Buscar

SIMULADOS BALDANZI SOCIO ANTRO

Prévia do material em texto

SIMULADO 01
	 1a Questão (Ref.: 201601443247)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O olhar antropológico sobre a educação considera o contexto social e cultural em que a criança, o jovem e o adulto estão inseridos. Isto significa considerar que essas 3 (três) categorias são diferentes e pertencem a classes sociais diversas. Sob este aspecto podemos afirmar que:
		
	
	A percepção de mundo e sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais dependem exclusivamente do ambiente escolar.
	
	Não é papel da escola discutir e considerar os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence atender os objetivos educacionais.
	
	A comunidade a qual pertence, não interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
	O ambiente escolar não sofre influencia do meio em que está inserida.
	 
	Os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence, interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601451149)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que melhor define a palavra cultura como todas as possibilidades de realização humana, formulada por Edward Tyler.
		
	
	O termo cultura está ligado aos costumes, etiquetas e comportamentos de elite.
	
	Cultura é o resultado do examinando a um concurso muito requisitado.
	
	Cultura é a medida de conceitos assimilados pelo homem no ambiente escolar.
	
	Cultura é o conjunto de habilidades e competências que pode ser desenvolvido pelo homem no decorrer de sua vida.
	 
	Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
		 Gabarito Comentado.
	
	 3a Questão (Ref.: 201601965454)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A interpretação de Comte era um conjunto consensual, fundamental para a sociedade, que estava se desagregando frente ao movimento conflituoso de desaparecimento e nascimento de uma nova ordem social. Esse era o cerne da crise que precisava ser superada através da constituição de uma nova unidade de pensamento capaz de recompor a ordem, acelerando sua marcha natural no sentido da modernização industrial e científica. A linha seguida por Comte foi de buscar a criação de uma nova ciência para restaurar a ordem social. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. Sobre a Sociologia é correto dizer, EXCETO:
		
	
	É uma ciência que estuda os fenômenos sociais
	
	É considerada uma ciência nova
	
	Ficou conhecida como Física Social
	 
	É uma ciência que estuda o indivíduo em sua singularidade
	
	O pensador Auguste Comte foi seu criador
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601625047)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Cf. UEL - 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)" Com base no texto assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
		
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	 
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
	
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601994137)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Tudo que o homem faz, pensa e sente dotado de coerção social, consciência externa e generalidades", segundo Durkheim, é o objeto de estudo da Sociologia.
Como foi denominado o objeto de estudo da Sociologia?
		
	
	controle social
	
	consciência cultural
	
	ação social
	 
	fato social
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602119321)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Émile Durkheim (1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
		
	
	As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos, formando uma consciência coletiva que a todos permeia.
	 
	As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos indivíduos na ação-reflexão-ação.
	 
	Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue.
	
	Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.
	
	O regramento de uma sociedade é criado a partir da necessidade e vontades dos indivíduos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602091272)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sociologia de Durkheim, a educação pode ser definida enquanto:
		
	
	Nenhuma das anteriores
	
	A divisão social do trabalho
	
	Ciência transmissora de conteúdos pedagógicos
	
	A ciência da humanidade
	 
	A transmissão de valores de uma geração para a outra
	
	 8a Questão (Ref.: 201602208497)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Durkheim: "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade" (DURKHEIM, Educação e Sociedade, 1975, p.45). Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	As práticas educativas devem se dar em um contexto homogêneo.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602015129)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Marx, as ideias às quais chamou de ideologia, são frutos de um processo de dominação, que leva as classes oprimidas a perceberem o mundo com as lentes de seus opressores, processo este denominado por ele de:
		
	 
	AlienaçãoLuta de Classes
	
	Capitalismo
	
	Opressão
	
	Mais-valia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602015212)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos temas mais comuns da Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de
		
	 
	Karl Marx
	
	Antonio Gramsci
	
	Émile Durkheim
	
	Lévi-Strauss
	
	Max Weber
SIMULADO 02
	 1a Questão (Ref.: 201601994139)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A definição de "etnocentrismo" se relaciona a uma atitude na qual:
		
	
	é baseada nos valores adotados pelos grupos sociais sem que haja preconceito ou discriminação.
	
	as etnias são consideradas dentro de sua crença onde todos são aceitos independentemente da sua religião.
	 
	a visão ou avaliação de um grupo sempre é baseada nos valores adotados pelo próprio grupo. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa.
	
