QUESTÕES PARA A PROVA DE SOCIOLOGIA
9 pág.

QUESTÕES PARA A PROVA DE SOCIOLOGIA


DisciplinaSociologia23.524 materiais383.288 seguidores
Pré-visualização3 páginas
QUESTÕES PARA A PROVA DE SOCIOLOGIA \u2013 II SEMESTRE 
Serviço Social Unopar \u2013 Professor Sérgio \u2013 Agosto de 2013
Por que a Sociologia não existia nas sociedades pré-capitalistas? 
Porque a sociedade não era um objeto de estudo. As pessoas moravam fora dos centros, eram pacatas, produção manufatureira, baseada em economia de subsistência e em trocas.
Por que a Sociologia é conhecida como a ciência da crise? 
A sociologia é uma ciência que surge em meio à queda da sociedade feudal e a consolidação na nova civilização, a capitalista. Com uma história \u201cnova\u201d, onde o homem confronta-se com problemas inéditos, a sociologia vem com intuito de compreender a nova sociedade formada. Ela nasce após a revolução industrial. Junto com o crescimento cidades e a sociedade passa a ser objeto de estudo.
O que é Sociologia? 
R= é a ciência da sociedade pela interação dos homens na sociedade é que estudo o ser humano nas suas diversas associações.
É a ciência da sociedade, que em sua unidade trás à tona, conteúdos e processos humanos por meio de associação em unidades concretas. É a interação dos homens na sociedade, estuda o ser humano nas suas diversas associações.
Comente sobre o surgimento da Sociologia na Europa e no Brasil. 
A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um \u201cantídoto\u201d para a desintegração social.O termo foi cunhado por Auguste Comte, da palavra latinsocius (associação) e o grego lógus (estudo). 
O surgimento da Sociologia no Brasil, também conhecida como Sociologia Brasileira, teve início a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os estudiosos dessa área passaram a se dedicar a pesquisas que visavam construir um entendimento acerca da formação da sociedade brasileira analisando temáticas cruciais para essa compreensão. Assim, eles voltaram-se para estudos referentes a escravatura e a abolição, estudos sobre índios e negros e o êxodo dessas populações, e mesmo analises sobre o processo de colonização.A compreensão desses assuntos mostrou-se realmente uma vez que se buscava compreender a formação da sociedade brasileira. Isso porque a formação da população brasileira, das relações de trabalho e da consciência e cidadania, passava inevitavelmente pela compreensão destas temáticas.
Fale sobre o método positivista. 
Para Comte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial - processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799). Em linhas gerais, ele propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica (embora incorporando-as em uma filosofia da história). Assim, o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma éticahumana radical, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte.É uma ciencia que conslida a ordem pública \u2013 Ordem e Progresso.
Comente o núcleo da Filosofia de Comte.
O núcleo da filosofia de Comte se baseia na idéia de que a sociedade só pode ser convenientemente reorganizada através de uma completa reforma intelectual do homem. Com isso, distintingue-se de outros filósofos de sua época como Saint-Simon e Fourier, preocupados também com a reforma das instituições, mas que prescreviam modos mais diretos para efetivá-la. Enquanto esses pensadores pregavam a ação prática imediata, Comte achava que antes disso seria necessário fornecer aos homens novos hábitos de pensar de acordo com o esta\u200bdo das ciências de seu tempo. Por essa razão, o sistema comteano estruturou-se em torno de três temas básicos. Em primeiro lugar, uma filosofia da história com o objetivo de mostrar as razões pelas quais uma certa maneira de pensar (chamada por ele filosofia positiva ou pensamento positivo) deve imperar entre os homens. Em segundo lugar, uma fundamentação e classificação das ciências baseadas na filosofia positiva. Finalmente, uma sociologia que, deter\u200bminando a estrutura e os processos de modificação da sociedade permitisse a reforma prática das instituições. A esse deve-se acrescentar a forma religiosa assumida pelo plano de renovação social, proposto por Comte nos seus últimos anos de vida. 
Diferencie positivismo Ortodoxo e Heterodoxo.
Os adeptos do Positivismo se dividiram em dois grupos opostos: Um Ortodoxo que seguia Comte em sua fase religiosa e outro Heterodoxo que se manteve fiel aos primeiros estudos científicos e filosóficos de A. Comte.
O que são fatos sociais? 
Fatos sociais são \u201ccoisas\u201d. Com essa afirmação, Durkheim se refere a qualquer \u201ccoisa\u201d, própria da sociedade a que pertence um indivíduo, capaz de exercer algum tipo de coerção sobre ele, Isso significa que o fato social é independente e exterior ao indivíduo, e é capaz de condicionar ou mesmo determinar suas ações.
 Quais as características dos Fatos Sociais? 
Os fatos sociais podem, assim, ser definidos por três princípios básicos: 
a coercitividade, ou força que exercem sobre os indivíduos, obrigando-os, através do constrangimento, a se conformar com as regras, normas e valores vigentes;
a exterioridade, ou fato de serem padrões exteriores aos indivíduos e independentes de sua consciência;
a generalidade, ou fato de serem coletivos e permearem toda a sociedade sobre a qual atuam.
 Por que o nome Funcionalismo? 
Funcionalismo (do Latim fungere, \u2018desempenhar\u2019) é um ramo da antropologia e das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas conseqüências para sociedade como um todo. É uma corrente sociológica associada à obra de Émile Durkheim. Para ele cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. A sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada com o estudo do fato social que, segundo Durkheim, apresenta características específicas: exterioridade e a coercividade. O fato social é exterior, na medida em que existe antes do próprio indivíduo, e coercivo, na medida em que a sociedade se impõe, sem o consentimento prévio do indivíduo.
 Fale o método de estudo da sociologia segundo Durkheim.
Durkheim procurando conhecer a vida social, uma das preocupações dele era avaliar qual método permitiria fazê-lo de maneira cientifica, superando as deficiências do senso comum. São os subsídios de estudo da sociologia, segundo Durkheim. Os fatos que o autor designar acontecimentos sociais, \u201cprimeiro há que estudar a sociedade no seu aspecto exterior\u201d.
 Comente sobre os quatro princípios fundamentais do sistema sociológico.
Dar à sociologia uma base empírica, ou seja, o seu objeto -fato social- deve ser estudado a partir da experiência propriamente dita e assim adquirir uma veracidade maior acerca do que está sendo estudado. 
Ressaltar a emergência do individualismo na sociedade moderna, que desde aquela época já estava em crescente desenvolvimento e que, de alguma forma, contraria o que prega tal teoria no que diz respeito à harmonia social e à solidariedade.
Destacar as fontes e a natureza da autoridade moral que, de acordo com Émile, é elemento regulador do consenso as sociedade.
Defender as implicações práticas da ciência moral, uma vez que somente a partir da consciência coletiva é que o indivíduo reconhece a importância de sua função na sociedade e isso deve acontecer para que esta funcione de modo satisfatório.
Fale dos Fatos Sociais Normais e Patológicos. Coesão e Dispersão.
Para Durkheim a sociedade, como todo organismo, apresenta estados
Rogher
Rogher fez um comentário
Ótimo
0 aprovações
Santos
Santos fez um comentário
excelente...
0 aprovações
Valdirlei
Valdirlei fez um comentário
obrigado
0 aprovações
Michele
Michele fez um comentário
Muito bom. obrigada ?
0 aprovações
Kelle
Kelle fez um comentário
muito bom, obrigado
0 aprovações
Carregar mais