Buscar

EXERCICIOS APREND HIST MOD DA TRANS. DO FEUDAL AS REFOR RELIGIOSAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM AULAS 1 À 5
AULA 1
	¿A instituição das corveias variava de acordo com os domínios senhoriais, e, no interior de cada um, de acordo com o estatuto jurídico dos camponeses, ou de seus mansos [parcelas de terra].¿ Marc Bloch. Os caracteres originais da França rural, 1952. Esta frase sobre o feudalismo trata:
	
	
	
	do comitatus
	 Certo
	da servidão
	
	do colonato
	
	da vassalagem
	
	da guilda
	Sobre o período conhecido como Idade Moderna, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	A modernidade acabou atingindo outros continentes.
	
	A modernidade atinge também outros países fora do eixo Inglaterra ¿ França e Península Ibérica.
	
	As expansões marítimas contribuíram para a expansão das ideias da modernidade.
	 Certo
	A Idade Moderna ocorreu apenas na Europa.
	
	A Idade Moderna trouxe uma ideia antropocêntrica de mundo.
	O feudalismo foi um fenômeno histórico que teve sua origem relacionada à ruralização da sociedade. Na época moderna, no contexto da Europa Ocidental, verificou revolução social, na qual o feudalismo dá lugar ao capitalismo. Foram causas da desagregação da ordem econômica feudal, EXCETO:
	
	
	
	Um recuo da servidão, com muitos servos fugindo ou se transformando em pequenos arrendatários, constituindo pequenas propriedades rurais;
	
	A peste negra ou bubônica em 1348, vinda do Oriete Médio, atingiu a população europeia, dizimando em cerca de 30%
	
	As constantes e pesadas chuvas caídas sobre a Europa Ocidental, entre 1315 e 1317, devastaram os campos e prejudicaram as colheitas;
	
	O estabelecimento de uma nova classe social, a burguesa, resultou no deslocamento do eixo econômico da área rural agrícola para o comércio urbano;
	 Certo
	A forte capitalização realizada pelos artesãos e a criação de grandes unidades industriais;
	Na transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, dentre as características abaixo, qual pode ser considerada correta ?
	
	
	A arte renascentista preocupou-se com a religião e, tecnicamente, com o jogo de cores, luzes e sombras, mas, focada em uma forte herança da antiguidade
	
	Os princípios do racionalismo e do humanismo tiveram origem na teologia medieval, que defendia a independência da razão frente ao mundo espiritual.
	
	O Renascimento artístico optou pelo gradual abandono dos valores e formas da Antigüidade Clássica que haviam sido resgatados durante a Idade Média.
	
	Na inspiração artística da Renascença, os motivos religiosos constituíram uma exceção. No conjunto das obras do período, este foi o caso de Velázquez e Rembrandt.
	 Certo
	O homem do renascimento considerava-se inserido em um ¿tempo novo¿, que expressava a concepção de mundo de uma sociedade marcada pelo desenvolvimento da economia mercantil.
	O processo de transição do feudalismo para o capitalismo foi realizado por uma série de transformações sócio-econômicas. Dentre elas podemos citar:
	
	 Certo
	o maior desenvolvimento da vida urbana e das atividades ligadas ao comércio.
	
	ampliação das relações de suserania e vassalagem.
	
	a manutenção das rotas terrestres de comércio que conectavam a Europa às Índias.
	
	a laceração das relações servis e substituição plena pelo assalariamento.
	
	a substituição da produção artesanal pela industrial.
	´´É interessante pensar que sempre que falamos de Idade Moderna temos em mente algo radicalmente diferente da Idade média, como se a era anterior tivesse simplesmente desaparecido para dar lugar a uma nova mentalidade, moderna e arrojada.´´ Esta afirmação:
	
	
	
	é correta, já que essa é a grande ruptura, o momento em que o homem alcançou sua liberdade.
	 Certo
	é parcialmente correta, como as socieades são marcadas por continuidades e rupturas, são as rupturas e reflexões que se manifestavam durante a Idade Média que se consolidam na modernidade.
	
	é parcialmente correta, já que apesar de racicalmente diferente, os membros da Igreja tentaram manter a mentalidade medieval.
	
	é parcialmente incorreta, uma vez que não é a mentalidade que muda, a grande mudança é política, pois o rei é criado para unificar o poder, rompendo com as repúblicas medievais.
	 Errado
	é incorreta, já que as transformações sociais são constantes, e a Idade Média e a Idade Moderna não tem diferenças.
AULA 2
	A máquina desenvolvida por Gutenberg e suas consequências como a imprensa, revolucionaram a Europa pois:
	
	
	reduziram o índice de analfabetismo a próximo a zero.
	
	criaram a Reforma Protestante
	 Certo
	aumentaram as possibilidades de leitura.
	
	aumentaram as revoltas camponesas
	
	reduziram a fome.
	Analisando a sociedade moderna, segundo o historiador português Vitorino Magalhães Godinho em sua obra "A estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa". Onde se extraiu: Na sociedade do antigo regime, o mais visível é a divisão em estados ou ordens: clero, nobreza, braço popular. É uma divisão jurídica, por um lado, e é, por outro, uma divisão de valores e comportamentos. As pessoas estão distribuídas por categorias, que se distinguem pelo nome, pela forma de tratamento, pelo traje e pelas penas a que estão sujeitas. Podemos entender com esse trecho do livro que:
	
	
	Nessa época, podemos entender que há uma grande mobilidade social, pois o que realmente importa é o valor do homem, não o nascimento do mesmo.
	