	é baseada nos valores adotados pelas famílias sem que haja preconceito ou discriminação, mas contendo controle social e cultural.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602017424)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cultura pode significar cultivo do espírito, a criação de obras de arte e a criação de obras da ciência e da filosofia. Ao tomar como critério para definição de cultura a educação formal, o conhecimento científico e as chamadas "belas artes" é que as pessoas classificam umas às outras como "cultas" e "incultas".
No entanto, sobre essa proposição é correto afirmar que:
I. Não há indivíduo humano desprovido de cultura,exceto o recém-nascido porque ainda não sofreu o processo de endoculturação ou uma pessoa que foi privada do convívio humano por toda a sua vida.
II. Pessoas "cultas" são aquelas que tiveram acesso à boa educação, como intelectuais, cientistas e artistas, e pessoas "incultas" aquelas analfabetas ou semi-analfabetas.
III. A classificação de pessoas como cultas ou incultas é aceita em termos de senso comum, mas não tem fundamento em nenhuma teoria científica que mereça credibilidade.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601625047)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Cf. UEL - 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)" Com base no texto assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
		
	
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	 
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601966818)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fundou a Sociologia, rompeu com a tradição de sua família monarquista e católica, transformando-se em um republicano com ideias liberais, Ele desenvolveu atividades políticas e literárias que lhe permitiram elaborar uma proposta para solucionar os problemas da sociedade de sua época. Viveu no período imediatamente posterior à Revolução Francesa, preocupou-se em organizar a sociedade que, em sua opinião, estava caótica. Essas características de referem a:
		
	 
	August Comte
	
	Pierre Bourdieu
	
	Karl Marx
	
	Émile Durkheim
	
	Max Weber
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602133138)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os fatos exercem uma força sobre os indivíduos, levando-os a confrontarem-se com as regras da sociedade em que vivem, tanto que os indivíduos sofrem sanções ou punições quando se rebelam contra estas regras. De acordo com Durkheim que características dos fatos sociais estão expressas nesta definição?
		
	
	Alienação do Trabalho.
	
	Generalidade.
	 
	Coerção Social.
	
	Exterioridade aos indivíduos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602129440)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Sociologia de Durkheim, podemos assinalar como correta apenas a seguinte colocação:
		
	
	O crime não pode ser considerado um fato social normal.
	
	Sanções espontâneas são aquelas prescritas pela sociedade em forma de leis nas quais se estabelece a infração e a penalidade subseqüente.
	 
	A sociedade como todo organismo, apresenta estados normais e patológicos.
	
	O objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim é a ação social.
	
	A Solidariedade Mecânica ocorre nas sociedades complexas e industrializadas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601631794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Ao desempenhar meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico ações que estão definidas fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo estando em acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os por meio da educação. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais". (DURKHEIM, 1984; p. 142.).
Neste texto Durkheim se refere ao processo de:
		
	 
	formação de uma consciência coletiva assimilada através dos processos de socialização e educação.
	
	formação de uma consciência individual em contraposição ao inconsciente coletivo na obra de Durkheim.
	
	associação desprovido de poder imperativo e interpretativo dos fenômenos chamados culturais.
	
	construção de representações coletivas dotadas de individualidade e liberdade política.
	
	dotação de poder afetivo que acompanha as confrontações de estudos científicos.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601408130)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Durkheim, o controle social é fundamental para o funcionamento e o equilíbrio do sistema social, por isso, as sociedades apresentam uma estrutura de relações e vínculos recíprocos, que ele chamou de solidariedade. (Sociologia da Educação. Alberto Tosi Rodrigues. Cap II: Sociedade, Educação e vida moral) As duas formas de solidariedade desenvolvidas por Durkheim são:
		
	 
	Mecânica e orgânica
	
	Individual e grupal
	
	Coletiva e organizacional
	
	Mecânica e relacional
	
	Orgânica e individual
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601405178)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Relacionando o trecho damúsica a seguir a teoria de Karl Marx.
"Um homem se humilha se castram seus sonhos / Seu sonho é sua vida/ e a vida trabalho/ E sem o seu trabalho/ O homem não tem honra/ e sem a sua honra/ se morre, se mata/ Não dá prá ser feliz". (Menino Guerreiro - Gonzaguinha)
Somente uma das ideias abaixo NÃO está de acordo, assinale essa opção:
 
		
	
	classes sociais
	
	trabalho
	 
	solidariedade mecânica e orgânica
	
	alienação
	
	dialética
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602015146)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os operários que, desprovidos da propriedade das fábricas e dos meios de produção, "vendiam" aos burgueses, donos destes estabelecimentos, o único bem que possuíam, que seria a sua força de trabalho. Assim, neste modo de produção, como afirmava Marx, as principais contradições seriam aquelas existentes entre a burguesia "dona dos meios de produção" e o proletariado, que compreenderia os operários e trabalhadores de um modo geral.
Esta definição se refere ao modo de produção:
		
	
	Escravista
	 
	Capitalista
	
	Feudal
	
	Socialista
	
	Imperial
SIMULADO 03
	 1a Questão (Ref.: 201602143994)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise esta afirmação de Everardo Rocha: (...) trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc. Partindo desta premissa, estamos nos referindo, ao conceito de:
		
	
	b) Antropologia
	
	e) Etnografia
	
	d) Relativismo cultural
	 
	c) Etnocentrismo
	
	a) Sociologia
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602201513)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Indique a opção que caracteriza a visão etnocêntrica:
		
	
	Elevação cultural da cultura dita exótica ou diferente.
	
