Buscar

Questões sobre a ONU e Relações Internacionais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403074347)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os princípios abaixo pertencem a um órgão de atuação internacional criado no pós Segunda Guerra Mundial. Que órgão é esse?
I) Manter a paz e a segurança internacionais e, para esse fim, tornar, coletivamente, medidas efetivas para evitar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão ou contra qualquer ruptura da paz.
II) Desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos.
III) Ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns.
		
	
	Conferência de Bretton Woods
	 
	ONU
	
	OTAN
	
	Pacto de Varsóvia
	
	Consenso de Washington
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403293192)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	
"GENEBRA - Em uma comunicação sigilosa, a Organização das Nações Unidas (ONU) cobrou explicações do Brasil por causa do "uso excessivo de força policial", afirmou estar "profundamente preocupada" e denunciou supostas violações de direitos humanos por parte das autoridades para conter as manifestações ainda em meados de 2013. Mas até o dia 1º de fevereiro deste ano, a queixa da ONU sequer foi respondida oficialmente pelo governo brasileiro". (Jornal Estado de São Paulo, 25/02/14)
Não é incomum vermos a ONU apresentar este tipo de "intervenção" na política interna dos países, embora esta atitude seja questionada por muitos estudiosos de Relações Internacionais. Além disso, sabemos que o objetivo específico de sua criação (1945) não previa este tipo de atitude; ao menos não de forma tão enfática.
Acerca destes objetivos de sua criação, podemos afirmar:
I   -  O foco de sua atuação, a partir da publicação da Carta das Nações Unidas, deveria ser a manutenção da paz e o desenvolvimento dos países.
II  -  Sua responsabilidade em manuitenção da paz no mundo está intimamente ligada às consequências da Primeira Guerra Mundial.
III -  A ONU não foi pensada como uma instituição de poder internacional, tendo como objetivo evitar conflito entre as nações.
 
		
	
	Somente III é verdadeira.
	 
	Somente I é verdadeira.
	
	Somente II é falsa.
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	Todas são falsas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403074080)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Conferência que ocorreu em fevereiro de 1945 na Criméia, onde se reuniram os líderes Roosevelt, Churchill e Stálin para decidirem o fim da Segunda Guerra e a repartição das zonas de influência na Alemanha, os líderes assinaram acordos para por um rápido fim à guerra. Essa conferência ficou conhecida pelo nome de:
		
	
	Conferência de Berlim
	
	Conferência de Bretton Woods
	 
	Conferência de Potsdam
	 
	Conferência de Yalta
	
	Conferência da Criméia
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403073807)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O mundo após a Segunda Guerra cristalizou algumas tendências que já haviam se manifestado no período entre guerras. Entre estas podemos afirmar que:
		
	
	O conflito armado entre países da América do sul tendo como resultado milhares de vítimas
	
	O crescimento econômico da maioria dos países mundiais, principalmente as nações africanas por conta da descolonização afro-asiática
	 
	As perdas materiais, e as dificuldades econômicas para sua reconstrução levaram os países europeus à decadência como potências mundiais. 
	 
	O fortalecimento dos estados árabes devido a disputa entre socialismo e comunismo
	
	A virada para a política econômica baseada nos princípios de Keynes, que adotava a intervenção estatal na economia.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403074865)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra,que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla".
Fonte: http://www.onu-brasil.org.br/documentos_carta.php
Os principais artigos da Carta da ONU defendiam:
		
	
	Os direitos do Homem à vida.
	
	a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.
	 
	A paz mundial, os Direitos do Homem, a Igualdade de direitos para todos os povos e a melhoria do nível de vida em todo o mundo.
	
	A paz mundial, a liberdade e igualdade entre os gêneros.
	
	O progresso social.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403074911)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com o fim da II Guerra, a Grã-Bretanha perdeu o status de principal potência mundial e não conseguiu zelar mais pelo equilíbrio europeu. Com o fim da Pax Britânica:
		
	
	Japão e Estados Unidos assumiram a liderança mundial.
	
	URSS e China assumiram a liderança mundial.
	
	Alemanha e Japão assumiram a liderança mundial.
	 
	Estados Unidos e URSS assumiram a liderança mundial.
	
	China e Alemanha assumiram a liderança mundial.
	 1a Questão (Ref.: 201403074079)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Após o término da Segunda Guerra Mundial, o mundo passou por inúmeras transformações que se tornaram significativas para pensarmos as sociedades que se constituem a partir desse período e suas aspirações nesse universo. A participação das colônias foi fundamental para garantir a vitória no conflito.
Sobre a participação das colônias na Segunda Guerra Mundial e suas consequências, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	As guerras exigiram a participação das colônias e o alistamento das populações colonizadas nos exércitos que lutavam na Europa, no norte da África e na Ásia.
	
	O desenrolar da Segunda Guerra Mundial acabou por revelar às colônias as possibilidades concretas de rompimento dos laços de dependência, principalmente após o enfraquecimento das metrópoles diante do conflito aparecer de forma clara.
	 
	A Segunda Guerra provocou de fato uma ruptura nos elos coloniais pois as potências coloniais saíram fortalecidas do conflito mas perceberam o poder das colônias diante de sua intensa participação na luta contra o fascismo e, assim, compreenderam que as colônias tinham autonomia para administrarem sozinhas seus países.
	
	Para a imagem das metrópoles diante de suas colônias, houve uma intensa degradação moral diante da vitória temporárias dos alemães e japoneses.
	 
	A participação de soldados indianos e africanos na Segunda Guerra permitiu que eles pudessem comparar suas condições de vida medíocres com as das populações dos países europeus, o que aumentou-lhes o desejo de liquidar com a exploração econômica e conquistar sua liberdade.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403074914)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba  (0)
	
	"O fato básico e crucial, que nunca é demais repetir, é que o sistema da Guerra Fria é altamente funcional para as superpotências, e é por isso que ele persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação no caso de uma falha ocidental".
(CHOMSKY, Noam. Armas Estratégicas, Guerra Fria e Terceiro Mundo.In: THOMPSON, E, et.Al. EXTERMINISMO E GUERRA FRIA. SP: Brasiliense,1985.p.190).
A Guerra Fria ficou marcada pelas alianças militares. Os europeus ocidentais solicitaram ao governonorte-americano a organização de um tratado de defesa militar mútua. Os soviéticos, em reação à organização também organizaram um sistema de defesa entre os países socialistas. As organizações militares são:
		
	
	A doutrina Truman e o Pacto de Varsóvia (1955)
	
	A RFA e o Pacto de Varsóvia (1955)
	
	A OTAN (1949) e a Glasnost (1985)
	 
	A OTAN (1949) e o Pacto de Varsóvia (1955)
	
	A OTAN (1949) e a Perestróika (1985)
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403074025)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Até o ano de 1956 poucos países africanos e asiáticos eram independentes, porém, em um curto espaço de tempo cerca de 29 países se emanciparam. Assinale a alternativa correta em relação ao contexto das lutas de emancipação.
		
	 
	Era o período de decadência européia causada pela Segunda Guerra Mundial, assim, as potências EUA e URSS puderam investir nessas emancipações garantido áreas de interesse capitalistas e socialistas, respectivamente.
	
	Durante o processo de independência, as etnias e credos religiosos não tiveram papeis significativos.
	
	Todas as independências africanas tiveram como base política o regime democrático, defendido pelos Estados Unidos.
	 
	As colônias européias da Ásia e África conseguiram suas independências como parte dos acordos de paz da Segunda Guerra.
	
	De forma geral, o processo de descolonização das possessões portuguesas ocorreu de forma pacífica, permitindo uma transição que assegurou a estabilidade política dos novos países.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403304319)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Segundo José Sombra Saraiva: "O curso das duas décadas que vinculam o ano de 1947 ao de 1968, no âmbito das relações internacionais, foi ditado pela supremacia de dois gigantes sobre o mundo. Os estados Unidos e a União Soviética assenhoraram-se dos espaços e criaram um condomínio de poder que só foi abalado no final da década de 1960 e início da de 1970."( SARAIVA, 2008. p. 197). Qual período da História Contemporânea o autor está analisando?
		
