Buscar

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	  LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
	
	Simulado: GST0278_SM_ V.1 
	 VOLTAR
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 4,0 de 8,0
	Data: 11/10/2013 00:48:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200722538752)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muito se tem discutido acerca da repartição da receita oriunda dos royalties do petróleo. A batalha política, legislativa e jurisprudencial tem em meta atender aos interesses e às reais necessidades financeiras de cada ente da federação interessado. O tema cuida em especial de previsão constitucional que assegura "nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da Administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração"(art. 20, §1º da CRFB/88). Tais recursos são importantes para o ente federativo e fazem parte de seu orçamento como:
		
	 
	receita pública originária
	
	despesa pública ordinária
	
	crédito público suplementar
	
	faturamento público
	
	receita pública derivada
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200722535830)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os municípios podem instituir impostos sobre:
		
	
	Serviços de comunicação.
	
	Transmissão causa mortis.
	 
	Transmissão inter vivos.
	
	Propriedade predial e territorial rural.
	
	Doação de quaisquer bens.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200722532617)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A respeito de competência tributária, julgue os itens abaixo:
		
	 
	Taxas e contribuições de melhoria são tributos atribuídos à competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	 
	No Distrito Federal, a instituição do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) e do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) decorre do exercício de sua competência tributária cumulativa.
	 
	O imposto provisório sobre a movimentação financeira (IPMF) e a contribuição provisória sobre a movimentação financeira (CPMF) foram instituídas pelo exercício da competência tributária residual da União Federal.
	 
	A instituição de empréstimos compulsórios compete concorrentemente à União, aos Estados e ao Distrito Federal.
	 
	A União poderá, por meio de lei complementar, instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200722535833)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação à lei de diretrizes orçamentárias, pode-se dizer que: I - compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal. II - orientará a elaboração da lei orçamentária anual. III - disporá sobre as alterações na legislação tributária. IV - estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. V - compreenderá as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. Quais estão corretas?
		
	
	Apenas a I e a II.
	 
	Apenas a I, a II, a III e a IV.
	 
	A I, a II, a III, a IV e a V.
	
	Apenas a I, a II e a III.
	
	Apenas a I.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200722535728)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Código Tributário Nacional autoriza a cobrança de taxa que tenha como fato gerador a prestação de serviço público, quando o serviço for:
		
	 
	posto à disposição do contribuinte por entidade que tenha atribuição de prestá-lo
	
	posto à disposição do contribuinte por entidade privada vinculada à administração pública
	
	prestado ao contribuinte por entidade privada vinculada à administração pública
	 
	prestado ao contribuinte, ainda que não seja atribuição da entidade prestá-lo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200722537155)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta, segundo o Código Tributário Nacional:
		
	 
	A expressão legislação tributária compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.
	
	A expressão legislação tributária compreende, apenas, as leis, os decretos que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.
	
	A expressão legislação tributária compreende as leis que versem, no todo ou em parte, especificamente sobre impostos e relações jurídicas a eles pertinentes.
	
	A expressão legislação tributária compreende as leis ordinárias, não fazendo referência a qualquer outro tipo de legislação.
	
	A expressão legislação tributária não é contemplada nas regras correspondentes a tributos ou às relações jurídicas a eles pertinentes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200722510971)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale, abaixo, a alternativa correta:
I. A autorização para que a loja coloque luminoso na porta externa, concedida pela fiscalização municipal, pode ensejar a cobrança, pelo Município, de uma taxa fundada no seu poder de polícia.
II. A União, por meio de lei complementar e atendendo a relevante interesse social, poderá conceder isenção de taxas estaduais.
III. Criança de doze anos não pode ser sujeito passivo do imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza.
IV. Tributo exigido em virtude de serviços públicos postos à disposição do contribuinte, mas não utilizados por ele, é uma taxa de serviço. 
		
	 
	Só as proposições I e IV são verdadeiras.
 
	
	Só as proposições I, II e IV são verdadeiras.
	
	Só a proposição IV é verdadeira.
 
	
	Só as proposições I e III são verdadeiras.
 
	
	Nenhuma das alternativas é verdadeira.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200722518939)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Constituição consagra princípios que concedem prazos para que a eficácia se produza. É vedado (à União, aos Estados, ao DF e aos Municípios) exigir ou majorar tributo no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou (CF88, art. 150, III, ¿b¿). Alguns tributos, no entanto, constituem exceções a esse princípio; são eles:
		
	
	IPI, IR e IOF
	
	Empréstimo Compulsório para investimento público, taxas e contribuições;
	 
	Empréstimo compulsórios para atender despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública e contribuições destinadas a financiar a seguridade social;
	
	ITR, IGF e ICMS
	 
	Empréstimo Compulsório (Guerra e Calamidade Pública), IE e ITR;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200722507749)
	
	O art. 3º CTN preceitua que: tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Explique as seguintes características do tributo: pecuniariedade, compulsoriedade e legalidade.
		
	
Sua Resposta: .
	
Compare com a sua resposta: Tais caracteristicas são assim designadas: A Pecuniariedade se refere ao fato de que o tributo deve ser pago em dinheiro ou valor equivalente. A Compulsoriedade é caracterisitica que estabelece que o tributo é obrigatório, ou seja, não é voluntário, não depende da vontade da pessoa/contribuinte. A Legalidade diz respeito a previsão legal, ou seja, que o tributo deve estar previsto em lei para ser exigido, e a Vinculação administrativa, se refere ao fato que o administrador não pode deixar de cobrar o tributo, ou seja, não há discricionariedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200722518946)
	
	A Constituição Federal, como limitação do poder de tributar, vedou à União, aos estados, ao DF e aos municípios a instituição de tributos sobre templos de qualquer culto, criando-se, dessaforma, uma imunidade tributária. CERTO OU ERRADO? Justifique.
		
	
Sua Resposta: .
	
Compare com a sua resposta: ERRADO. A limitação constitucional sobre a imposição tributária incidente sobre templos de qualquer culto se restringe, com exclusividade, aos impostos - não a todas as espécies tributárias.
	
	 VOLTAR          
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Outros materiais