Buscar

A Ultima guerra do prata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório: A última guerra do Prata
“As guerras mudam tudo.” É assim que se inicia o documentário que fala sobre a guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança. De um lado Brasil, Argentina e Uruguai e do outro Paraguai, um número alto de mortos no conflito e diversas perguntas até hoje. Como proposta inicial, o documentário propõe-se a mostrar a versão de todos os envolvidos do mesmo fato, assim como também considerar o fato de que a História traz diversas interpretações, logo, não é possível se ter uma verdade absoluta ou dar razão a alguém. 
 Um dos personagens principais da guerra é o Rio da Prata, devido a sua localização estratégica, o rio presenciou diversas guerras e conflitos. 
Existem várias visões para explicar a mesma guerra, entre elas a participação britânica, o expansionismo comercial paraguaio, entre muitos outros. O documentário começa contando a história desde seu princípio, ou seja, cada local anteriormente a guerra e sua formação. Brasil, Paraguai, Províncias Unidas do Prata (Argentina, mais tarde) e o Uruguai. 
Um apanhado geral de guerras por territórios, conflitos políticos e acessos as rotas de comércio, que envolvem todos os inseridos no conflito de mais tarde é mostrado no documentário até que se chegue na guerra de fato. 
Os primeiros anos da guerra começaram com uma tensão entre Brasil e Uruguai, acabou envolvendo o Paraguai em socorro ao Uruguai, declarando guerra ao Brasil, no ano de 1864. O governo Paraguaio esperava contar com o apoio Argentino, que não aconteceu, contrariamente favoreceu a aliança entre Brasil e Argentina contra os paraguaios. Solano López, presidente do Paraguai deu início então a uma ofensiva contra o Brasil, apreendendo o navio “Marquês de Olinda”, que levava o novo presidente da província do Mato Grosso, as tropas paraguaias partiram em ataque ao Mato Grosso e ao Rio Grande do Sul, porém, um problema para que as tropas passassem pela Argentina, fizeram que paraguaios também declarassem guerra a eles. 
Havia um interesse em uma guerra rápida, a tríplice aliança colocou seus objetivos em um tratado que foi mantido em sigilo. O exército Brasileiro foi composto por muitos homens, inclusive a guarda nacional, para assegurar o número de homens, o Brasil também abriu a possibilidade de voluntariar-se e oferta de liberdade a escravos que fosse guerrear. Existem casos de mulheres brasileiras que também se voluntariaram para lutarem pelo brasil. 
Em Julho de 1865, Paraguai perde uma importante batalha contra a Marinha Brasileira, que decreta o destino trágico dos paraguaios durante a guerra. O abastecimento de armas foi interrompido, então, Paraguai foi atacado, o que chamamos de Batalha do Riachuelo. Em um ataque ao acampamento de brasileiros, Paraguaios sofreram outro massacre, perdendo cerca de 6 mil homens em uma única batalha, esta, ficou conhecida como a Batalha de Tuyuti. 
Aos poucos é possível se ter mais informações que podem trazer ainda mais conhecimentos e dúvidas para História, como as fotografias tiradas na época, trazendo um verdadeiro impacto do que foi a guerra, ainda assim, é preciso tomar cuidado com os acervos que se tem, assim como se tem ao estudar qualquer outro fato. 
O Paraguai foi diversas vezes derrotado em seu território, Solano López tentou um acordo selando paz com a Argentina, mas o acordo anterior firmado com a tríplice aliança impede isso. 
Tomada desde 1868, Paraguai acabou caindo, sendo totalmente destruído, até mesmo sua capital. As pessoas já esperavam pelo fim da guerra, porém, não foi o que ocorreu. Duque de Caxias retornou ao Rio de Janeiro de 1869, o Imperador Brasileiro denominou um novo comandante para as tropas brasileiras, o que estava próximo ao fim, se estendeu por mais um ano. 
Ainda em 1869, os brasileiros eram acusados pelas mais diversas atrocidades contra os paraguaios que já não tinham mais com que lutar, mandando inclusive crianças para luta. A população paraguaia foi dizimada pela fome, doenças e etc. 
Em 1 março de 1870, Solano López é localizado próximo a uma fronteira brasileira, fora golpeado com uma lança, dando fim à guerra do Paraguai. “Morro com a minha pátria”, teria sido a última frase do presidente dos derrotados na guerra. 
O fim da guerra foi muito comentado no Brasil, e até mesmo comemorado. Porém, ao voltarem, os soldados encontraram um pais quebrado, sem a menor condições de honrar os compromissos outrora firmado. Em 1872, o Brasil firmou um tratado de paz com Paraguai, a aliança com Argentina durou pouco tempo pós guerra. 
Foram para guerra em nome do Brasil, cerca de 139 mil soldados, estima-se que 50 mil morreram. 5.500 soldados Uruguaios foram para Guerra, cerca de 500 retornaram, Argentinos eram 30 mil, pós guerra as baixas ficam em 18 mil. O Paraguai foi o mais afetado, a população antes da guerra era entre 400 e 500 mil pessoas, já o pós guerra, traz apenas 200 mil Paraguaios, onde apenas 28 mil eram homens adultos. Nesse período se usam muito o trabalho das mulheres paraguaias. Quinze ou vinte anos depois da guerra, o Paraguai entra na “modernidade”. 
A Guerra do Paraguai jogou o Brasil em uma crise econômica que enfraqueceu a monarquia, por mais que existisse um pouco de orgulho nacional pela vitória, a Monarquia enfraqueceu. No fim da guerra, já é possível notar a fragilidade da monarquia. 
A Argentina, por mais que muitas vezes a Historiografia local negue, pode-se dizer que consolidou-se como estado pós guerra, devido ao fornecimento de armas. O Uruguai que foi na verdade uma das principais razões para que a guerra acontecesse também foi beneficiado economicamente pela guerra, telégrafo, ferrovia e até eletricidade podem ser vistas como essas contribuições. 
Paraguai culpou Solano López pela derrota, porém, uma reconstrução de sua imagem lhe tornou herói, houve uma revalorização de sua imagem, um novo herói. Ainda assim, tanto ele, quanto o pai, não são unanimemente queridos pelos paraguaios. 
A guerra gerou várias visões do mesmo fato contadas por cada um dos participantes e de diferentes formas. Atribuir a responsabilidade a Inglaterra é uma das teses que já foram defendidas, porém, não existe nada que comprove de fato e nem mesmo que dê sentido aos que os autores tentam sustentar. A ausência de documentação é justamente o que derruba todos os argumentos que fuja daquilo que a Historiografia tradicional já produziu. 
A maior guerra da América do Sul ainda é tema que pode trazer à tona diversas interpretações, muitas vezes parecendo estar esquecida, é possível notar a presença do ocorrido em muitos locais nos países envolvidos, inclusive a certeza que graças aos estudos feitos, nos trazem a única certeza tanto para beneficiados ou prejudicados, envolvidos e não envolvidos, que o conflito trata-se de uma tragédia. 
 
A ULTIMA GUERRA DO PRATA. Direção de Alan Arrais. Produção de TV Escola. S.I: Digitallcine, 2014. Son. Color. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video/a-ultima-guerra-do-prata> Acesso em: 21 out 2015.

Outros materiais