SIMULADO DE CONSTITUCIONAL III
2 pág.

SIMULADO DE CONSTITUCIONAL III


DisciplinaDireito Constitucional III1.402 materiais11.946 seguidores
Pré-visualização1 página
1a Questão (Ref.: 201401432987)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma leitura neoconstitucional de superação da escola positivista - onde a lei posta era a fonte súpera do direito -; manifesta que os princípios passam a figurar ao lado e acima da lei e, num eventual conflito, o essedário vencedor serão os princípios, como regentes do ordenamento jurídico. Este novo modelo incorpora grandes transformações paradigmáticas na hermenêutica. Marque a única opção que não se coaduna com este modelo contemporâneo da interpretação constitucional:
		
	
	garantia da efetividade dos princípios jurídicos;
	 
	reconhecimento do direito como um sistema aberto de regras jurídicas.
	
	reaproximação entre a ética e o direito;
	 
	aproximação da aplicação axiomático-dedutiva do direito;
	
	aproximação da aplicação axiológica do direito;
		
	R: LETRA D
	
	 2a Questão (Ref.: 201401346713)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise cada item a seguir.
 I) A primeira dimensão dos direitos fundamentais se caracteriza pela sua aplicabilidade ligada ao conceito de mínimo existencial e da busca da igualdade material;
II) Com relação ao mínimo existencial, a melhor doutrina e a jurisprudência pátria já reconhecem sua plena justiciabilidade perante o poder judiciário;
III) Se é certo que os direitos estatais prestacionais são de eficácia progressiva, isso não significa dizer que possam ser considerados como meras normas de eficácia diferida, programática, limitada. Certamente não. São direitos que produzem, pelo simples reconhecimento constitucional, uma eficácia mínima;
IV) A meta central das Constituições modernas, e da Carta brasileira de 1988 em particular, pode ser resumida, na promoção exclusiva dos direitos individuais.
 Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	III e IV;
	 
	I, II e III.
	 
	II e III;
	 
	I e III;
		
	
R: F, F, V, F
	
	 3a Questão (Ref.: 201401875583)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do constitucionalismo e neoconstitucionalismo, assinale a opção incorreta.
		
	 
	O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico, com a clara separação entre direito e valores substantivos, como ética, moral e justiça.
	
	As constituições do pós-guerra promoveram inovações por meio da incorporação explícita, em seus textos, de anseios políticos, como a redução de desigualdades sociais, e de valores como a promoção da dignidade humana e dos direitos fundamentais.
	
	O neoconstitucionalismo caracteriza-se pela mudança de paradigma, de Estado Legislativo de Direito para Estado Constitucional de Direito, em que a Constituição passa a ocupar o centro de todo o sistema jurídico.
	
	A origem do constitucionalismo remonta à antiguidade clássica, especificamente ao povo hebreu, do qual partiram as primeiras manifestações desse movimento constitucional em busca de uma organização política fundada na limitação do poder absoluto.
	
	O constitucionalismo moderno representa uma técnica específica de limitação do poder com fins garantidores.
		
	R: LETRA A
	
	 4a Questão (Ref.: 201401346669)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a assertiva correta:
		
	 
	Não é permitida a criação de mais de uma organização sindical, representativa de uma mesma categoria profissional, em uma mesma base territorial.
	
	A contribuição para custeio do sistema confederativo da representação sindical é obrigatória para todos os membros da categoria profissional.
	
	A fundação de sindicato deverá ser homologada no órgão estatal competente.
	
	O aposentado não tem direito a participar de organização sindical.
	
	É facultada aos sindicatos a participação nas negociações coletivas de trabalho.
		
	
R: LETRA A
	
	 5a Questão (Ref.: 201401346724)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Questão 37 - Exame 01 - OAB-RJ) A Constituição da República Federativa do Brasil é:
		
	
	Democrática, porque a proposta de emenda que implique em abolir o voto direto, secreto, universal e periódico depende de plebiscito, além, de aprovação por três quintos dos votos dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional
	
	Flexível, porque admite alteração através de emenda;
	 
	Semi-rígida, porque só pode ser alterado mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, Presidente da República ou de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa dos seus membros;
	 
	Rígida, porque a sua alteração depende de processo qualificado, diverso do adotado para a reforma de lei ordinária;
		
R: LETRA D