Buscar

28032016 6º AULA DE ORGANIZAÇÃO DO ESTADO PODER LEGISLATIVO

Prévia do material em texto

http://prazerjuridico.wix.com/prazerjuridico#!blank/pbr6h
PODER LEGISLATIVO
ESTATUTO DO CONGRESSISTA
INCOMPATIBILIDADE
Negocial artigo 54
Funcional artigo 54
Profissional artigo 54
Política artigo 54
PERDA DE CARGO
Cassação
Extinção
CONTROLE DO PODER LEGISLATIVO
Processo legislativo
Conceito
Procedimento
DIVISÃO
Iniciativa
Discussão e aprovação
Execução
INCOMPATIBILIDADES – são regras que impedem o congressista de exercer certas ocupações ou praticar certos atos cumulativamente com seu mandato, incompatibilidade com determinadas atividades.
NEGOCIAL – existe uma exceção que é quando assume cargo de ministro, artigo 56.
PERDA DO CARGO – artigo 55 são casos de perda constitucional. Fidelidade partidária não está prevista e foi feita através da jurisprudência, foi uma construção jurisprudencial, se mudar de partido após eleito perde o cargo, entende-se que o cargo seja qual for, deputado, vereador, senador é do partido e não da pessoa.
CONTROLE – não sofre nenhum controle salvo quando comete ato ilícito.
PROCESSO LEGISLATIVO
Série de atos concatenados que tem por finalidade elaborar as espécies normativas previstas na constituição, pode ser ditatorial ou democrático.
PROCEDIMENTO TEM TRÊS ELEMENTOS
Ato pelo qual estes atos concatenados se encadeiam, é o rito.
Ordinário – leis ordinárias (comuns).
Sumário – é o abreviado, destinado a elaboração de leis ordinárias em regime de urgência, solicitado pelo presidente da república nos termos do artigo 64, parágrafo primeiro.
Especial – é aquele que apresenta um procedimento especial, ou seja, destinado a elaboração das demais espécies normativas previstas no artigo 59.
O PROCESSO LEGISLATIVO POSSUI TRÊS FASES
Iniciativa – faculdade de propor um direito novo, ato que desencadeia o processo legislativo nas democracias, não está restrito ao poder legislativo, ou seja, a ideia de democracia é a ideia de compartilhar com outros poderes. Divide-se em três espécies a iniciativa.
Geral – comum, concorrente, algumas dessas pessoas dos poderes podem propor lei em qualquer matéria, significa quando a constituição atribui mais de uma pessoa ou órgão, a competência para apresentação de qualquer projeto de lei excluindo as competências reservadas a determinado órgão, ou seja, poder legislativo, o presidente e os cidadãos, a iniciativa popular é espécie da iniciativa geral, artigo 13 parágrafos primeiro e segundo da lei 9709/98.
Reservada – é aquela em que a competência para a propositura de determinado projeto de lei é atribuída a uma única pessoa ou órgão indicado pela Constituição Federal (presidente, STF, procurador geral da república, tribunais superiores, tribunal de contas, câmara dos deputados e senado).
Vinculada – é aquela que nos apresenta o caráter facultativo, sendo que apresentação do projeto de lei sobre dada questão é imposto pela constituição, no nosso sistema jurídico é o caso da apresentação do orçamento federal, sob pena de crime de responsabilidade. Para o presidente é obrigatória.
DISCUSSÃO E APROVAÇÃO
Quórum – votação e instalação, número necessário para instalar, iniciar os trabalhos, votação. Designa um número mínimo de pessoas para funcionamento do órgão legislativo.
Quórum maioria absoluta, é o número inteiro após a metade dos membros, total de membros. 
Quórum maioria simples, são os presentes na sessão legislativa, também é o número inteiro após a metade dos presentes.
Quórum maioria qualificada, é aquela que exige um número especial para a votação.
A aferição numérica do quórum é tomada pelos conceitos de maioria absoluta, simples ou qualificada. Para o processo de emenda ou de impeachment é qualificada.
APROVAÇÃO DAS ESPECIES NORMATIVAS.	
Instalação ou votação - (maioria absoluta, artigo 47) emenda constitucional, lei complementar, lei ordinária.
Aprovação – (maioria absoluta, artigo 67) lei complementar.
		 (maioria simples, artigo 47) leis ordinárias.
 (qualificado artigo 60), emendas.
	QUÓRUM
	LEI COMPLEMENTAR
	LEI ORDINÁRIA
	80
	51 MAIORIA ABSOLUTA
	41 MAIORIA SIMPLES
	60
	51 MAIORIA ABSOLUTA
	31 MAIORIA SIMPLES
	20 PARA INSTALAÇÃO
	DEVE TER
	MAIORIA ABSOLUTA
Artigo 64, ocorre nas duas casas do Congresso Nacional, Câmara é iniciadora e o Senado é a casa revisora, mas pode inverter, mas a maioria tem início na Câmara.
VOTAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS
1º rejeitado, é arquivado
2º aprovado vai para casa revisora, Senado.
VOTAÇÃO NO SENADO FEDERAL
1º rejeitado é arquivado