	
	Guerra do Vietnã.
	
	Segunda Guerra Mundial;
	 
	Guerra Fria;
	
	Revolução Russa;
	
	Quebra da Bolsa de Nova York;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403073935)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba  (0)
	
	Dois organismos criados no pós II Guerra, a OTAN (Organização do tratado do Atlântico Norte) e o Pacto de Varsóvia eram respectivamente:
		
	
	Aliança dos países do sul que se envolveram no movimento dos não alinhados e doutrina America para garantir a hegemonia econômica no globo
	
	Aliança econômica liderada pela URSS e Pacto Militar liderado pela URSS
	 
	Uma aliança militar dos países ligados ao capitalismo e aliança militar que incluía os países  socialistas
	
	Aliança militar liderado pelos EUA e Aliança econômica liderado pela UIRSS
	
	 Acordo firmado entre os países africanos e aliança política dos países socialistas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403627666)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	(Superpro) Soberania pode ser entendida como:
I. o conceito político-jurídico que indica o poder de mando de última instância, em uma sociedade política.
II. o termo que aparece, na sua significação moderna, juntamente com o Estado, indicando, em sua plenitude, o poder estatal.
III. a indicação da autoridade para fazer e alterar a lei, de acordo com as normas de um sistema jurídico, isto é, fonte do exercício do poder legal e político.
IV. a condição do Estado Moderno que não é politicamente independente. Os cidadãos desse Estado têm a autoridade e o poder supremo, não derivados das normas de um sistema jurídico, para o exercício da cidadania.
Selecione a alternativa correta.
		
	
	I e IV estão corretas.
	
	II, III e IV estão corretas.
	
	I, II, III e IV estão corretas.
	
	III e IV estão corretas.
	 
	I, II e III estão corretas.
	1a Questão (Ref.: 201403074903)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Pouco antes do fim da II Guerra (1945) acirrou-se a disputa entre os comunistas e o Kuomitang pela libertação das áreas abandonadas pelos japoneses. A China então foi dividida em:
		
	 
	China Vermelha (nas áreas libertadas pelo IV e VIII Exército sob controle do PCCh) e da China Livre (áreas que foram libertadas e controladas pelo Exército do Kuomitang).
	
	China revolucionária (do partido comunista) e China livre (do partido capitalista).
	
	China vermelha (cor do comunismo) e China azul ( cor do uniforme do exército do Kuomitang).
	 
	China Socialista e China capitalista.
	
	China dos comunas (dos pobres e comunistas) e China do Kuomitang (do exército e dos homens livres).
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403074394)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Revolução Cubana, ocorrida em 1959, implantou a partir de 1961 o regime socialista na Ilha. Sobre a presença desse tipo de regime no Continente Americano, é correto afirmar que:
		
	
	Significou um exemplo seguido por outros países do Continente Americano.
	
	Obteve apoio financeiro para sua manutenção por parte dos países da América Latina.
	
	Foi desestimulado por parte da URSS por não ter nenhum tipo de associação com o regime soviético.
	 
	Dentro do contexto da Guerra Fria, representou uma ameaça á manutenção da hegemonia dos Estados Unidos no Continente Americano.
	
	Obteve amplo e irrestrito apoio por parte da ONU ao longo de toda a sua existência.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403074035)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Identifique a alternativa que corresponde à proposta soviética para a China frente a possibilidade de um governo comunista no país.
		
	
	A URSS deu apoio à Revolução desde o início e continuou apoiando a China, embora não acreditasse que o Comunismo fosse durar muito tempo naquele país.
	
	A URSS negou apoio à China e não se comprometeu em apoiá-la no futuro.
	 
	A URSS deu apoio total à China, pois tratava-se de um país estratégico, devido suas proporções territoriais e populacionais, para o sucesso do socialismo no mundo.
	 
	A URSS não acreditava no sucesso da Revolução Chinesa, por isso defendia que o PCC deveria se unir ao KMT e promover mudanças lentas até chegar ao comunismo.
	
	A URSS não apoiou e nem reconheceu a Revolução Chinesa.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403074904)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Na primavera de 1949, após vinte e dois anos de luta nos campos, os comunistas voltam às cidades. Os seus exércitos camponeses, desfilando de madrugada diante das luxuosas boutiques de Nanquim Road eram autênticos 'marcianos em Xangai(...)' Mao Tse Tung, no dia 1o de Outubro de 1949, proclama a instauração da República Popular da China (...)"
(Chesneaux, sd.p.168-69)
Este episódio colocou:
		
	
	A China em posição estratégica diante da URSS e dos Estados Unidos.
	
	Os revolucionários marxistas ortodoxos no poder.
	
	A revolução nas mãos do exército Kuomitang.
	 
	Os camponeses na base do processo revolucionário.
	 
	Mao Tse Tung à frente dos camponeses e do Kuomitang.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403627692)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(Superpro) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
		
	 
	a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
	
	a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense
	
	a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
	
	a Revolução dos Cravos em Portugal e a RevoluçãoMoçambicana
	 
	a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403074078)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Acontecimento ocorrido na América que fez as tensões entre as potências da Guerra Fria se tornarem mais hostis, a partir desse momento o mundo passou a temer uma guerra nuclear. Esse evento ficou conhecido na história como:
		
	
	A Nova Fronteira
	 
	Crise dos Mísseis
	 
	Crise do capitalismo
	
	Desembarque da Baía dos Porcos
	
	Macartismo
	 1a Questão (Ref.: 201403674740)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, deflagra uma grave crise político-institucional onde uma parte da alta oficialidade das Forças Armadas (considerados militares de direita) era contrária à posse do vice-presidente eleito João Goulart. Assinale, abaixo, a opção que melhor explica as razões para essa oposição militar à posse do vice-presidente da República, João Goulart.
		
	
	Uma parte da oficialidade das Forças Armadas não queriam que João Goulart assumisse porque entendiam que Leonel Brizola tinha mais condições para ficar à frente do governo naquele momento.
	
	João Goulart não representava os interesses dos trabalhadores e uma parte da oficialidade das Forças armadas temia que, por essa razão, seu governo fosse um governo de confronto com sindicados de trabalhadores, o que seria prejudicial para o país naquele momento.
	
	João Goulart era considerado um político de elite e, por isso, grande parte da oficialidade das Forças Armadas não o aceitava pois queriam um presidente mais próximo dos problemas da população
	 
	Os militares de direita não queriam a posse do vice-presidente João Goulart pela identificação do mesmo com o trabalhismo de Getúlio Vargas.
	
	Uma parte da alta oficialidade das Forças Armadas não queria a posse de João Goulart por estar ao lado de grande parte da população brasileira que queria a volta de Jânio Quadros e não aceitava João Goulart na presidência da República.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403304322)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A luta constante pela manutenção da hegemonia capitalista e socialista fez com que Estados Unidos e União Soviética criassem formas de exportar e manter seus modelos políticos e econômicos, utilizando planos de ajuda, quais foram eles?
		
	
	OTAN e Wellfare State.
	
	Pacto de Varsóvia e Wellfare State;
	
	Pacto Colonial e Plano Marshall;
	
	OTAN e Pacto Colonial;
	 
	Plano Marshall e COMECON;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403287818)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como foi visto em aula, "Os Estados Unidos, desde 1823, com a doutrina Monroe defendiam a "América para os americanos", porém, com a Guerra Fria, tiveram que ampliar esse conceito". Selecione, entre as opções abaixo, aquela que explica a ampliação do confeito da doutrina Monroe:
		
	
	Devido à forte influência que a Revolução Cubana exercia sobre os países latino-americanos, os norte-americanos temiam que tal influência chegasse aos EUA fazendo com que a população negasse apoio à Guerra do Vietnã.
	 
	Os Estados Unidos ampliaram esse conceito e passam a intervir e depor governos de países americanos com tendências socialistas depois da Revolução Cubana, porque queriam afastar a disseminação do Socialismo pelas Américas.
	
