Buscar

Questões trabalhos práticos e provas.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para Keynes é fundamental como o emprego juros e moeda são determinados e como influenciam ou são influenciados pelos outros. Segundo ele, a moeda possui um aspecto fundamental diferentemente do que acreditavam os ortodoxos, para os quais teria apenas a função de meio de troca, a moeda teria diversas outras funções, além de meio de troca, seria reserva de valor e tem liquidez. Dessa forma por ter liquidez garante liberdade ao individuo. A preferência pela liquidez ocorre por três motivos : 1)para transionar, a moeda é necessária e há uma defasagem temporal entre creditos e débitos, 2) reter moeda pode ser útil em caso de necessidades futuras e 3) pode-se reter moeda com objetivo de faze-la render no futuro, esse terceiro é o mais determinante. Para Keynes a questão das expectativas é uma questão fundamental. A taxa de juros para Keynes seria um premio a ser recebdio por abrir mão da preferência que os indivíduos tem pela liquidez, ao contrario do que a teoria ortodoxa para a qual a ataxa de juros seria um premio por poupar. Poupar para keynes é apenas não consumir hoje. O investimento vai depender da emc a saber: a taxa de desconto que tornaria o valor presente do fluxo de anuidades das rendas esperam desse capital durante toda a sua existência. O que os empresários decidem empregar hoje depende do nível de demanda e de oferta futura. Para haver uma taxa de juros de equilíbrio sem ser e pleno emprego haveria uma única taxa de juros de pleno emprego. Para os ortodoxos há uma taxa de juros que garante que poupança e investimento se igualem, Keynes diz que não é verdade porque há um fenômeno fundamental que é a preferência pela liquidez.
Demanda efetiva: o emprego é determinado pelas expectativas dos empresários sobre o futuro, eles não acreditam na lei de say segundo a qual a demanda estaria garantida, e tem como base o que esperam ganhar para empregar em produção hoje nem mais nem menos que o nível de demanda. Ele relaciona o rendimento esperado por uma unidade a mai do bem de capital medida pelo custo de produção dessa unidade(EMC) assim, quanto maior for esta relação mais o investidor vai querer investir. O que se espera por uma unidade a mais de bem de capital tem que ser maior ou igual a taxa de juros. Isso causa implicações, a primeira delas é a ideia de rendimento decrescente, ou seja, quanto maior o investimento, menor a eficiência marginal do capital, temos ainda o paradoxo da riqueza e da pobreza, isto é quanto mais rica a sociedade, menos da sua renda fica sacrificada para o consumo isto porque quanto melhor se está há elementos que garantem que se permaneça bem.
Para Minsky o problema está do fato de que ao estabilizar o sistema, a estabilidade de hoje será responsável por gerar uma instabilidade futura. Para ele isso acontece porque ao acreditar que o governo vai se encarregar de estabilizar as coisas, as pessoas vão arriscar mais, e a partir disso ele conclui que nem mesmo com o estado funcionando da melhor forma é possível haver estabilidade. Minsky propõe-se a estabelecer uma nova interpretação a cerca do investimento de inspiração keynesiama mas com maior ênfase sobre seus sdeterminantes de caráter financeiro. Para isso substituía a ideia do acelerador de Keynes pela formulação que faz com base nos fluxos de caixa. Além disso oferece nova interpretação a períodos de crise financeira. A políticas econômicas são essenciais para minsky. 
Minsky e Friedman: A primeira diferença entre os dois está no métodos dos autores, Friedman tem os supostos metodológicos do indutivismo e do empirismo, assim sua teoria se constroi a partir de fatos vivenciados concretamente e seus modelos tem como base nas explicações e dados estatísticos. Já minsky parte do método dedutivo, misturando teorias abstratas ao entendimento de instituições. Friedman é contrario a Keynes em sua teoria e diz que ela não dá conta da realidade, minsky faz uma releitura sobre a mesma, pois para ele Friedman tem uma visão muito simplista da questão da moeda. A maior diferença está na questão final, pois Friedman acredita que a instabilidade é gerada apenas pelo fato de que o governo não tem regras claras, e para minsky mesmo as regras e com pleno funcionamento não haverá estabilidade no sistema. 
		Bruna Nazareth.

Outros materiais