ou elementos a mãos livres, que constituem uma base indispensável à ginástica rítmica. Existem dois grupos de elementos corporais: grupos fundamentais e outros grupos. Veremos a seguir cada um dos grupos separadamente. 
 1 - Grupos Fundamentais
 Como o próprio nome diz, estes elementos são fundamentais em uma composição e não podem deixar de aparecer, são as dificuldades corporais obrigatórias em uma composição fazendo parte da banca de dificuldade, que conta ainda com as combinações de passos de dança, dos elementos dinâmicos com rotações e lançamentos e maestria dos aparelhos.
 1.1 - Elementos de Equilíbrio
 São considerados elementos de equilíbrio, os elementos estáticos onde as ginastas estejam apoiadas em um pé na meia ponta (terço anterior do pé), ou pé todo apoiado no chão, ou diferentes partes do corpo, que procuram vencer a lei de gravidade (equilíbrio estático) com forma definida e claramente fixada. Existe um caso especial de equilíbrio onde as ginastas realizam uma rotação não contínua com apoio na meia ponta (terço anterior do pé) ou pé todo apoiado no chão em torno do eixo longitudinal, apresentando uma grande amplitude articular e elasticidade muscular da perna livre, tour lent (volta lenta). Não é autorizado usar uma volta lenta sobre o joelho.
1.2 - Rotações
 São considerados elementos de rotações, os elementos de rotação contínua, de no mínimo 360º, em torno do eixo longitudinal, cujo apoio é em um pé na meia ponta (terço anterior do pé), pé todo apoiado no solo ou no apoio de diferentes partes do corpo, podem ser realizados para a direita ou esquerda, variando a posição da perna livre, com forma definida e fixa durante a rotação. 
1.3 - Saltos
 São considerados elementos de saltos os elementos no qual, os pés através de uma impulsãoelevam o corpo para o ar, permanecendo em suspensão por um tempo e em seguida a aterrissagem. Os saltos precisam apresentar uma forma definida e fixa durante o vôo e com uma altura suficiente para mostrar a forma correspondente. 
2- Outros grupos
 Estes elementos não são tão importantes quanto os do grupo fundamental, porém também são necessários em uma composição, são considerados elementos de ligação.
2.1-Deslocamentos variados 
		Formas diversas de correr, andar ou passos.
 2.2-Saltitos
		 São considerados elementos de saltitos, os elementos no qual os pés através de uma pequena impulsão elevam o corpo para o ar, permanecendo em suspensão por um curtíssimo tempo.
2.3-Balanceamentos
		 São considerados elementos de balanceamento pertencente aos outros grupos, os elementos onde os braços balançam em pêndulo. 
			
2.4-Circunduções
		São considerados elementos de circunduções elementos onde as mãos descrevem um círculo com os cotovelos estendidos em torno da articulação escápulo-umeral.
ELEMENTOS PRÉ-ACROBÁTICOS
		CONCEITO: São elementos que devem ser executados sem parada na posição ou com uma parada muito rápida durante a recuperação do aparelho, devem ser coordenados com um elemento técnico do aparelho e a ginasta deve está em contato com o aparelho, no início, no final ou durante todo o movimento. Devem ser realizados de formas diferentes.
		TIPOS: Os elementos pré- acrobáticos são:
1) Rolamentos para frente, para trás ou laterais sem vôo.
2) Reversões para frente, para trás ou laterais, sem parada na vertical, sem vôo e com uma ou duas mãos.
3) Reversões executadas com diferentes tipos de apoios (no peito, nos ombros e na mão (s))
4) Rolamento sobre o peito ou sobre o ombro passando pela vertical;
5)Salto spacat com tronco flexionado para frente seguido por 1 ou 2 rolamentos.
		
		São autorizados e não são contados como elementos pré-acrobáticos, os seguintes elementos:
Apoio com uma ou duas mãos ou antebraços sem outro contato com o solo, sem reversão do corpo e sem parar na posição vertical.
Apoio dorsal sobre os ombros.
“Spacat” no solo de lado ou frente ,sem nenhuma parada na posição
		
Referências bibliográficas para aprofundar o conhecimento
1. Bobo, Marta e Sierra, Elena. Ximnasia Rítmica Desportiva – Adestramento e competición - Santiago de Compôs tela: Edicións Lea, 1998 
2. Código de pontuação de Ginástica Rítmica Desportiva. 2013-2016.Tradução brasileira.
3. LAFFRANCHI, Bárbara. Treinamento desportivo aplicado à ginástica rítmica. Londrina: Unopar,2001
Obs. Caso haja algum confronto de informação entre a bibliografia e esse texto, o conteúdo que está mais atualizado é do texto.
Texto, para fins didáticos, elaborado pela professora Patrícia Pessoa em 2012. Revisto em 2015.

Continue navegando