	Devido às repercussões negativas da Guerra do Vietnã, os Estados Unidos queriam manter sua influência sobre os países latino-americanos para garantir as exportações de matérias-primas desses países que eram utilizadas em seu esforço de guerra.
	
	Havia um medo muito grande por parte dos Estados Unidos do governo socialista de Salvador Allende pela influência que ele poderia exercer sobre o Brasil e, se o Brasil se tornasse socialista, toda a América Latina se tornaria socialista também.
	 
	Os Estados Unidos ampliam sua influência porque estavam preocupados com a possibilidade de perder sua hegemonia comercial e econômica sobre os países latino-americanos, até então dependentes economicamente dos EUA.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403674682)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A luta constante travada por URSS e EUA pela hegemonia do poder mundial fez com que fossem criadas diversas formas para influenciar e controlar política e economicamente suas respectivas regiões de influência. A partir da década de 1960, foi intensificado esse controle e influência dos EUA sobre a América Latina devido a um acontecimento marcante na região, ocorrido em 1959. Assinale, abaixo, qual foi esse acontecimento.
		
	
	A intensificação do movimento peronista, na Argentina.
	
	A eleição de Salvador Allende, no Chile.
	 
	O surgimento de protestos contra a Guerra do Vietnã em vários países da América Latina.
	
	A chegada ao poder de João Goulart, no Brasil.
	 
	A vitória da Revolução Cubana, de Fidel Castro.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403674709)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em que consistiu a chamada "Crise dos Mísseis Cubanos"? Assinale a opção que melhor explica o que foi essa crise.
		
	
	Foi a crise política deflagrada, envolvendo EUA de um lado, e URSS e Cuba, de outro, em virtude da tentativa dos EUA invadirem Cuba, na chamada Baía dos Porcos.
	
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo EUA e URSS devido ao fato de que a URSS armou as forças militares componentes do Pacto de Varsóvia com mísseis nucleares, com o que os EUA não concordaram.
	 
	Foi uma crise política e diplomática iniciada pela instalação de mísseis nucleares em Cuba, pela URSS, em represália pela presença de mísseis nucleares instalados na Turquia, pelos EUA.
	 
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo EUA e URSS devido a submarinos nucleares soviéticos armados com mísseis terem se aproximado demasiadamente perto dos EUA.
	
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo Cuba, URSS e EUA, iniciada pela queda de um avião espião norte-americano armado com mísseis sobre solo cubano.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403674695)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em que consistiu a chamada "coexistência pacífica"? Assinale a opção que melhor define esse período da História recente do mundo contemporâneo.
		
	
	Um acordo celebrado entre EUA e URSS pelo qual os dois países se comprometiam a se ajudar mutuamente no caso de um ataque da China que, rompida com a URSS, ameaçava a paz mundial.
	 
	Um acordo que levou ao estabelecimento de um diálogo entre URSS e EUA durante a década de 1970, diante da grande ameaça de um confronto nuclear entre as duas potências que poderia levar à destruição mundial.
	
	Um acordo assinado entre URSS e EUA pelo qual os dois países concordaram em desativar todas as suas ogivas nucleares, dando início a um período de paz nas Relações Internacionais.
	
	Um acordo pelo qual os EUA se comprometiam a não invadir Cuba e a URSS se comprometia a não usar Cuba para "exportar" a idéia da revolução socialista para a América Latina.
	
	Um acordo assinado entre a URSS e os EUA pelo qual cada um deles se comprometia a cuidar de suas áreas de influência sem qualquer intromissão na área de influência do outro.
	 1a Questão (Ref.: 201403322893)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As décadas de 1960-1970 foram marcados por diversos movimentos de contestação cultural. Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta dois exemplos desses movimentos.
		
	
	Revolução Francesa e Revolução Russa.
	
	Revolução Russa e Movimento Jacobino.
	
	Movimento Jacobino e Movimento Bolchevique.
	 
	Movimento Hippie eMovimento Negro.
	
	Revolução Francesa e Movimento Jacobino.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403074083)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre o Maio de 1968, é incorreto afirmar que:
		
	
	O ano de 1968 é considerado um marco da grande recusa à tudo, com uma exigência de transformação de valores.
	 
	Dentro do movimento, a sociedade intelectual não toma partido algum, ficando apenas no campo da observação.
	
	A rebelião estudantil toma a forma de uma renovação cultural.
	
	Havia um desejo revolucionário e uma ânsia de libertação pessoal e individual das estruturas do sistema.
	 
	Houve simultaneidade do movimento em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil e nos EUA.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403074209)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A cultura brasileira apresentou indícios de modificação a partir das décadas de 1950 e 1960, principalmente no campo do cinema. Assim, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que NÃO condiz com esse momento da história do Brasil.
		
	
	Os cineastas tinham legitimidade intelectual e através de suas produções, intentavam alcançar mudanças através de sua produção cultural.
	
	Na passagem dos anos 1950/60, encontramos os primeiros sinais do Cinema Novo brasileiro.
	
	O cinema novo seria a superação da ideia de alienação e dependência pela qual passava a sociedade brasileira.
	
	Temos nesse período uma revolução no cinema brasileiro, com a ideia de produzirem filmes que retratassem a realidade do país.
	 
	No início dos anos 1950, surge a Companhia Vera Cruz, com o desafio de adequar as produções internacionais ao mercado brasileiro.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403073932)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Durante a década de 60, jovens ao redor do mundo iniciaram  uma série de movimentos de contestação que colocavam em questão os valores da sociedade burguesa. Um destes movimentos ficou conhecido como hippie Este movimento iniciado nos EUA, teve como principais motivações:
		
	
	O questionamento das reformas educacionais e a reação à orientação ideológica assumida pelo governo americano
	 
	Era um movimento sem identidade política que se utilizavam daquele momento para a prática do amor livre
	 
	A crítica aos padrões comportamentais ditados pela sociedade de consumo burguesa e a recusa à convocação para lutar na guerra do Vietnã
	
	Movimento que surgiu nos EUA para barrar as intervenções militares realizadas na América Latina
	
	O repúdio as teses fascistas que eram difundidas nos EUA por aqueles que almejavam um estado militarizado
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403074082)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre os anos 1960 no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	O período da década de 1960 é marcado por mudanças e contestações da ordem.
	 
	Esquerdas ficam cada vez menos atuantes, estando relegadas ao ostracismo.
	 
	O debate sobre a Reforma Agrária ganha espaço e a atuação da UNE discutia questões de relevância nacional.
	
	No âmbito da educação, Paulo Freire ganhou destaque com a tomada da consciência da situação social vivida pelos analfabetos e marginalizados.
	
	Pensava-se na construção de uma cultura nacional, popular e democrática.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403669288)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre os movimentos culturais e artísticos brasileiros das décadas de 1960 e 70, julgue as afirmativas abaixo: I. No ano de 1967, o movimento Tropicalista revolucionou a MPB ao romper com o tradicionalismo reinante na música popular brasileira, incorporando às composições elementos da cultura jovem mundial como o rock, a psicodelia e a guitarra. II. O Cinema Novo trouxe às telas do cinema a realidade social brasileira. Além disso, em plena ditadura militar, colocou-se na ordem do dia questões de ordem política e social. III. O Cinema Marginal foi um desdobramento do Cinema Novo, embora fizesse críticas a esse movimento. O marco fundador foi o filme Bandido da Luz Vermelha, de 1968. Está(ão) correta(s):
		
	
	As alternativas I e II.
	
	Somente a alternativa I.
	 
	As alternativas I, II e III.
	 
	As alternativas I e III.
	
	As alernativas II e III.
	 1a Questão (Ref.: 201403074865)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra,que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla".
Fonte: http://www.onu-brasil.org.br/documentos_carta.php
Os principais artigos da Carta da ONU defendiam:
		
	
	a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.
	
	O progresso social.
	
	A paz mundial, a liberdade e igualdade entre os gêneros.
	 
	A paz mundial, os Direitos do Homem, a Igualdade de direitos para todos os povos e a melhoria do nível de vida em todo o mundo.
	