	Valorizar o contexto cultural de outras sociedades.
	
	Alimentar a premissa de aceitação da cultura do outro.
	 
	Sentimentos de desprezo e rejeição ou reações de medo em relação à cultura do outro.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602151652)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Houve um período da história da Europa que foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam mudanças, do final da Idade Média para a Idade Moderna, que propiciaram o desenvolvimento do comércio, da navegação, contatos com outros povos, crescimento urbano, etc. É o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura com o mundo medieval ou ainda, de transição do feudalismo para o capitalismo. Que termo é utilizado para definir esse período?
		
	
	Teocentrismo
	
	Iluminismo
	 
	Renascimento
	
	Feudalismo
	
	Imperialismo
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601965470)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Vários movimentos contribuíram para a criação da Sociologia. Um deles que teve início no século XVIII entre os pensadores franceses e ideólogos da burguesia.  Esse movimento elege a "razão" como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais. No entanto, se o homem não tem sua liberdade assegurada, a razão acaba sendo tolhida por entraves como o da crença religiosa ou pela imposição de governos que oprimem o indivíduo. A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo. Este movimento foi?
		
	 
	Iluminismo
	
	Imperialismo
	
	Teocentrismo
	 
	Renascimento
	
	Feudalismo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602020430)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em sua obra "A Divisão do Trabalho Social", Émile Durkheim afirma que enquanto seres socializados possuímos, simultaneamente, uma consciência individual e uma consciência coletiva, sendo que para o autor:
		
	
	são os indivíduos que dão significado a sua existência e exercem supremacia sobre a coletividade.
	
	a consciência individual sempre prevaleceria sempre sobre o coletivo.
	 
	existiria sempre uma preponderância do coletivo sobre o individual.
	
	ambos os campos interagem de modo dialético, sendo impossível delimitar qual deles é preponderante.
	
	todo este processo é regido por leis biológicas, cuja identificação é o objeto de estudo da Sociologia que se apresenta como uma ciência positiva.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602119321)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Émile Durkheim (1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
		
	 
	As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos indivíduos na ação-reflexão-ação.
	
	Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.
	
	As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos, formando uma consciência coletiva que a todos permeia.
	 
	Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue.
	
	O regramento de uma sociedade é criado a partir da necessidade e vontades dos indivíduos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602151697)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Emile Durkheim desenvolve um conceito para explicar a coesão social existente na sociedade moderna, cujas características envolvem: complexidade, maior divisão social do trabalho e individualização. Qual é esse conceito?
		
	 
	solidariedade orgânica.
	
	solidariedade mecânica.
	
	sistema orgânico.
	
	cooperação social.
	
	norma social.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601451141)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Sociologia da Educação é um ramo da Sociologia geral que se ocupa dos feitos sociais relacionados com a educação. Assim, como Sociologia especial, seria INCORRETO afirmar que a Sociologia da Educação estuda:
		
	 
	Espaços e opções de lazer de um município.
	
	A escola como um grupo social.
	
	A influência da escola no comportamento e na personalidade de seus alunos.
	
	Convivência entre educandos e educadores.
	
	O processo educativo e as relações entre a escola e a sociedade.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602055562)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme k. Marx, a prática revolucionária como práxis que transforma a sociedade tem como ponto de partida a crítica à ideia de que o " homem é produto das circunstâncias ou do meio ". Neste sentido a concepção de prática revolucionária abrange as seguintes ideias, EXCETO: Marque a única opção que não faz parte da prática revolucionária de k. Marx.
		
	
	A filosofia enquanto teoria não pode desvincular da prática.
	
	A mudança do meio e da educação são obtidas por meio da atividade prática revolucionária.
	
	As circunstâncias que modificam o homem são, ao mesmo tempo, modificadas por ele.
	 
	A transformação da sociedade acarreta a ideia do homem como matéria passiva que se deixa moldarpelo meio e por outros homens.
	
	Os educadores devem ser também educados.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602052173)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sua concepção materialista de sociedade, ele afirma que "a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a forma como os homens organizam a produção social de bens". Esse pressuposto que envolve as forças produtivas e a relações sociais pertence ao pensador: Marque a única opção correta.
		
	
	Pierre Bourdieu.
	
	Augusto Comte.
	
	Max Weber.
	
	Émile Durkheim.
	 
	Karl Marx.

Continue navegando