Buscar

Simulado de Anatomia Palpatória

Prévia do material em texto

Simulado de anatomia Palpatoria
	1°)Articulação é o termo utilizado para designar a conexão existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos, quer sejam cartilagens, com o intuito de realizar a união entre os ossos e permitir o movimento entre eles. As articulações são classificadas em três tipos: fibrosas, cartilagíneas e sinoviais, de acordo com a natureza do elemento que se interpõe entre as peças que se articulam. Nas articulações fibrosas o elemento que se interpõe entre as peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso. A grande maioria localiza-se no crânio e sua mobilidade é extremamente reduzida. Os principais tipos de articulação fibrosa são:
		
	
	Suturas, fibrosas planas e gonfoses.
	 
	Suturas, sindesmoses e gonfoses.
	
	Suturas, sindesmoses e sincondroses.
	
	Sinoviais, sindesmoses e gonfoses.
	
	Suturas, sínfises e gonfoses.
	2°)Antônio, 74 anos chegou no setor de fisioterapia apresentando muita tensão no peitoral maior. Na avaliação foi verificado anteriorização da cabeça do úmero, alteração no ritmo escapulo-umeral e fraqueza dos músculos do manguito rotador. Marque a alternativa que corresponde a palpação do peitoral maior.
		
	 
	Paciente sentado ou em DD, com o braço flexionado a aproximadamente 90°. Fisioterapeuta de pé, de frente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de adução horizontal.
	
	Paciente em decúbito dorsal, braço em abdução, terapeuta em pé, de frente para o braço do paciente. O terapeuta posicionará as polpas dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior. Com a outra mão irá resistir a flexão e a adução horizontal do braço.
	
	Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisioterapeuta pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
	
	Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Fisioterapeuta em pé, de frente para o paciente. O terapeuta posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 3 a 5, no sentido das fibras do peitoral menor e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos.
	
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em DD. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do ângulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular.
	3°)O músculo _______________ é palpável na região antebraquial dorsal, com solicitação e resistência a flexão do cotovelo, com o antebraço em posição neutra. Complete a frase:
		
	
	Tríceps braquial
	
	Braquial.
	
	Bíceps braquial
	
	Deltoide
	 
	Braquiorradial
	4°)Em toda a superfície da pele existem receptores especializados para detectarem estímulos provenientes do meio externo, tais como, os quimiorreceptores, ligados ao olfato e paladar; os fotorreceptores, ligados à visão; as terminações livres; os termorreceptores, ligados à temperatura; e os mecanorreceptores, ligados ao tato e pressão. Na anatomia palpatória já que utilizamos a todo o momento o toque para reconhecer uma estrutura ou fazer uma avaliação, os mecanorreceptores são primordiais, e são encontrados na epiderme e derme. Dentro das características estudadas sobres os receptores de tato podemos afirmar:
		
	 
	Os Corpúsculos de Meissner, atravessam a lâmina basal e penetram entre as células epiteliais, são mediadoras das sensações de dor, frio e calor.
	
	Os Corpúsculos de Vater-Pacini, localizados em grande quantidade nas pontas dos dedos, são responsáveis pelo tato e sensíveis as vibrações.
	
	Os fusos neuromusculares, localizados em grande quantidade nas pontas dos dedos, são responsáveis pelo tato e sensíveis as vibrações.
	
	As terminações nervosas livres, localizadas em grande quantidade nas pontas dos dedos, são responsáveis pelo tato e sensíveis as vibrações.
	 
	Os Corpúsculos de Meissner, localizados em grande quantidade nas pontas dos dedos, são responsáveis pelo tato e sensíveis as vibrações.
	5°)Paciente sentado ou em pé, de frente para o terapeuta com o braço fletido e ligeiramente abduzido a aproximadamente 90 graus. O terapeuta requisita o movimento de adução horizontal e resiste a esse movimento procurando palpar, anteriormente, o músculo:
		
	 
	peitoral maior
	
	redondo maior
	
	trapézio superior
	
	serrátil anterior
	
	peitoral menor
	6°)O nervo ulnar pode ser palpado em locais relacionados a sua passagem, fazendo-se movimentos suaves de deslizamento para melhor evidenciar a palpação. Esta palpação deverá ser suave para não provocar dor. No punho ele pode ser identificado:
		
	 
	próximo ao osso pisiforme.
	
	ao nível da tabaqueira anatômica.
	
	ao nível do processo estiloide lateral.
	