	Os direitos do Homem à vida.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403303443)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	São características da geopolítica mundial no pós II Guerra, EXCETO:
		
	 
	A colonização da África.
	 
	A divisão da Alemanha.
	
	A criação do Estado de Israel.
	
	A criação de alianças internacionais.
	
	A bipolarização do mundo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403323506)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	¿A guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida¿.
A afirmação de Thomas Hobbes (1588 ¿ 1679) se encaixa bem ao período conhecido como Guerra Fria, fenômeno pós Segunda Guerra Mundial, que durou cerca de 45 anos. No Brasil, um dos principais efeitos desta conjuntura internacional foi:
		
	
	A adesão ao bloco liderado pelos EUA, apesar da permanência das relações diplomáticas com a URSS.
	
	A adesão ao bloco liderado pela URSS, comandada pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo em vista o apoio aos direitos trabalhistas no Brasil.
	
	A formação de um bloco independente à União Soviética (URSS) e aos Estados Unidos (EUA), liderado pelo Brasil na América do Sul.
	 
	O apoio aos EUA em troca do abrandamento da dívida externa naquele momento.
	 
	A extinção legal do Partido Comunista Brasileiro pelo governo Dutra (1946 ¿ 1951).
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403074860)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Conferência de Potsdam realizada em julho de 1945 que reuniu EUA, Grã-Bretanha e URSS:
		
	 
	decidiu o futuro do território da Alemanha, após sua rendição.
	
	decidiu pelo fim da fabricação de armas na Alemanha.
	
	a decidiu pela reconstrução dos territórios europeus afetados pela guerra.
	
	decidiu pelo bloqueio econômico dos países capitalistas à Alemanha
	 
	decidiu pelos acordos de paz entre a os países envolvidos na guerra e a Alemanha.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403287497)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Após o final da Segunda Guerra Mundial, os principais líderes mundiaisse empenharam na criação de um fórum de discussão internacional visando fortalecer as vias diplomáticas de resolução de conflitos. Esse esforço foi fundamental para a fundação da (o):
		
	
	Liga das Nações.
	 
	Organização das Nações Unidas.
	
	Terceira Internacional Comunista.
	
	Fundo Monetário Internacional.
	
	Cortina de Ferro.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403287780)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As conferências de Yalta e Potsdam tiveram uma grande importância no mundo que surgiu no pós-guerra. Assinale, abaixo, a opção que melhor descreve o que foram essas duas conferências:
		
	
	As conferências de Yalta e Potsdam reuniram os líderes dos EUA, Inglaterra e URSS para firmar o Pacto de Varsóvia.
	
	Foram realizadas para discutir a reconstrução econômica da Europa ocidental, destruída durante a II Guerra.
	 
	Reuniões entre os líderes dos EUA, Inglaterra e URSS com a finalidade de discutir e traçar o reordenamento geopolítico mundial depois de terminada a II Guerra, e que resultou da divisão da hegemonia mundial entre EUA e URSS.
	 
	As conferências de Yalta e Potsdam reuniram os líderes dos EUA, Inglaterra e URSS para firmar a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
	
	Essas conferências foram realizadas para discutir os termos para dar um fim à Guerra da Coréia.
	 1a Questão (Ref.: 201403074915)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba  (0)
	
	Em 1947, os Estados Unidos contribuíram para o processo de reconstrução econômica da Europa, oferecendo ajuda financeira inclusive aos países sob regime soviético. A União Soviética, por sua vez, preocupada em manter sua zona de influência na Europa Ocidental criou um novo bloco econômico de apoio apenas aos países socialistas. Os dois planos econômicos citados acima foram:
		
	
	O Plano Marshall (1947) e o CEE (1957)
	
	GATT-47 e a Perestróika (1985)
	
	O Plano Marshall (1947) e a Perestróika (1985)
	
	O GATT-47 e o COMECON (1949)
	 
	O Plano Marshall (1947) e o COMECON (1949)
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403311926)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba  (0)
	
	O Plano Marshall, organizado pelos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, visava a:
		
	
	impedir o desenvolvimento econômico dos países dominados pela União Soviética.
	
	organizar os exércitos aliados durante a Guerra Fria.
	
	estabelecer bases militares nos países da Europa que não pertenciam ao bloco soviético.
	 
	recuperar economicamente os países devastados pela guerra.
	
	proceder ao desarmamento dos países beligerantes, especialmente o Japão.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403074913)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba  (0)
	
	O Plano Marshall (1947) foi caracterizado por:
		
	
	Um programa estratégico-militar de defesa.
	 
	Um programa econômico norte-americano de reconstrução européia.
	
	Um programa econômico de controle da inflação norte-americana no pós-guerra.
	
	Um programa político que convocou novas eleições na Europa pós-Guerra.
	
	Um programa econômico de controle dos salários e de especulação imobiliária.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403074025)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Até o ano de 1956 poucos países africanos e asiáticos eram independentes, porém, em um curto espaço de tempo cerca de 29 países se emanciparam. Assinale a alternativa correta em relação ao contexto das lutas de emancipação.
		
	
	Durante o processo de independência, as etnias e credos religiosos não tiveram papeis significativos.
	 
	As colônias européias da Ásia e África conseguiram suas independências como parte dos acordos de paz da Segunda Guerra.
	 
	Era o período de decadência européia causada pela Segunda Guerra Mundial, assim, as potências EUA e URSS puderam investir nessas emancipações garantido áreas de interesse capitalistas e socialistas, respectivamente.
	
	Todas as independências africanas tiveram como base política o regime democrático, defendido pelos Estados Unidos.
	
	De forma geral, o processo de descolonização das possessões portuguesas ocorreu de forma pacífica, permitindo uma transição que assegurou a estabilidade política dos novos países.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403074100)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A desobediência civil representa a desobediência dos cidadãos, em sua sociedade, às leis que os ofendem ou os agridem. Os seguidores da desobediência civil repudiam a violência e a injustiça, isto é, diante de uma lei injusta, considerada um ato de agressão, eles agem de forma não violenta, desobedecendo às leis que os humilham, que são injustas, que discriminam raça, religião, cultura, sexo, dentre os outros elementos. A prática da desobediência civil foi iniciada em 1920 por Mahatma Gandhi e fundamental para a independência de qual país?
		
	
	Palestina
	
	Indochina
	
	Egito
	 
	Inglaterra
	 
	Índia
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403073811)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	 O período conhecido por "Guerra Fria" pode ser definido como o momento histórico em que houve:
		
	
	Disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão. 
	 
	Constante ameaça de confronto entre as duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.
	
	Domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
	
	Choque ideológico entre a Alemanha Nazista / União Soviética Stalinista, durante os anos 30. 
	
	Corrida armamentista entre as potências imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial
	1a Questão (Ref.: 201403287799)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A derrota na Guerra do Vietnã, segundo alguns autores, ainda hoje não foi bem assimilada pela população dos EUA. Assinale, abaixo, a opção correta, segundo o que foi ensinado nas aulas, que explique essa derrota:
		
	
	As Forças Armadas do Vietnã do Norte eram mais numerosas e tecnicamente superiores às Forças Armadas norte-americanas.
	 
	Os combatentes vietnamitas conheciam melhor o território, estavam motivados pela busca da liberdade. Já os soldados norte-americanos eram enviados por obrigação e não conheciam o território.
	 
	Com a união das forças do Vietnã do Norte com as do Vietnã do Sul, os EUA ficaram em grande desvantagem, o que os levou à derrota.
	
	Os EUA decidiram retirar suas tropas do Vietnã devido à forte oposição do povo norte-americano contra essa guerra.
	
