Buscar

Fisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	ORGÃO	HORMÔNIO	FUNÇÃO/AÇÃO	ORGÃO 	HORMÔNIO	FUNÇÃO/AÇÃO
	SISTEMA DIGESTIVO	Gastrina	Estimula a produção do suco gastrico	PLACENTA 	Estradiol	Suprir a falta de estradiol produzido pelo ovário.
	Secrina	Atua no pâncreas para este aumentar o PH através do bicarbonato. 	Progesterona 	Suprir a falta de produção do ovário. 
	Somatomamotropina
	Colescitoquinina 	Atua na visícula biliar estimulando a bilis ir ao duodeno, e no pâncreas estimulando o suco pancreatico a ir também 	Coriônica	Aumentar a glândulas mamária.
	Gonadotrofina Coriônica:	Manter o corpo lúteo.
	HIPOTÁLAMO 
	Enterogastrona 	Atua no estômago inibindo o peristaltismo estomacal. 	Adeno ------------------->	GH
	ACTH
	TSH
	TIMO 	Timopeitina 	Atua nos gânglios linfáticos estimulando a produção de linfócitos. 	Prolactina	Estimula a produção de leite. 
	Só com infecção.!!!	FSH - LH 	LH- Função sistemica. 
	Neuro -------------------->	Ocitocina 	Promove a contração uterina e o reflexo da ejeção de leite. 
	Timosina 	Desenvolves e diferencia os linfócitos.
	CORAÇÃO 	Peptidio Atrial Natriurético 	Faz o rim excretar mais sódio, aumenando o volemia.(volume de sangue).	ADH	Deixa o néfon impermeável, faz vaso constrição e controla a diurese.
	Quando o coração sofre uma sobregarca cardiaca produz.
	TIREÓIDE 	TSH 	A hipófise estímula TSH que produz T3 e T4. 
	FÍGADO 	Angiotensina 2 	Atua na arteriola eferente fazendo vaso constrição, diminui a vazão que congestina fazendo filtar, isso diminui a volemia e a pressão.ERRADO Atua no córtex renal produzindo aldosterona que absorve mais sódio, onde aumenta a vazão. ERRADO Atua nas células mensageiras fazendo elas contrairem para não vazar, aumentando volemia, pressão. CORRETO.	OBS: T3=> Só dura 1 dia. /// T4=> Dura 7 dias. /// O T4 se transforma em T3 pela desiodização periférica. 
	PARATOREÓIDE 	PTH 	PTH atua no osso afastando osteoblasto;Os osteoblastos produzem RANK L para indicar (Quimiotaxia) o ponto exposto pro PTH, também aumenta a permeabilidade dos vassos sanguineos. Os osteoblasto também produz o Fator Indutor De Células Micróficas: Tem a função de unir varios macrofagos formando um osteoclasto. O PTH estiula os osteoclasto a libera enzimas que dissovem colágeno fazendo o calcio ir para o sangue. PTH (estimulante). 
	SÓ COM HIPOGLICEMIA
	Fatores de crscimento similares a insulina. 	Faz o açucar entrar mesmo com a célula block insulina, evitando diabetes. 
	PELE 	Vitamina D3	Produzida através da radiação solar.
	RIM 	Calciferol	Se ta hipoglicemico é produzido, atuando no rim (reabsorção Ca) e no intestino (absorção de Ca.	CÉLULAS C 	Calcitocina 	Surge para freiar a ação descontrolada do ostepclasto- DOWN REGULATION 
	PÂNCREAS 	Insulina (Hiperglicemico)	Produz glicogênio que é um maciço de glicose para diminuir a glicemia. Se chama GLICOGÊNESE. 
	Eritopoetina	Hôrmonio produzindo do rim, quando á HIPOXIA, atua na medula ossea vermelha.
	Glucagon (Hipoglicemia) 	Faz a quebra do glicogênio em glicose, soltando no sangue para aumentar a glicemia. Se chama GLICOGENÓLISE 
	TECIDO ADIPOSO 	Leptina 	 *Centro da fome * E interfere na tereóide diminuindo metabolismo
	ORGÃO 	HORMÔNIO 	FUNÇÃO/AÇÃO 
	SUPRA RENAL 	Aldosterona (Zona Glomerular).	Responsavél pela produção de aldosterona: -Angiotensina 2 -NA: Em níveis baixos para produzir aldosterona, ela aumenta a reabsorção. -K: O Potassio em nível alto. 
	Cortisol (Zona Fasciculada) -Emoções extremas 	Carbo: Quebra glicogenio em glicose para aumentar a energia. Gordura: Utiliza gordura estocada para dar mais energia. Proteína:cortisol faz com que as células, de um modo geral, reduzam a síntese de proteínas e aumentem a lise das mesmas. Deixa aminoácidos flutuantes o que ajuda na cicatrização, menos no fígado. 
	Androgênios (Zona Reticular) 	Garantir as características sexuais primárias (DHEA e Andrstenediona) são importantes até a adolescência só. 
Plan2
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais