Buscar

A pedagogia e uma ciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A pedagogia e uma ciência. E seu objeto de estudo e bastante amplo chega ate a ser complexo a pedagogia se ocupa em investigar os problemas educacionais estabelecendo uma solução para a problemática. Sabe-se que a educação e uma pratica social que ocorre em várias atividades humanas na família, igreja, escola no trabalho, e outras. Entretanto a pedagogia vem nortear o trabalho educativo dando um caminho uma direção formando cidadãos críticos transformando o homem em ser humano melhor, que sendo ético e correto vai utilizar todos os seus conhecimentos para o seu bem e dos seus semelhantes, isto significa que o educando está sendo formado em sua totalidade. A pedagogia se ocupa em promover o desenvolvimento integral da pessoa em sua formação.	
Há também uma questão muito importante e que merece destaque, a pedagogia como pratica cultural. Pois a cultura está em todo lugar ela e transmitida não só pelo convívio social mais também pela mídia, e suas tecnologias, a escola tem o papel de trazer a realidade cultural do indivíduo sem padronizar mais acolher, e trabalhar essa cultura, e no entanto a todo momento escola está sendo chamada para acolher e trabalhar com alunos de diferentes culturas dessa forma a escola pode expandir os recursos culturais da comunidade a onde a escola está inserida promovendo atividades em que o alunado desempenham papel crítico. 
A pedagogia não e o único campo que tem a como objeto de estudo a educação. A sociologia, a psicologia, a economia e a linguística pode ter a educação como seu objeto de investigação dentro seus próprios conceitos. E a pedagogia e um campo com identidade própria convêm salientar que e vasto a diversidade de praticas educativas na sociedade educação formal não formal. Diante dessa análise a pedagogia continua espirando a educação, muitos caminhos foram percorridos muitas dificuldades e desafios. E luta continua por uma sociedade justa uma escola que todos possa fazer parte dela, em outras palavras uma escola inclusiva, e professores bem preparados para atuar com dignidade.

Outros materiais