	O apoio logístico e militar da União Soviética foi fundamental para a vitória do Vietnã do Norte.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403074917)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Revolução Cubana de 1959 caracterizou-se pelo (a):
		
	
	comunismo instaurado no país sob o poder de Fidel Castro e da população.
	
	movimento armado de defesa dos valores democráticos e cristãos.
	
	resistência pacífica dos cubanos ao governo norte-americano.
	 
	queda de um regime totalitário e ascensão do regime democrático de Fidel Castro.
	 
	movimento armado de caráter antiamericano, anticapitalista e em defesa do socialismo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403293334)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Em seu primeiro compromisso oficial em Cuba, nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff classificou como injusto o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba desde os anos 60". (Jornal CONGRESSO EM FOCO,27/01/14)
Difícil saber de a Presidente do Brasil recebeu mais apoio ou mais críticas com sua ajuda econômica ao Governo cubano. Independentemente de apoio ou crítica, não há dificuldade em compreender as motivações do Governo brasileiro e tal apoio ao país caribenho.
Sobre esta relação entre o atual Governo brasileiro e o Governo cubano, podemos afirmar:
I  -  O Governo brasileiro atual, de tendência políticas de esquerda, tem sua base em concepções socialistas. Seu apoio à Cuba acontece
PORQUE
II  -  A Cuba atual nasceu da revolução socialista durante a Guerra Fria, e manteve-se como forte influência desta tendência política na América Latina.
 
		
	
	I e II são verdadeiras, mas II não justifica I.
	
	I é falsa e II é verdadeira.
	 
	I e II são verdadeiras, e II justifica I.
	
	Ambas são falsas.
	 
	I é verdadeira e II é falsa.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403304321)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Analise as afirmativas abaixo sobre a Revolução Chinesa e assinale a resposta CORRETA.
I - Em 1911, o s revolucionários liderados por Sun Yat-sen proclamaram a república na China. O mesmo líder fundou o partido Kuomintang (KMT) que tinha a proposta de transformar a China em um país moderno e industrializado;
II - Em 1921, a China funda seu Partido Comunista (PCC) que inicialmente seria parceiro do KMT contra o imperialismo. Pretendia transformar a China de camponês em um país industrializado;
III - Em 1927, Com a morte de Sun Yat-sem o KMT começa uma perseguição aos comunistas. O auge dessa perseguição foi quando Kai-Chek ordena o massacre de centenas de comunistas (Massacre de Xangai).
		
	 
	as alternativas I, II e III estão corretas;
	 
	as alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta;
	
	as alternativas I e III estão corretas;
	
	as alternativas II e III estão corretas;
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403074916)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com o fracasso da insurreição em 26 de julho de 1953, Fidel Castro se exilou no México e organizou a guerrilha. Com apoio da população, em janeiro de 1959 foi derrubado o governo ditatorial de Fulgêncio Batista e Castro se consolidou no poder. A revolução que inaugurou o socialismo na América do sul foi:
		
	
	A revolução paraguaia.
	 
	A revolução cubana.
	
	A revolução boliviana
	
	A revolução haitiana.
	
	A revolução mexicana.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403073930)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a Revolução Cubana, é correto afirmar que:
		
	
	O êxito da revolução só foi possível graças ao apoio econômico de diversos países da América Latina.
	
	Um número expressivo de padres católicos compunha as principais lideranças revolucionárias
	 
	O caráter socialista da revolução só foi assumido em abril de 1961, embora a vitória tenha acontecido em janeiro de 1959.
	
	A vitória da revolução não está associada ao movimento de Sierra Maestra
	
	Embora o movimento tenha começado tendo em vista os princípios socialistas, acabou por implantar um capitalismo na ilha com o apoio dos EUA.
	 1a Questão (Ref.: 201403074922)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em novembro de 1969, soviéticos e americanos iniciaram negociações sobre armamentos nucleares e em 1972 assinaram o SALT (Tratado de Limitação das Armas Estratégicas). Pelo SALT ficou definido que:
		
	
	Foi autorizada a produção de mísseis em caso de guerra.
	 
	Foram fixados os limites de mísseis intercontinentais americano e soviético.
	
	Somente os soviéticos foram impedidos de fabricar mísseis.
	
	A URSS e os Estados Unidos foram proibidos de fabricar mísseis.
	 
	O lançamento de mísseis e o uso de outras armas ficaram sujeitos à supervisão do Ministério da Guerra e ao pagamento de multas.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403074918)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A política externa dos Estados Unidos para América Latina, conhecida como "política da boa vizinhança", durante a Guerra Fria foi:
		
	
	De combate as ditaduras militares que emergiam no continente latino-americano.
	
	De fornecimento de empréstimos financeiros e incentivo bélico.
	
	De expansão do capitalismo ocidental.
	 
	De apoio econômico e contenção do comunismo.
	
	De exploração econômica e de apoio militar.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403074919)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A crise dos mísseis em Cuba (Outubro de 1962) representou o momento auge da Guerra Fria, sobretudo porque soviéticos e norte-americanos estiveram à ponto de deflagrem a III Guerra Mundial. Após contornada a crise iniciou-se o período conhecido por détente ou...
		
	 
	coexistência pacífica.
	 
	resistência pacífica.
	
	paz armada.
	
	luta armada.
	
	resistência.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403073934)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"O conceito de détente está vinculado umbilicalmente aos novos arranjos dos tardios anos 1960 e à década de 1970.  A erosão do monolitismo ideológico dos doios blocos atribuiu uma nova conotação às relações internacionais."
 SARAIVA, José Flávio Sombra. História das relações internacionais contemporâneas: da sociedade internacional do século XIX á era da globalização. São Paulo: Saraiva, 2008. P235.
 
De acordo com o texto, o período conhecido como Détente foi caracterizado por:
		
	
	Disputa militar mais intensa entre EUA e URSS
	 
	Diminuição das tensões entre EUA e URSS
	
	Derrota da URSS na Guerra Fria
	
	 Perda do controle  político da Alemanha Oriental pela URSS
	
	Política adotada pelos EUA que levou ao projeto guerra nas estrelas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403081038)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No final da década 1960 a Guerra Fria inicia um momento conhecido como Détente. Sobre este período podemos afirmar:
		
	
	É o nome dado ao período em que Estados Unidos e União Soviética apoiaram a independência dos países da Ásia e da África.
	
	Foi o período no qual os Estados Unidos iniciaram suas incursões na América Latina visando o combate ao comunismo.
	
	A Détente foi uma medida tomada pelos Países da América Latina a fim de evitar a intervenção soviética em seus territórios.
	 
	Détente foi o período de relaxamento nas tensões entre Estados Unidos e URSS durante a Guerra Fria.
	
	Détente foi o período em que as potências da Guerra Fria iniciam suas intervenções em outros países para garantir o controle de seus interesses.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403674709)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em que consistiu a chamada "Crise dos Mísseis Cubanos"? Assinale a opção que melhor explica o que foi essa crise.
		
	
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo Cuba, URSS e EUA, iniciada pela queda de um avião espião norte-americano armado com mísseis sobre solo cubano.
	
	Foi a crise política deflagrada, envolvendo EUA de um lado, e URSS e Cuba, de outro, em virtude da tentativa dos EUA invadirem Cuba, na chamada Baía dos Porcos.
	
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo EUA e URSS devido ao fato de que a URSS armou as forças militares componentes do Pacto de Varsóvia com mísseis nucleares, com o que os EUA não concordaram.
	 
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo EUA e URSS devido a submarinos nucleares soviéticos armados com mísseis teremse aproximado demasiadamente perto dos EUA.
	 
	Foi uma crise política e diplomática iniciada pela instalação de mísseis nucleares em Cuba, pela URSS, em represália pela presença de mísseis nucleares instalados na Turquia, pelos EUA.
	 1a Questão (Ref.: 201403287980)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Podemos dizer que o movimento Hippie pode ser inserido no contexto do (s):
		
	
	conflitos travados ao longo dos anos 1960 entre os EUA e a URSS pelo controle da tecnologia espacial.
	
	extermínio dos judeus, que foi promovido pelo Estado alemão entre o final dos 1930 e o início dos anos 1940.
	 
	movimento de mudanças culturais que marcou o mundo ocidental ao longo das décadas de 1960 e 1970.
	
	conflitos entre os EUA e o governo cubano, que marcaram a década de 1960.
	
	ultra desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, que aconteceu na primeira metade do século XX.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403322893)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As décadas de 1960-1970 foram marcados por diversos movimentos de contestação cultural. Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta dois exemplos desses movimentos.
		
