Buscar

APOL 04 ADMIN E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES NOTA 100


Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/5
(Adaptado IDECAN- DETRAN/RO- 2014) Para Gonçalves (1997), o atual desenho organizacional das empresas força os administradores a redistribuir os recursos humanos ao longo dos processos, formar parcerias e até mesmo redes de empresas, pois nem todos os recursos necessários encontram-se dentro de uma organização. As empresas agora funcionam com quadro de pessoal mais enxuto, menor numero de níveis hierárquicos, terceirizações e uso de desenho organizacional baseado nos processos, redistribuição das tarefas e novas formas de estrutura organizacional. Uma das novas formas de flexibilização organizacional é o empoderamento dos colaboradores.
Para distribuir níveis adequados de autoridade e responsabilidade por toda a organização, torna-se necessário fortalecer todos os seus membros. São fatores que propiciam o empoderamento das pessoas, EXCETO:
	A
	Recompensar as pessoas
	B
	Proporcionar informação
	C
	Desenvolver Competências
	D
	Concentrar Responsabilidades
Questão 2/5
(CESGRANRIO/IBGE/2014) Geralmente os autores neoclássicos da administração dedicam um ou mais capítulos de seus trabalhos à questão do grau de descentralização administrativa de uma organização.
Quando se analisam as vantagens e as desvantagens da descentralização conclui-se que, em estruturas descentralizadas:
	A
	As decisões, por um lado, são tomadas mais lentamente pelos executores da ação, mas, por outro lado, pode haver falta de informação e de coordenação entre os departamentos envolvidos.
	B
	A pequena participação no processo decisório promove baixa motivação entre os administradores médios e risco da subojetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresariais.
	C
	Um clima de competitividade negativa se forma dentro da organização, já que as pessoas se comparam e são avaliadas com base em resultados, e o controle e tratamento uniformizado de problemas são difíceis.
	D
	 A qualidade das decisões pode melhorar, à medida que seu volume e complexidade se reduzem, mas as políticas e os procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.
Questão 3/5
Os grupos de funcionários da mesma área, que se encontram com frequência semanal ou mensal a fim de discutir e recomendar soluções para os problemas de trabalho, constituem as(os):
	A
	equipes de trabalho.
	B
	equipes de solução de problemas.
	C
	grupos gerenciais.
	D
	círculos de qualidade.
	E
	grupos de trabalho.
Questão 4/5
O envolvimento do funcionário pode ser definido como um processo participativo que utiliza a competência total dos funcionários e se destina a encorajar o maior comprometimento com o sucesso da organização. É envolver os trabalhadores nas decisões que os afetam e aumentar sua autonomia e controle sobre sua vida profissional, assim se tornarão mais motivados, mais comprometidos com a organização, mais produtivos e mais satisfeitos com seus trabalhos. O programa de envolvimento do funcionário onde os subordinados compartilham um grau significativo de poder de tomada de decisão com seus superiores imediatos é do tipo?
	A
	Participação Representativa
	B
	Círculos de Qualidade
	C
	Administração Participativa
	D
	Planos de Participação Acionária
	E
	Gestão de Qualidade Total
Alternativa c)
A Gestão (ou Administração) Participativa designa um tipo de gestão das organizações que coloca a ênfase na participação dos colaboradores, de todos os níveis hierárquicos, no processo de tomada de decisão. Nesta forma de gestão é dada a possibilidade aos colaboradores de questionar, propor, opinar e discutir situações da vida e da gestão da organização. As pessoas dos diversos níveis hierárquicos são estimuladas a participar no processo de gestão de forma que todos sejam comprometidos com os objetivos e os resultados organizacionais. De acordo com os seus defensores, além de contribuir para melhorar a qualidade das decisões e para obter o comprometimento de todos com as decisões tomadas, a gestão participativa contribui para uma maior motivação de todos e, por essa via, para o aumento da produtividade e da eficiência.
Enciclopédia de Gestão
Questão 5/5
Dentre as vantagens para a instituição, destaca-se o comprometimento dos funcionários, que é alcançado com uma gestão mais participativa. Sobre a Administração Participativa, considere:
I. É uma das ideias mais antigas da administração e tem suas raízes no Japão.
II. É considerada um dos novos paradigmas da administração, já que esse modelo de gestão integra as práticas mais avançadas nas relações de trabalho.
III. O diferencial desse modelo está em integrar os princípios de participação em um modelo estratégico de gestão articulado e considerado legítimo para toda a organização.
IV. Esse modelo exige flexibilidade da alta administração para permitir acesso às informações necessárias para que se possa tomar a decisão mais adequada possível.
Está correto o que se afirma APENAS em:
	A
	II, III e IV.
	B
	I e II.
	C
	I, II e IV.
	D
	I e IV.
	E
	II e IV.
I - errada, porque a origem foi na Grécia;
 II - correta;
 III - correta;
IV - correta.
 Texto complementar:
 A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que teve origem há mais de 2000 anos na Grécia, com a Democracia. Essa filosofia valoriza a capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações. 
Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.
Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores da organização. A meta da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as interfaces.
No modelo participativo, predominam a liderança, a disciplina e a autonomia. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.
Fonte: Wikepédia