2º aprovado, sem emendas ou aprovado com emendas, se aprovado com emendas devolve para Câmara, se aprovada com emendas pela câmara vai para o presidente que sanciona, se rejeitada a emenda, vai para o presidente o projeto original, (despreza-se as emendas), que é enviado pela Câmara, que tem prevalência pois é a casa iniciadora.
Projetos de lei com início na Câmara, presidente, STF, deputados Federais, já para procurador da República e cidadão tanto faz ser uma ou em outra.
EXECUÇÃO
O presidente tem o poder nas suas mãos de sanção (sancionar), veto, promulgação e publicação.
Ato pelo qual o chefe do poder Executivo manifesta sua concordância com o projeto de lei proposto pelo poder legislativo, pode ser expresso ou tacitamente, expressa com a manifestação da vontade, declara sua concordância, na tácita o presidente silencia em um lapso de tempo de 15 dias, o silencio importa sanção.
VETO – ato pelo qual o presidente discorda, deve ser expresso, pois não existe veto tácito, deve indicar as razões do veto por dois motivos.
1º inconstitucionalidade ou interesse público, é o veto jurídico ou técnico.
2º deve ser expresso em 15 dias, veto total ou parcial.
RELATÓRIO DE LEITURA
38. EXPLIQUE A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO?
 A partir de 1988, surge um novo Estado, um novo Brasil, existe uma quebra do passado através de um movimento chamado constitucionalismo que tem como objetivo conquistar uma constituição, e a partir dela o Estado possa se organizar. Essa constituição é regra fundamental para estruturar o poder e assegurar direitos em face do Estado, a constituição tem natureza normativa, sua essência é de normas, fundamento de unidade e validade pois inaugura o sistema jurídico e organiza o Estado, organização, competência dos órgãos do Estados, disciplinando o poder, ou seja, a forma de estado, competências dos estados, e os direitos fundamentais e os seus desdobramentos são normatividade, limitação do poder e a unidade política da nação, pacto nacional.
O estado é o sujeito na ordem jurídica onde se busca o bem comum e deve ter obrigatoriamente três elementos, povo, poder, território, elementos materiais, formais e finais.
O Estado brasileiro se organiza como República Federativa do Brasil, pela, União, Estados, Municípios, Distrito Federal, é o federalismo de real importância para a República e indispensável ser indissolúvel, tem autonomia, ou seja, criar suas próprias normas através do Congresso Nacional, leis federais da União, observando os princípios constitucionais para todos os entes da federação, e as outras pessoas politicas também tem competência para criar suas normas desde que não sejam normas de competência da União.
Resumindo a organização do estado brasileiro se dá pela forma de governo, república, pelo sistema de governo, presidencialismo, e a forma de estado, federação, através disto decorre toda a organização interna e as competências para organização do estado brasileiro, sempre pautado na constituição.
39. NO QUE CONSISTE O ESTADO FEDERAL BRASILEIRO E SUA INDISSOLUBILIDADE?
O Estado Federal Brasileiro consiste em organizações políticas, União, Estados, Municípios, e o Distrito Federal que formam uma organização mais ampla ou um Estado central, porém possuem autonomia para definir assuntos de diversas naturezas, criação de leis, políticas públicas, criação e arrecadação de impostos, auto normatização, autoadministração, auto-organização e autopoder, esses entes políticos são indissolúveis, ou seja, não é permitido a separação de um membro, clausula pétreada Constituição Federal do Brasil.
40. QUAIS SÃO AS PESSOAS POLITICAS QUE COMPÕEM A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL?
União, Estados, municípios e o Distrito Federal, com autonomia política e a União está dividida em três poderes independentes e harmônicos entre si, Legislativo, Executivo e o Judiciário.
41. NO QUE CONSISTE A AUTONOMIA DAS PESSOAS POLÍTICAS?
Todas as pessoas políticas do República Federativa do Brasil são dotadas de autonomia, ou seja, auto-organização, capacidade de criar suas próprias normas de direito público para garantir o bem comum.
A União pessoa de direito público interno e externo, configurando como unidade política autônoma, União Federal.
Os estados membros são pessoas jurídicas de direito público interno dotados de autonomia segundos os preceitos da Constituição Federal e essa autonomia se desdobra em outras quatro:
Auto-organização
Auto normatização
Autoadministração
Autopoder – executivo, legislativo e judiciário essa autonomia não é ilimitada é preciso respeitar os princípios da constituição.
http://prazerjuridico.wix.com/prazerjuridico#!blank/pbr6h

Continue navegando