	
	Movimento Jacobino e Movimento Bolchevique.
	
	Revolução Russa e Movimento Jacobino.
	
	Revolução Francesa e Revolução Russa.
	
	Revolução Francesa e Movimento Jacobino.
	 
	Movimento Hippie e Movimento Negro.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403322895)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta o nome de um importante líder do movimento negro norte-americano:
		
	
	Jhonn Lenon.
	
	J. F. Kennedy.
	
	Jhon Keynes.
	 
	Martin Luther King
	
	Robespierre.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403304323)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O historiador Eric Hobsbawm classifica o período que compreende as décadas de 1960 e 1970 como o da revolução cultural e afirma que, a partir da família e da casa, iniciaram-se as transformações que modificariam as relações sociais em várias partes do mundo. Assinale a alternativa que complementa a opinião do autor.
		
	 
	da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental.
	
	da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados pela Igreja Católica, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental;
	
	Da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados por anciãos, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental;
	
	da Europa à América Latina, eclodiram comemorações, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam o fim da Guerra Fria;
	
	da Europa à América Latina, eclodiram massacres, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam desde a implantação de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade oriental;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403295141)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Um dos personagens racistas de ¿Mississippi em Chamas¿ (filme de 1988, mas que retrata o ano de 1964) afirma, a certa altura do longa, que existem duas culturas convivendo naquele estado sulista americano: a dos brancos e a das pessoas de cor. Lá tudo é separado: um bebedouro para brancos e outro para negros, diferentes banheiros, lugares reservados nos restaurantes... O filme de fato retrata bem uma época terrível da história americana, quando o governo, influenciado pelo movimento pelos direitos civis, decidiu pôr fim à segregação racial". (Site ADORO CINEMA)
Estes conflitos civis marcaram a realidade dos EUA, a partir doa anos '50. Mas é na décade seguinte (a mesma abordada no filme) que aparece o(a) maior líder neste contexto, assassinado(a) em 1968.
Estamos nos Referindo a:
 
		
	
	Mary Quant
	
	John Kenedy
	
	Eric Hobsbowm
	
	Malcolm X
	 
	Martin Luther King
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403079068)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Pois se divórcio, nascimentos ilegítimos e o aumento de famílias com um só dos pais (isto é, esmagadoramente de mães solteiras) indicavam uma crise na relação entre os sexos, o aumento de uma cultura juvenil específica, e extraordinariamente forte, indicava uma profunda mudança na relação entre as gerações."
HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.317 
De acordo com o trecho citado identifique a alternativa correta em relação aos movimentos culturais das décadas de 1960 e 1970.
		
	
	Representaram uma mudança de pensamento da sociedade como forma de apoio ao bloco capitalista.
	
	Foram movimentos que ocorreram apenas na América e se baseavam na luta contra as ditaduras militares do período.
	 
	Aconteceram por todas as partes do mundo demonstrando a insatisfação de classes e grupos sociais diversos, frente aos acontecimentos da Guerra Fria.
	 
	Tais movimentos eram inspirados nos ideais comunistas e representaram a luta de diversos grupos contra o sistema capitalista.
	
	Ocorridos nos Estados Unidos, esses movimentos representaram a insatisfação da população em relação às intervenções realizadas pelo país durante a Guerra Fria.
	1a Questão (Ref.: 18188)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os princípios abaixo pertencem a um órgão de atuação internacional criado no pós Segunda Guerra Mundial. Que órgão é esse?
I) Manter a paz e a segurança internacionais e, para esse fim, tornar, coletivamente, medidas efetivas para evitar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão ou contra qualquer ruptura da paz.
II) Desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos.
III) Ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns.
		
	 
	ONU
	
	OTAN
	
	Consenso de Washington
	
	Conferência de Bretton Woods
	
	Pacto de Varsóvia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 17863)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em outubro de 1945. Sobre esta instituição podemos afirmar:
		
	
	A ONU foi criada para apoiar os países capitalistas e promover a expansão do sistema.
	 
	A ONU foi pensada como uma instituição de poder internacional que se destinasse a coordenar e evitar conflitos entre nações.
	
	A ONU foi criada para apoiar os países socialistas e defendê-los das ameaças durante a Guerra Fria.
	
	A ONU foi criada para administrar os problemas econômicos relacionados à Segunda Guerra Mundial.
	
	A ONU foi criada para reerguer a Europa que havia sido destruída na II Guerra Mundial.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 248160)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo José Sombra Saraiva: "O curso das duas décadas que vinculam o ano de 1947 ao de 1968, no âmbito das relações internacionais, foi ditado pela supremacia de dois gigantes sobre o mundo. Os estados Unidos e a União Soviética assenhoraram-se dos espaços e criaram um condomínio de poder que só foi abalado no final da década de 1960 e início da de 1970."( SARAIVA, 2008. p. 197). Qual período da História Contemporânea o autor está analisando?
		
	
	Revolução Russa;
	
	Quebra da Bolsa de Nova York;
	
	Segunda Guerra Mundial;
	
	Guerra do Vietnã.
	 
	Guerra Fria;
		 Gabarito Comentado.4a Questão (Ref.: 18755)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O fato básico e crucial, que nunca é demais repetir, é que o sistema da Guerra Fria é altamente funcional para as superpotências, e é por isso que ele persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação no caso de uma falha ocidental".
(CHOMSKY, Noam. Armas Estratégicas, Guerra Fria e Terceiro Mundo.In: THOMPSON, E, et.Al. EXTERMINISMO E GUERRA FRIA. SP: Brasiliense,1985.p.190).
A Guerra Fria ficou marcada pelas alianças militares. Os europeus ocidentais solicitaram ao governo norte-americano a organização de um tratado de defesa militar mútua. Os soviéticos, em reação à organização também organizaram um sistema de defesa entre os países socialistas. As organizações militares são:
		
	
	A OTAN (1949) e a Glasnost (1985)
	
	A RFA e o Pacto de Varsóvia (1955)
	
	A OTAN (1949) e a Perestróika (1985)
	
	A doutrina Truman e o Pacto de Varsóvia (1955)
	 
	A OTAN (1949) e o Pacto de Varsóvia (1955)
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 17870)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A alternativa socialista se expandiu por países como China, Cuba e Vietnã. Durante a Revolução Chinesa havia o embate entre o KMT e o Partido Comunista. Identifique o fator deu início a uma aproximação entre os dois.
		
	
	Houve interferência do Japão para que a Revolução acabasse por isso os partidos iniciaram um processo de aliança.
	 
	A invasão Japonesa, que fez com que os partidos se unissem para expulsar um inimigo comum, o que gerou a popularização do Partido Comunista.
	
	O Partido Comunista tinha mais força política, assim o KMT acabou por ceder.
	 
	Ambos os partidos decidiram que deveriam unir forças para reestruturar a economia chinesa.
	
	A aceitação, por parte do KMT, que o Comunismo seria uma alternativa viável para a China naquele momento.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 18235)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Revolução Cubana, ocorrida em 1959, implantou a partir de 1961 o regime socialista na Ilha. Sobre a presença desse tipo de regime no Continente Americano, é correto afirmar que:
		
	
	Significou um exemplo seguido por outros países do Continente Americano.
	
	Obteve apoio financeiro para sua manutenção por parte dos países da América Latina.
	 
	Foi desestimulado por parte da URSS por não ter nenhum tipo de associação com o regime soviético.
	
	Obteve amplo e irrestrito apoio por parte da ONU ao longo de toda a sua existência.
	 
	Dentro do contexto da Guerra Fria, representou uma ameaça á manutenção da hegemonia dos Estados Unidos no Continente Americano.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 19038)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista no ocidente, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares não foram usadas. As potências nucleares se envolveram em três grandes guerras (mas não uma contra as outras)."
HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 234. 
Analise citação acima identifique a alternativa INCORRETA:
		
	
	Durante a Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética usaram a intervenção em outros países para afirmar seu poder militar e político.
	