	entre o extensor curto do polegar e abdutor longo do polegar.
	
	rebatendo o palmar longo, ao nível da prega de flexão do punho.
	7°)Tânia, 47 anos de idade, relata dor durante a elevação do braço. Quais estruturas podem estar envolvidas?
		
	 
	bursa subacromial e o tendão do m. supraespinhal
	 
	m. trapézio fibra superior e deltóide
	
	lig. esternoclavicular e tendão do m. infraespinhal
	
	art. acromioclaviular e m. grande dorsal
	
	m. bíceps braquial cabeça longa e curta
	8°)Paciente em pé com braços ao longo do corpo, fisioterapeuta localiza a espinha da escápula, palpa imediatamente abaixo dela e solicita para o paciente uma rotação lateral do ombro contra a resistência imposta na mão homolateral. Qual estrutura esta sendo palpada?
		
	
	Músculo subescapular
	
	Músculo Supraespinal
	 
	Músculo infraespinal
	
	Acrômio da Escápula
	
	Músculo redondo maior
	9°)O nervo ulnar é uma ramificação do plexo braquial, mais exatamente do fascículo medial. Ele pode ser palpado na região do cotovelo e no punho. Na região do punho, entre o _______________________________ e o ______________________ .
		
	 
	processo estilóide da ulna e o pisiforme.
	
	processo estilóide do rádio e o escafoide.
	 
	entre o rádio e a ulna.
	
	processo estilóide da ulna e o escafóide.
	
	processo estilóide do rádio e o pisiforme.
	10°)Os músculos da cintura escapular são responsáveis pelos movimentos realizados na escápula. Dentre esse grupo muscular, encontramos o músculo ________________ que possui origem nos processos espinhos de C7 a T5 e o músculo _________________ que possui origem nas 9 primeiras costelas, no qual ambos possuem inserção na borda medial da escápula. Com base na localização da musculatura responda:
		
	
	Redondo Menor e Redondo Maior
	
	Infraespinhal e Romboide
	
	Serrátil Anterior e Romboide
	
	Serrátil Anterior e Trapézio
	 
	Romboide e Serrátil anterior
	11°)Estes receptores constituem o grupo mais diversificado, encontrando receptores de audição e de equilíbrio do ouvido interno, os receptores do seio carotídeo, sensíveis às mudanças na pressão arterial (barorreceptores), os fusos neuromusculares e órgãos neurotendinosos, sensíveis ao estiramento de músculos e tendões, assim como os vários receptores cutâneos responsáveis pela sensibilidade de tato, pressão e vibração. O texto faz referência aos:
		
	 
	mecanorreceptores;
	
	termorreceptores;
	
	osmorreceptores;
	
	fotorreceptores;
	
	nociceptores;
	12°)A transmissão sináptica química pode ser dividida em duas etapas. Assinale a alternativa correta.
		
	
	etapa de transmissão e etapa do mensageiro
	 
	etapa de transmissão e etapa de ligação
	
	etapa de transmissão e etapa de junçãoetapa de transmissão e estapa de recepção
	
	etapa de transmissão e estapa de secreção
	13°)Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA CORRETA.
		
	
	Os três níveis de hierarquia motora são representados pelo tálamo, medula e cerebelo.
	
	Os movimentos reflexos envolvem estruturas corticais e precisam ser praticados, uma vez que são mais coordenados e complexos do que os movimentos funcionais.
	 
	O conhecimento detalhado do movimento funcional humano é a base para o diagnóstico, profilaxia e terapêutica das disfunções motoras.
	
	O controle do ajuste postural e da marcha funcional são da responsabilidade da medula espinhal.
	
	A percepção é representada pela atenção, motivação e aspectos emocionais que influenciam o movimento.
	14°)Terminações nervosas livres ativadas em situações em que há lesões de tecidos causando dor correspondem a quais receptores? Assinale a alternativa correta.
		
	
	mecanorreceptores;
	 
	nociceptores;
	
	termorreceptores;
	
	fotorreceptores;
	
	osmorreceptores;
	15°)Quanto às sinapses assinale a resposta correta. As sinapses dendrodendríticas são:
		
	
	Entre os axônios de dois neurônios
	
	Comunicação entre o axônio de um neurônio présiná-ptico com o dendrito do axônio de neurônio pós-sináptico.
	
