Buscar

responsabilidade civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Pesquisa – Responsabilidade Civil
Professora: Letícia Lassen Petersen
Peso 3,0 pontos
Dupla: Celito Eduardo Albuquerque e Marcelo Streicher
Entrega: 14/02/15
Acerca da teoria do dano, conceitue e diferencie dano patrimonial direto e indireto, utilizando fundamentação teórica em, pelo menos, dois autores.
 O dano patrimonial direto é aquele que causa um prejuízo imediato e o indireto é uma consequência possível do dano causado, onde tenha conexão do fato com um acontecimento distinto, assim sendo podemos dizer que o ano patrimonial direto é aquele provocado diretamente pala ação ou omissão do agente e o dano patrimonial indireto é o causado por ato não dirigido ao bem que sofreu a lesão. Maria Helena Diniz afirma que o dano patrimonial direto é o dano que causa imediatamente um prejuízo no patrimônio da vítima, o prejuízo que for consequência imediata da lesão e dano patrimonial indireto como uma consequência possível, porem não necessária, do evento prejudicial a um interesse extrapatrimonial, o que resultar da conexão do fato lesivo com um acontecimento distinto. Já Carlos Roberto Gonçalves afirma que o dano pode ser direto ou indireto, chamando o indireto também de dano em ricochete, que vem a se configurar quando uma pessoa sofre o reflexo do dano causado a outrem.
Explique como a doutrina e a jurisprudência interpretam o direito à indenização aos considerados “lesados indiretos”, tanto na seara contratual quanto extracontratual. Esclareça quem poderá ser o lesado indireto na seara contratual: 
 Lesado indireto é aquele que sofre um prejuízo próprio resultante de dano causado a um bem jurídico alheio, no caso do dano moral seria quem pode alegar um interesse vinculado a bens jurídicos extrapatrimoniais próprios, que se satisfaziam mediante a incolumidade do bem jurídico moral da vitima o fato ofensivo. A jurisprudência tem aceitado reconhecido o direito dos lesados indiretos. Na seara contratual são lesados indiretos aqueles cujo não fizeram, não participaram como parte do contrato, contudo sofrem reflexo do descumprimento deste contrato. 
Com base no art. 52 do CC-02 e Súmula 227 do STJ, defina a concepção de dano moral no direito pátrio:
 A concepção do dano moral sendo aquele que atinge o individuo como pessoa, não atingindo seu patrimônio, mas lesando os direitos da personalidade. O artigo 52 do CC afirma que os direitos da personalidade aplicam-se a pessoa jurídica, no que couber. Corroborando a Súmula 227 do STJ afirma que a pessoa jurídica pode sofrem dano moral e como ensina Carlos Roberto Gonçalves a pessoa jurídica pode sofrer dano moral objetivo, por tributos da valorização extrapatrimonial a sociedade, como o conceito e bom nome, crédito, a probidade comercial, a boa fé, a boa reputação etc. Assim se reconhece a possibilidade de dano moral para a pessoa jurídica.
Sistematize as espécies de Responsabilidade Civil, a partir dos seguintes elementos de classificação:
Quanto ao fato gerador:
 Responsabilidade Contratual – Surge a responsabilidade contratual quando há por parte de um dos contratantes, o descumprimento total ou parcial do contrato. Resulta, portanto, de ilícito contratual, ou seja, de falta de adimplemento ou da mora no cumprimento de qualquer obrigação.
 Responsabilidade Extracontratual ou Aquiliana – Surge a responsabilidade extracontratual ou aquiliana, quando por ato ilícito uma pessoa causa dano a outra, ou seja, quando a pessoa em inobservância aos preceitos legais, causa dano a outrem, conforme expressamente estabelecido no art. 927 do Código Civil.
Quanto ao seu fundamento:
 Responsabilidade Objetiva - Tal responsabilidade se funda na teoria do risco, ou seja, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo Autor do dano, implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem, conforme preconiza o Parágrafo Único do art. 927 do Código Civil.
 Responsabilidade Subjetiva - Para a caracterização de referida responsabilidade, imprescindível se faz a comprovação da culpa. Dessa forma, a Vítima precisa provar a culpa do Agente do ato ilícito.
Quanto ao seu agente:
 Responsabilidade Direta – Quando o ato ilícito é praticado pelo próprio agente. Nesse caso o agente responderá por seus próprios atos.
 Responsabilidade Indireta – Quando o ato ilícito decorre de ato de terceiro, com o qual o Agente tem vínculo legal de responsabilidade, de fato de animal e de coisas inanimadas sob sua guarda.

Outros materiais