	A busca de novas áreas de influência se caracterizava como crescimento nas relações econômicas dos Estados Unidos e da União Soviética.
	
	O medo trazido pela corrida armamentista fez com que surgissem iniciativas de paz diretamente contrárias às armas nucleares por todo o mundo.
	 
	Ambas as potências da Guerra Fria utilizaram da espionagem e do terrorismo para afirmar seu poder político perante a outra.
	 
	Os movimentos culturais deste momento representavam a aceitação da população em relação à ambos os modelos políticos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 618581)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, deflagra uma grave crise político-institucional onde uma parte da alta oficialidade das Forças Armadas (considerados militares de direita) era contrária à posse do vice-presidente eleito João Goulart. Assinale, abaixo, a opção que melhor explica as razões para essa oposição militar à posse do vice-presidente da República, João Goulart.
		
	
	João Goulart não representava os interesses dos trabalhadores e uma parte da oficialidade das Forças armadas temia que, por essa razão, seu governo fosse um governo de confronto com sindicados de trabalhadores, o que seria prejudicial para o país naquele momento.
	 
	Os militares de direita não queriam a posse do vice-presidente João Goulart pela identificação do mesmo com o trabalhismo de Getúlio Vargas.
	
	João Goulart era considerado um político de elite e, por isso, grande parte da oficialidade das Forças Armadas não o aceitava pois queriam um presidente mais próximo dos problemas da população
	
	Uma parte da alta oficialidade das Forças Armadas não queria a posse de João Goulart por estar ao lado de grande parte da população brasileira que queria a volta de Jânio Quadros e não aceitava João Goulart na presidência da República.
	
	Uma parte da oficialidade das Forças Armadas não queriam que João Goulart assumisse porque entendiam que Leonel Brizola tinha mais condições para ficar à frente do governo naquele momento.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 248164)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O historiador Eric Hobsbawm classifica o período que compreende as décadas de 1960 e 1970 como o da revolução cultural e afirma que, a partir da família e da casa, iniciaram-se as transformações que modificariam as relações sociais em várias partes do mundo. Assinale a alternativa que complementa a opinião do autor.
		
	
	da Europa à América Latina, eclodiram massacres, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam desde a implantação de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade oriental;
	 
	da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental.
	
	Da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados por anciãos, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental;
	
	da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados pela Igreja Católica, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental;
	
	da Europa à América Latina, eclodiram comemorações, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam o fim da Guerra Fria;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 231672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As décadas 60 e 70 do século XX foram extremamente agitadas por movimentos culturais e de protesto originados em reação a uma sociedade que não dava mais respostas satisfatórias para a juventude daquela época. Sobre esses movimentos pode ser dito o seguinte:
I. O Movimento Hippie tinha como uma de suas palavras de ordem "faça amor e não a guerra"
II. Da mesma forma, a minissaia e a pílula anticoncepcional foram símbolos do Movimento feminista.
 III. O Movimento dos Panteras Negras lutava pelo fim da segregação racial nos Estados Unidos.
Assinale, abaixo, a opção correta:
		
	 
	Os itens II e III estão corretos.
	 
	Os itens I e III estão corretos.
	 
	Apenas o item I está correto.
	
	Todos os itens estão corretos.
	 
	Os itens I e II estão corretos.
	 1a Questão (Ref.: 154425)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Após a Segunda Guerra mundial EUA e URSS comandaram um processo de bipolarização mundial. Para garantir suas hegemoniasambos desenvolveram uma estrutura militar, a fim de manter seus interesses denominadas Otan e Pacto de Varsóvia. Quais as principais características dessas organizações?
		
	
Resposta: A OTAN era uma aliança militar dos países ligados ao capitalismo e o Pacto de Varsóvia era uma aliança militar que incluia os países socialistas.
	
Gabarito: Organização do Tratado do Atlântico Norte: uma aliança militar ocidental criada em 1949 cujo objetivo era a união de forças militares contra o comunismo. Essa aliança era liderada pelos EUA e tinha duas bases nos principais países europeus. Em resposta a criação da OTAN, em 1955, a União Soviética lança uma união dos países da Europa Oriental, com exceção da Iugoslávia, para evitar que os países se afastassem da influência soviética e para defender militarmente os países socialistas que pudessem ser atacados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 267347)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	¿A guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida¿.
A afirmação de Thomas Hobbes (1588 ¿ 1679) se encaixa bem ao período conhecido como Guerra Fria, fenômeno pós Segunda Guerra Mundial, que durou cerca de 45 anos. No Brasil, um dos principais efeitos desta conjuntura internacional foi:
		
	
	A adesão ao bloco liderado pelos EUA, apesar da permanência das relações diplomáticas com a URSS.
	
	O apoio aos EUA em troca do abrandamento da dívida externa naquele momento.
	 
	A adesão ao bloco liderado pela URSS, comandada pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo em vista o apoio aos direitos trabalhistas no Brasil.
	 
	A extinção legal do Partido Comunista Brasileiro pelo governo Dutra (1946 ¿ 1951).
	
	A formação de um bloco independente à União Soviética (URSS) e aos Estados Unidos (EUA), liderado pelo Brasil na América do Sul.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 604527)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais foram as consequências do fechamento da URSS para as nações não socialistas?
		
	
Resposta: A queda do Murro de Berlim e com ele a vitória do capitalismo, que fez com que as pessoas se tornassem reféns do mesmo. Hoje somos reféns do capitalismo de todas as formas: atraves da internet, do comercio e tantos outro mais que necessitamos e somos obrigados a comprar para suprir nossas necessidades.
	
Gabarito: O isolomaneto e a crise econômica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 231338)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Após o final da Segunda Guerra Mundial, os principais líderes mundiais se empenharam na criação de um fórum de discussão internacional visando fortalecer as vias diplomáticas de resolução de conflitos. Esse esforço foi fundamental para a fundação da (o):
		
	 
	Organização das Nações Unidas.
	
	Cortina de Ferro.
	
	Fundo Monetário Internacional.
	
	Liga das Nações.
	
	Terceira Internacional Comunista.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 17776)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dois organismos criados no pós II Guerra, a OTAN (Organização do tratado do Atlântico Norte) e o Pacto de Varsóvia eram respectivamente:
		
	 
	Uma aliança militar dos países ligados ao capitalismo e aliança militar que incluía os países  socialistas
	
	Aliança dos países do sul que se envolveram no movimento dos não alinhados e doutrina America para garantir a hegemonia econômica no globo
	
	Aliança econômica liderada pela URSS e Pacto Militar liderado pela URSS
	
	 Acordo firmado entre os países africanos e aliança política dos países socialistas
	
	Aliança militar liderado pelos EUA e Aliança econômica liderado pela UIRSS
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 17868)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que entendemos por Terceiro Mundo foi uma expressão criada durante a Guerra Fria e que se refere:
		
	
	Aos países Africanos que decidiram tomar uma posição independente em relação às potências da Guerra Fria.
	
	Ao grupo de países que optou pelo modelo Socialista já no final da Guerra Fria.
	
	Grupo de países que optou pelo modelo capitalista e por serem menos desenvolvidos que os Estados Unidos ficaram conhecidos com este nome.
	
	Aos países Asiáticos que decidiram tomar uma posição independente em relação às potências da Guerra Fria.
	 
	Aos países da África e da Ásia que queriam ser não-alinhados, ou seja, buscavam a neutralidade diante dos blocos socialista e capitalista.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 618550)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em que consistiu a chamada "Crise dos Mísseis Cubanos"? Assinale a opção que melhor explica o que foi essa crise.
		
	 
	Foi uma crise política e diplomática iniciada pela instalação de mísseis nucleares em Cuba, pela URSS, em represália pela presença de mísseis nucleares instalados na Turquia, pelos EUA.
	
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo EUA e URSS devido a submarinos nucleares soviéticos armados com mísseis terem se aproximado demasiadamente perto dos EUA.
	 