	Entre corpos celulares de dois neurônios
	
	A membrana pós sináptica é o corpo celular
	 
	Entre dendrítos de dois neurônios
	16°)Todos os estímulos mecânicos de tração e pressão que ocorrem nas estruturas do sistema músculo esqueléticos podem atuar como estímulos modificando as características anatomo-histológicas tornando os tendões mais resistentes. Contudo, a falta de exercícios físicos pode diminuir a quantidade de tecido ósseo e da mobilidade articular. O excesso de carga pode desencadear fenômenos inflamatórios nas estruturas ligamentares e tendinosas, fenômenos degenerativos até mesmo fraturas por fadiga. Em relação às tendinites mais acometidas na articulação do joelho temos as tendinites da pata de ganso. Ao realizar uma digito pressão durante um exame físico, faz com que o paciente relate grande quadro álgico. O local a ser realizada a palpação dos músculos acometidos é:
		
	
	Inferiormente ao tendão patelar na tuberosidade da tíbia.
	
	Côndilo tibial medial posteriormente.
	
	Face lateral do joelho no ápice da cabeça da fíbula.
	
	No côndilo femoral medial
	 
	Medialmente a tuberosidade da tíbia, no côndilo tibial medial.
	17°)Você esta palpando o m. psoas maior. Qual movimento do você deve solicitar ao paciente para confirmar sua palpação?
		
	
	rotação interna de quadril
	
	todas as resposta anteriores
	
	extensão de quadril
	 
	flexão de quadril
	
	abdução de quadril
	18°)Paciente foi encaminhado para a fisiterapia com diagnóstico médico de ciatalgia. Na avaliação, o paciente relatou piora dos sintomas no momento em que o examinador realizou a palpação em um ponto médio entre a borda lateral do sacro e o trocânter maior. De acordo com a descrição anterior, qual foi o músculo palpado?
		
	 
	Piriforme
	 
	Glúteo médio posterior
	
	Músculo Bíceps
	
	Pectíneo
	
	Semitendinoso
	19°)Normalmente as mulheres nunca estão totalmente satisfeitas com seu próprio corpo, principalmente quando se fala do temido culote, aquela gordurinha indesejada. Culote se trata do acúmulo de gordura na cintura, quadril ou na lateral das coxas e surgem em função dos hormônios femininos ou características genéticas. Embora seja muito difícil eliminar o culote, existem maneiras simples de amenizá-lo. A alimentação deve ser balanceada, com pouca ingestão de gorduras, promovendo assim a perda de gordura no corpo, incluindo nos culotes. Os exercícios aeróbicos para eliminar culote são um ótimo aliado, tanto quanto caminhadas ou pedaladas no mínimo três vezes por semana. A drenagem linfática também se constitui num bom tratamento para reduzir medidas retirando-se o excesso de líquido intercelular acumulado nestas regiões. Nos membros inferiores, podemos afirmar que:
		
	
	Todas estão corretas.
	 
	Na cintura pélvica é possível palpar a crista ilíaca, tubérculo ilíaco, espinha ilíaca ântero-superior.
	
	Os linfonodos são encontrados na região cubital e inguinal.
	
	Na região lateral e proximal da coxa é possível palpar o epicôndilo e côndilo laterais do fêmur.
	
	O sistema linfático auxilia as artérias na condução de nutrientes e oxigênio para as células.
		
	20°)D. Carmem, 32 anos, é encaminhada para o ambulatório de Fisioterapia com quadro de tendinite patelar no joelho direito. O fisioterapeuta, ao avaliá-la, investiga por palpação músculos na região anterior da coxa:
		
	
	Músculos íleo-psoas, piriforme e vasto medial.
	
	Músculos glúteo máximo, piriforme e reto femural.
	
	Músculos reto da coxa, piriforme e vasto lateral.
	 
	Músculos reto da coxa, vasto medial e vasto lateral.
	
	Músculos vasto medial, vasto lateral e tibial anterior.
	21°)A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, pois é a articulação que permite o maior grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula, a clavícula e o úmero. Ao palpar as estruturas ósseas na cintura escapular, no sentido de proximal para distal, pode-se localizar:
		
	
	Processo coracóide, tubérculo menor do úmero, tubérculo maior do úmero e borda medial da clavícula.
	
	Borda medial da clavícula, tubérculo menor do úmero, tubérculo maior do úmero e processo coracóide.
	
	Tubérculo menor do úmero, tubérculo maior do úmero, borda medial da clavícula e processo coracóide.
	 
