Buscar

ADMINISTRATIVO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II
Ana Vilar
Servidores Públicos. Agentes públicos e deveres do servidor público. Extinção da situação funcional. Responsabilidade do servidor público. Responsabilidade civil e penal de servidor público. Regime jurídico constitucional dos servidores públicos. Processo Administrativo. Intervenção do Estado na propriedade privada e no domínio econômico. Desapropriação. Tombamento. Patrimônio histórico. Controle da Administração Publica: administrativo, legislativo e jurisdicional. Responsabilidade patrimonial. Bens públicos e sua alienação. Terras públicas. Águas públicas. Espaço aéreo. Improbidade Administrativa. 
 
BIBLIOGRAFIA
Direito Administrativo - Maria Sylvia Zanella di Pietro.
1. Servidores Públicos - Lei 8112/90, 8429/92 e Art. 37 a 41 C.F.
Agentes Públicos x Agentes Administrativos (Servidores Públicos)
Agentes públicos podem ser: políticos (possuem cargo dentro da administração politica do país), em colaboração (pessoas físicas que prestam serviços ao Estado), honoríficos, temporários, empregados, comissionados, servidores. Servidor público é uma espécie do gênero agente público. 
• Militares – não são servidores, são parte de categoria especial dentro de agentes públicos
• Juízes e Ministério Público – Corrente minoritária: são agentes políticos, por fazerem parte da cúpula. Corrente majoritária: são servidores públicos devido às características.
Conceito de servidor público – São servidores públicos, em sentido amplo, as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos.
Conceito de agente público – Lei 8429/92 Art. 2º: “Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior”.
Agentes públicos são todas as pessoas físicas que em caráter definitivo ou transitório exercem alguma função estatal, ainda que sem remuneração. Todas as pessoas que prestam serviço à Administração.
	Servidor
	Regime
	Ocupa
	Admissão
	Estatutário
	Institucional/estatutário
(Lei 8112/90)
	Cargo Público
	Concurso
	Empregado
	Contratual/celetista
(Lei 9962/00 e CLT)
	Emprego Público
	Concurso
	Temporário
	Especial
(Art. 37 IX CF)
	Função (tarefa) temporária
	Livre nomeação, investidura e exoneração.
Lei 8745/93 – dispõe sobre as características da contratação temporária.
A seleção é feita por um processo simplificado. Para acontecer deve ser uma necessidade temporária, de excepcional interesse público, o contrato deve ser por tempo determinado e a seleção ser feita de forma impessoal.
Provimento x Investidura
• Provimento – ato administrativo pelo qual se preenche cargo vago na administração (ex.: nomeação, promoção, transferência, reintegração, readmissão, aproveitamento ou reversão).
• Investidura – é o ingresso do agente no cargo/emprego.
Art. 37, II CF – “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”.
A investidura tem três momentos:
1. Nomeação: chamamento do agente, forma originária de provimento. 
2. Posse: momento em que o agente aceita as atribuições do seu cargo. É quando a investidura se concretiza, porque se estabelece uma relação bilateral. Art. 7º lei 8112: “A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.”.
3. Exercício: quando o agente entra em contato com sua tarefa.
Prazo entre os momentos:
 30 dias 15 dias
N P E
Se após a nomeação não realizar a posse não há efeito, pois não se estabelece uma relação. É uma nomeação sem efeito. Mas se após a posse não exercer haverá exoneração.
Cargo
Lei 8112/90 Art. 3º
Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
1. De Provimento Efetivo - A efetividade é característica do cargo, e não do agente. O provimento é feito por concurso. O cargo é permanente e independe do servidor.
2. De Provimento Comissionado - De livre nomeação e exoneração. Provimento não depende de concurso. É temporário.
3. De Provimento Vitalício - O vinculo com a administração só se extingue em caso de morte, processo judicial transitado em julgado e aposentadoria compulsória (aposentadoria obrigatória para quem tem mais de 70 anos).
Não existe cargo sem função, mas pode existir função sem cargo. Ex.: função de confiança.
Função de Confiança x Cargo de Confiança
Art. 37 V CF
1. Função de confiança: reservada apenas para servidores de cargo efetivo, concursados. Apenas para funções de chefia, direção e assessoramento.
2. Cargo de confiança ou cargo em comissão: podem ser ocupados por pessoas de fora da administração, mas um percentual mínimo será reservado para servidores de carreira. Apenas para funções de chefia, direção e assessoramento.
Formas de Provimento
Lei 8112/90 Art. 8º
I. Nomeação
É a forma de provimento originário em cargo efetivo ou comissionado, em que se forma a relação jurídica entre servidor e administração. É o primeiro vinculo do servidor, depois dela todas as outras formas são de provimento derivado. Único provimento em que há posse.
II. Promoção
Diz respeito aos cargos de carreira. É o progresso que o servidor pode fazer dentro de uma mesma carreira, muda seu posicionamento, mas não o seu cargo.
