Buscar

APLICAÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA ADSORÇÃO DE ÍONS DE METAIS POTENCIALMENTE TÓXICOS PROVENIENTES DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTAMINADOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UTILIZAÇÃO DE HIDROXIAPATITA SINTÉTICA PARA ADSORÇÃO DE Ni2+
CANÇADO, Felipe Mendes¹; SOUSA, Flávia Danielle Vieira¹; JUNIOR, Edilson Galdino; SILVA¹, Alexandre Fernando da2; VIEIRA, Carlos Alexandre3; FARIA, Emerson Henrique de4 .
1 Graduandos em Química (UEMG/Divinópolis), 2Pós Graduando (UNIFRAN), 3 Professor orientador da UEMG Unidade Divinópolis, 4Pesquisador (UNIFRAN)
INTRODUÇÃO
Com o crescimento industrial e os avanços tecnológicos, a produção de resíduos sólidos e líquidos aumenta e nem sempre o descarte dos mesmos é feito da maneira adequada, acarretando na contaminação do meio ambiente. Dentre os agentes contaminantes, destaca-se o níquel (Ni), um metal em excesso na superfície terrestre, sendo os minérios a base de sulfeto de níquel (NiS) as mais importantes fontes. Segundo Duarte e Pasqual (2000), a principal aplicação do níquel está na produção de ligas metálicas, na indústria de galvanoplastia, fabricação de baterias (baterias de Ni-Cd), produtos de petróleo, pigmentos e como catalisadores. 
Muitas novas tecnologias surgiram nos últimos anos no que diz respeito a tratamento de solos e efluentes contaminados, mas na maioria dos casos, utilizam-se técnicas caras e de pouca eficácia. Faz-se necessária, a busca por métodos mais rentáveis, eficazes e renováveis. A utilização de materiais naturais na remoção de íons de metais traço potencialmente tóxicos, vem ganhado destaque nos campos de pesquisa devido a seu baixo custo, como argilominerais (VIEIRA, 2014). Compostos a base de fosfato de cálcio também podem ser muito úteis na remoção de chumbo, cádmio e mercúrio (VIEIRA 2005).
Segundo Carlos Alexandre (2005), pesquisas mostram que a hidroxiapatita de cálcio (HA), Ca5(PO4)3OH, é muito utilizada e eficiente na aplicação de tratamento de efluentes contendo os íons de metais traço, visto que a estrutura cristalina da mesma permite substituições iônicas com facilidade (troca do íon Ca2+ pelos íons de metais potencialmente tóxicos). Diversas pesquisas foram realizadas no campo de adsorção de vários íons metálicos. 
OBJETIVOS
Os objetivos desse trabalho são os de estudar a capacidade de adsorção de íons Ni2+ provenientes de soluções preparadas em laboratório em hidroxiapatita sintética.
METODOLOGIA
O ensaio foi realizado em triplicata no laboratório da Unidade de Divinópolis: Pesou 0,050g de hidroxiapatita precipitada em cinco tubos de ensaios. Adicionou em quatro tubos, 5 mL da solução de cloreto de níquel na concentração 0,03 mol L-. No quinto tubo de ensaio, adicionou 5 mL de água destilada para a preparação do branco. Os ensaios foram realizados em pH 7. Os tubos de ensaio foram agitados em agitadores Bio Mixer 78 HW-1 durante determinados tempos em minutos: 10, 20, 30,60. Em seguida, as soluções foram centrifugadas em uma centrifuga EVLAB EV011 Macro 11, durante 10 minutos a uma velocidade de 5000 rpm. As soluções foram filtradas com o auxílio de filtro de papel quantitativo, com finalidade de separar possíveis sobrenadantes. As leituras das soluções do ensaio foram realizadas no espectrofotômetro SP-22 tendo como branco a solução de água e hidroxiapatita.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após os ensaios de adsorção e as leituras das absorvâncias das soluções (puras e pós contato com o material), observou que não houveram variações significativas, permitindo inferir que o íon Ní2+ não foi adsorvido pela hidroxiapatita.
CONCLUSÃO
Partindo dos resultados, conclui-se que a hidroxiapatita (nos intervalos de tempo utilizados nos ensaios), não é indicada para aplicação de adsorção de íons níquel (Ni2+) em soluções de cloreto de níquel (NiCl2). As perspectivas futuras para continuidade dos trabalhos de pesquisa inferem na utilização de argilominerais (caulinita, saponita e bentonita) para adsorção dos íons N2+. 
REFERÊNCIAS
DUARTE, R.P.S; PASQUAL, A. Avaliação do Cádmio, Chumbo, Níquel e Zinco em solos, plantas e cabelos humanos. Energia na Agricultura. Vol 15, n. 1, pag 46-58, 2000. Disponível em: <http://files.engenharia-ambiental.webnode.com/200000032-7ec0c7fba6/AVALIA%C3%87%C3%83O%20DO%20C%C3%81DMIO-CHUMBO-N%C3%8DQUEL%20E%20ZINCO%20EM%20SOLOS%20PLANTAS%20E%20CABELOS%20HUMANOS.pdf >. Acesso em: 07. Ago. 2015. 
VIEIRA, C. A. Utilização de Argilas Caulinita e Saponita Naturais e funcionalizadas com 3-aminopropiltrietoxisilano para adsorção de íons crômio trivalentes. 2014. 107 p. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de Franca, Franca, 2014. 
VIEIRA, C.A. Caracterização e uso de hidroxiapatita (HA) sintética e briófita como adsorventes de metais pesados (chumbo e cádmio) em soluções e resíduos contaminados. 2005. 87 p. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia). - Universidade do Rio Verde de Três corações, Três Corações, 2005.

Outros materiais