	Foi a crise política deflagrada, envolvendo EUA de um lado, e URSS e Cuba, de outro, em virtude da tentativa dos EUA invadirem Cuba, na chamada Baía dos Porcos.
	
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo Cuba, URSS e EUA, iniciada pela queda de um avião espião norte-americano armado com mísseis sobre solo cubano.
	
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo EUA e URSS devido ao fato de que a URSS armou as forças militares componentes do Pacto de Varsóvia com mísseis nucleares, com o que os EUA não concordaram.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 248164)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O historiador Eric Hobsbawm classifica o período que compreende as décadas de 1960 e 1970 como o da revolução cultural e afirma que, a partir da família e da casa, iniciaram-se as transformações que modificariam as relações sociais em várias partes do mundo. Assinale a alternativa que complementa a opinião do autor.
		
	
	da Europa à América Latina, eclodiram comemorações, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam o fim da Guerra Fria;
	
	Da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados por anciãos, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental;
	
	da Europa à América Latina, eclodiram massacres, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam desde a implantação de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade oriental;
	 
	da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental.
	 
	da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados pela Igreja Católica, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 266754)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta a principal característica do neoliberalismo naquilo que se refere às relações entre os interesses públicos e privados.
		
	
	O neoliberalismo não toca no tema dos interesses público e privado.
	
	O neoliberalismo sobrepõe os interesses público aos interesses privados.
	 
	O neoliberalismo sobrepõe os interesses privados aos interesses públicos.
	 
	O neoliberalismo defende o fortalecimento do espaço público em detrimento ao espaço privado.
	
	O neoliberalismo confere igual importância aos interesses público e privado.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 269967)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quais osprincipais objetivos do Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta)?
		
	 
	Fortalecer a economia dos países membros, eliminação total das barreiras tarifárias no comércio entre os membros, aumentar o fluxo de mercadorias e serviços entre os países membros e proporcionar condições para a atuação econômica em escala global.
	
	Acabar com o desemprego nos Estados Unidos em decorrência da migração de empresas para o México, pois a mão de obra mexicana é mais barata, fato que reduz os valores no processo de produção.
	
	Permitir que o Canadá e os Estados Unidos possuam uma economia forte e exerçam grande influência no mercado mundial.
	 
	Promover novos postos de trabalho (geração de empregos), desenvolvimento industrial, facilidade nas transações comerciais entre Brasil, Argentina, EUA, Canadá e México.
	
	Transferir empresas estadunidenses para o México, Chile, Bolívia e Porto Rico.
	1a Questão (Ref.: 18753)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"... foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição, que se acontecesse um conflito generalizado seria, com certeza, o último." (ARON, Raymond.) 
Raymond Aron definiu o período da Guerra Fria como um tempo de 'paz impossível e guerra improvável'. A afirmativa do autor refere-se:
		
	
	Aos conflitos armados em zonas de influência soviética.
	 
	A ausência de um confronto direto entre norte-americanos e soviéticos, pois ambos temiam uma guerra nuclear.
	
	Ao fato de que uma terceira guerra mundial era inevitável.
	
	Ao arsenal bélico norte-americano que deveria ser testado em zonas de influência soviética.
	
	Ao fato de que apenas a URSS ambicionava por um confronto armado.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 17776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dois organismos criados no pós II Guerra, a OTAN (Organização do tratado do Atlântico Norte) e o Pacto de Varsóvia eram respectivamente:
		
	
	Aliança militar liderado pelos EUA e Aliança econômica liderado pela UIRSS
	
	Aliança dos países do sul que se envolveram no movimento dos não alinhados e doutrina America para garantir a hegemonia econômica no globo
	
	 Acordo firmado entre os países africanos e aliança política dos países socialistas
	 
	Uma aliança militar dos países ligados ao capitalismo e aliança militar que incluía os países  socialistas
	
	Aliança econômica liderada pela URSS e Pacto Militar liderado pela URSS
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 18235)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Revolução Cubana, ocorrida em 1959, implantou a partir de 1961 o regime socialista na Ilha. Sobre a presença desse tipo de regime no Continente Americano, é correto afirmar que:
		
	 
	Dentro do contexto da Guerra Fria, representou uma ameaça á manutenção da hegemonia dos Estados Unidos no Continente Americano.
	
	Obteve amplo e irrestrito apoio por parte da ONU ao longo de toda a sua existência.
	
	Significou um exemplo seguido por outros países do Continente Americano.
	
	Obteve apoio financeiro para sua manutenção por parte dos países da América Latina.
	
	Foi desestimulado por parte da URSS por não ter nenhum tipo de associação com o regime soviético.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 24879)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No final da década 1960 a Guerra Fria inicia um momento conhecido como Détente. Sobre este período podemos afirmar:
		
	
	Détente foi o período em que as potências da Guerra Fria iniciam suas intervenções em outros países para garantir o controle de seus interesses.
	 
	Détente foi o período de relaxamento nas tensões entre Estados Unidos e URSS durante a Guerra Fria.
	
	É o nome dado ao período em que Estados Unidos e União Soviética apoiaram a independência dos países da Ásia e da África.
	
	A Détente foi uma medida tomada pelos Países da América Latina a fim de evitar a intervenção soviética em seus territórios.
	
	Foi o período no qual os Estados Unidos iniciaram suas incursões na América Latina visando o combate ao comunismo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 266742)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao longo da década de 1950, a sociedade norte-americana era marcada pela existência de um regime social de Apartheid. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor define esse regime.
		
	 
	O apartheid foi caracterizado pela democratização dos espaços públicos, que passaram a ser frequentados tanto por negros como por brancos.
	
	O apartheid foi caracterizado pela expansão dos direitos políticos aos negros, que passaram a ter amplo acesso ao voto.
	
	O apartheid foi caracterizado pelo regime de plenas liberdades dos imigrantes europeus que chegaram nos EUA no pós-segunda guerra mundial.
	
	O apartheid foi caracterizado pelo regime de plenas liberdades de locomoção dos negros e latinos.
	 
	O apartheid foi caracterizado pela drástica limitação dos direitos civis dos negros, como o direito de ir e vir, como exemplo, podemos citar a proibição da população negra de frequentar alguns lugares como bares e restaurantes.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 571566)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(FWS) Henry Bergson nasceu em Paris, no ano de 1859 e faleceu na mesma cidade em 1941. Para este pensador:
		
	
	o tempo era a medida de todas as coisas existentes e somente o racionalismo poderia quantificar essa medida.
	
	o racionalismo e alguns de seus derivados eram defendidos e o cientificismo aparece claramente em sua análise sobre o tempo.
	
	O tempo vivido é compreensível, diferente do tempo analisado pela ciência, que é impassível de cálculo e análise.
	 
	a vida não estava sujeita às quantificações das ciências exatas. Sua filosofia seria a da vida, ou seja, a realidade viva e em constante transformação.
	
	o tempo passado era seu objeto de estudo e somente a física e a matemática se ocupavam do tempo real, vivido.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 241122)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de 9 às 6
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês"
(MÚSICA Geração Coca-cola, de Legião Urbana, 1984)
Não somente a proposta desta música, mas o ano de sua divulgação coincide com um grande momento da história do Brasil, que sonhava emergir após duas décadas de Ditadura Militar. Este movimento mobilizou milhões de pessoas e ficou conhecido como:
 
		
	 
	Diretas Já
	
	Anistia
	
	Distensão
	 
	Redemocratização
	
	Reabertura
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 247293)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a Glasnost e a Perestroica, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Apesar das mudanças, a política do partido único permaneceu na URSS.
	
	A Perestroica foi uma política de reestruturação econômica.
	
	A Glasnost acabou por gerar certo clima de instabilidade da URSS, contribuindo para a eclosão de conflitos étnicos e regionais.
	
	Uma das medidas tomadas à época foi a permissão para a abertura de empresas privadas no país.
	 
	A Glasnost foi uma política que consistia em uma abertura nas discussões internas do país.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 269331)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O MERCOSUL é uma área de livre comércio formada por alguns países da América do Sul que atraiu o interesse de investidores da Ásia e da Europa. Apesar

Continue navegando