	Borda medial da clavícula, processo coracóide, tubérculo menor do úmero e tubérculo maior do úmero.
	
	Borda medial da clavícula, tubérculo menor do úmero, processo coracóide e tubérculo maior do úmero.
	22°)O tendão do músculo peitoral menor pode ser palpado na região __________________________, solicitando a ação de ____________________ .
		
	
	da borda medial da clavícula......abdução do ombro
	
	do processo coracóide.....elevação do ombro
	
	do processo coracóide.....abdução do ombro
	 
	do processo coracóide.....depressão do ombro
	
	da borda medial da clavícula......adução do ombro
	23°)Um dos acidentes ósseos pertencentes à escápula que pode ser palpado anteriormente é o processo coracóide. Nele, inserem-se três importantes músculos para a cintura escapular e o membro superior. São eles:
		
	
	Peitoral Maior, Peitoral Menor e Grande dorsal
	 
	Bíceps Braquial, Córaco-braquial e Peitoral Menor
	
	Braquial, Córaco-braquial e Tríceps braquial
	
	Braquial, Bíceps braquial e Córaco-braquial
	
	Peitoral Maior, Grande dorsal e Córaco-braquial
	24°)Para nos auxiliar na palpação de um músculo, devemos solicitar um movimento do tipo_______________ para melhor sensibilidade e identificação da estrutura.
		
	
	Isométrico concêntrico
	
	Isocinético
	 
	isométrico
	
	passivo
	
	isotônico concêntrico
	25°)Para realizarmos a palpação do músculo glúteo máximo, qual movimento deve ser solicitado ao paciente para confirmar sua palpação?
		
	
	Flexão de quadril
	
	Rotação externa do joelho
	
	Abdução do quadril
	
	Flexão de joelho
	 
	Extensão de quadril
	26°)A escápula é um osso plano, posicionada sobre o gradil costal e sobre quais costelas?
		
	
	Não se articula com as costelas
	
	Entre a quarta e nona costelas
	
	Entre a segunda e a sétima costelas
	
	Sobre todas as costelas
	
	Entre a primeira e décima costelas
	27°)A bursite subdeltóidea aguda é a causa mais freqüente da limitação da mobilidade articular do ombro. Assinale a alternativa correta que descreve a técnica de palpação da Bursa subdeltóideana.Examinador com uma mão sobre a cabeça do úmero desliza seu dedo transversalmente ao tubérculo maior, no sentido medial, através do deltoide anterior.
	
	Examinador com uma mão sobre o acrômio desliza na direção da cabeça do úmero imediatamente no sentido lateral, através do deltoide.
	
	Examinador com uma mão sobre o processo coracóide desliza na direção da cabeça do úmero imediatamente no sentido lateral através do deltoide anterior.
	
	Examinador com uma mão sobre a cabeça do úmero desliza seu dedo transversalmente ao tubérculo maior, no sentido lateral, através do deltoide
	
	Examinador com uma mão sobre o acrômio desliza na direção da cabeça do úmero imediatamente no sentido posterior, através do deltoide.
	28°)O músculo ___________________ se origina na fossa subescapular, e se insere no tubérculo menor do úmero. É responsável principalmente pelo movimento de _______________________ de ombro. Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco.
		
	
	Redondo maior / adução
	
	Subescapular / Abdução 
	
	Subescapular / rotação interna
	
	Redondo menor / rotação externa
	
	Infra-espinhal / rotação interna
	29°)O fisioterapeuta em sua avaliação resolve palpar estruturas no úmero do paciente. Pode-se afirmar que ele conseguirá palpar: 
		
	
	Tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial, epicôndilo lateral e olécrano. 
	
	Tubérculo maior, tubérculo menor, epicôndilo medial e epicôndilo lateral. 
	
	Colo anatômico, tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial e epicôndilo lateral. 
	
	Ângulo inferior, tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial e epicôndilo lateral. 
	
	Tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial, epicôndilo lateral e fossa coronóidea. 
	30°)A palpação dos músculos romboides maior e menor pode ser feita entre ___________________________________, solicitando a ação de __________________________.
		
	
	as costelas..... inspiração.
	
	as margens laterias das escápulas.....abdução das escápulas.
	
	as margens mediais das escápulas.....adução das escápulas.
	
	a margem lateral da escápula e as costelas ....... extensão de ombro.
	
	as margens mediais das escápulas.....abdução das escápulas.

Continue navegando