III e IV. Ascensão e Transferência 
Foram revogados. A ascensão se referia a uma mudança de cargo (ex.: uma pessoa entrar como faxineiro e se tornar diretor), o que não era admissível uma vez que a pessoa poderia passar em um concurso mais fácil e acabar chegando em um cargo que teria um concurso com grau de dificuldade muito maior. A transferência era usada como forma de punição. Ambos foram considerados inconstitucionais.
V. Readaptação
Art. 24 – “Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica”.
O servidor que sofrer alguma limitação física ou mental será recolocado em um cargo compatível com essa limitação e esse cargo, se possível, deve ter atribuições parecidas com seu cargo anterior. Se não houver cargo ele ficará como excedente. Se a adaptação não for possível e ele for incapaz, será aposentado.
VI. Reversão
Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:
1. Por invalidez - quando, julgada por junta médica, for declarado que o motivo da aposentadoria por invalidez não existe mais. Se não houver cargo fica como excedente.
2. No interesse da administração (voluntariamente pelo servidor) - desde que o servidor tenha solicitado a reversão, a aposentadoria seja voluntária, tenha sido estável quando na atividade, a aposentadoria não tenha acontecido há mais de cinco anos e que haja cargo vago.
Não pode haver reversão de aposentados com mais de 70 anos.
VII. Aproveitamento e Disponibilidade 
É o retorno do servidor que estava em disponibilidade (servidor estável, que teve o seu cargo extinto ou declarado desnecessário, permanecer sem trabalhar, com remuneração, até que seja aproveitado). O prazo para retornar é dado por analogia ao prazo de posse e exercício, 15 dias.
VIII. Reintegração
É o retorno do servidor estável, que foi demitido irregularmente, por decisão administrativa ou judicial. Ele voltará no mesmo cargo e terá direito a indenização.Há uma reinvestidura. 
Se o cargo estiver ocupado o atual ocupante será reconduzido, sem indenização, para seu antigo cargo, aproveitado ou posto em disponibilidade.
Obs.: Demissão ≠ Exoneração. Exoneração é o simples desligamento do servidor, enquanto demissão é uma forma de punição, uma pena.
IX. Recondução
Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, por inabilitação em estágio probatório de outro cargo (cada órgão disporá se é possível ou não) e por reintegração do ocupante anterior de seu atual cargo.
• Remoção
• Redistribuição 
Ambos não são formas de provimento, mas sim de deslocamento.
Vacância
Lei 8112/90 Art. 33
É a desocupação de um cargo, vagar o cargo. É o contrário do provimento.
I. Exoneração - desligamento do servidor, por qualquer motivo que não a demissão.
II. Demissão - forma de punição do servidor.
III. Promoção
IV e V. Revogados
VI. Readaptação
VII. Aposentadoria
VIII. Posse em outro cargo inacumulável
IX. Falecimento
Estabilidade x Efetividade
Estabilidade ≠ Efetividade.
A estabilidade é uma garantia constitucional de permanência do servidor no serviço público, e não no cargo.
A efetividade é uma garantia do cargo, e não do servidor, se referindo a sua forma de provimento (concurso).
• Requisitos para estabilidade
► Art. 41 CF: 03 anos de estágio probatório (o período da constituição entra em conflito com o art. 20 da lei 8112 que diz que o tempo seria de dois anos. Nesse caso prevalece a constituição).
Estágio probatório é o período de prova do servidor, que visa avaliar a sua aptidão para o cargo. Analisando assiduidade, disciplina, iniciativa, produtividade e responsabilidade. Caso o servidor não seja aprovado no estágio (art. 20 §2º) será exonerado, e no caso de já ser estável será reconduzido. Caso cometa falta grave, será demitido.
► Ser aprovado em concurso para cargo de provimento efetivo
► 03 anos de efetivo exercício
► Aprovação na avaliação de desempenho
Obs.: De acordo com a emenda constitucional 19 os empregados públicos de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista não têm estabilidade.
• Perda do cargo público
Art. 41 CF §1º
I. Sentença judicial transitada em julgado
II. Processo administrativo
III. Por avaliações periódicas de desempenho
Obs.: Art. 169 CF - pode haver perda do cargo em caso de corte de pessoal. O servidor terá indenização e o cargo será extinto, sendo vedada a criação de cargo, emprego ou função com atribuições semelhantes durante 04 anos.
Remuneração do Servidor
Art. 40 lei 8112 e Art. 37 X a XV CF
Há 03 regimes para pagamento do servidor:
1. Salário: 
É para empregados, pela CLT.
2. Vencimentos:
Vencimento: parte fixa ou padrão, o salário base
≠
Vencimentos: parte fixa + vantagens
Obs.: XIV. Veda que as vantagens incidam umas sobre as outras, elas incidem apenas sobre a parte fixa.
3. Subsidio:
Art. 39 §4º CF - Forma de prestação pecuniária paga em parcela única excluindo a possibilidade de o servidor perceber vantagens. Esse valor é a parcela remuneratória que não pode ser alterada, no entanto há a parcela indenizatória que é um reembolso (ex.: ajudas de custo, diárias, gasolina).

Outros materiais