	Podemos entender que não existe mobilidade social e o maior valor que a sociedade possui é o valor monetário, tendo dinheiro, o homem determina sua vida.
	 Certo
	Isso quer dizer que, embora exista uma ascensão econômica por parte daqueles que se dedicam ao comércio, a estrutura baseada em estados permanece, ainda que não seja, a rigor, tão estanque como a medieval. O que devemos entender é que a pertença a uma classe social determina toda a vida do indivíduo.
	
	Isso quer dizer que não existe muita mobilidade social, mas acaba existindo pela possibilidade de chegar à elite e aos altos cargos e até mesmo a direção do Estado alguns burgueses que ficaram muito ricos e substituíam os reis.
	
	Essa divisão não existiu, ela realmente foi criada e desenvolvida por historiadores que não conseguiam entender como alguém poderia nascer camponês e chegar ao posto de rei. Então eles criaram uma divisão na sociedade como um modelo ideal.
	Acerca da sociedade do Antigo Regime, é correto analisar que :
	
	
	
	Aqueles que se dedicavam ao comércio poderiam requerer mudança em sua condição social mediante pagamentos
	
	Havia a possibilidade de mudança social a partir de acordos entre senhores feudais e seus servos.
	
	Nobres e servos possuíam direitos comuns, o que determinava o espaço de atuação de cada um deles
	 Certo
	O fato de pertencer a uma determinada classe social determina toda a vida do indivíduo e sua condição dentro de uma dada sociedade.
	
	De acordo com uma maior participação no desenvolvimento da estrutura vigente no Antigo Regime, um servo poderia ser agraciado com cargos que o colocassem perto de se tornar um nobre
	Em meados do século XV, uma invenção mudou toda uma época e permitiu a amplitude do conhecimento, fazendo parte dos marcos iniciais da Era Moderna. Estamos falando da
	
	
	
	Imagem
	 Certo
	Imprensa
	
	Escrita
	
	Transcrição
	
	Fotografia
	"...a corte real do Ancien Regime sempre acumulou duas funções: a de instância máxima de estruturação da grande família real e a de órgão central da administração do Estado como um todo, ou seja, a função de governo" (ELIAS, 2001, p. 27). A partir da citação acima, podemos concluir que para o autor a corte:
	
	
	
	Era um dos órgãos de administração do Estado e atuava junto aos camponeses no intuito de controlar toda a produção
	
	Era um local de intensa mobilidade social e apresentava elementos dos mais variados
	
	Apresentava uma liderança única
e tinha vários seguidores
	 Certo
	Tinha uma forte representação e era o símbolo máximo do poder político e local
	
	Dela faziam parte os burgueses, classe social que então já começava a se tornar de intenso significado para a estrutura do Antigo Regime
	Entre o final da Idade Média e o início da Moderna consolidou-se a vida nos burgos e surge um tipo social moderno - o burguês - cujas práticas sociais diferem daquelas praticadas pelos nobres, os clérigos e pelos servos. Sobre as práticas e estilo de vida do burguês é correto afirmar que:(Questão adaptada de concurso público municipal)
	
	
	
	os burgueses praticavam a busca irrestrita do lucro, assim, impunham aos camponeses novas regras de trabalho industrial, nas cidades e, aos nobres, uma nova ética do trabalho assalariado.
	
	o mundo burguês era uma mistura de lucro e riquezas oriundas do comércio, com a perseguição religiosa e política do clero e do Estado Absolutista, ávidos pelo dinheiro dos burgueses.
	
	A burguesia surge no interior das coorporações de ofício, com grupos especialistas em vendas estabelecidos na pequenas cidades.
	
	o típico burguês era o dono de um burgo, controlador das rotas comerciais e braço direito da nobreza campesina. No entanto, faltava-lhe status social na corte dos Reis Europeus.
	 Certo
	inicialmente, burguês era apenas o morador do burgo, mas, com o tempo, ganhou status de uma classe econômica mercadora, que vivia da troca e consumo de bens e de propriedades.
	
AULA 3
	Assinale a afirmativa correta. Em determinado período, a economia europeia vive um momento de expansão que logo irá superar as antigas estruturas feudais. Seria exagero falar em industrialização, mas podemos nos referir a um aumento dos produtos manufaturados, que convivem com os artesanais. A agricultura também ganha impulso e os gêneros agrícolas adquirem status de mercadoria. O texto acima se refere a qual período?
	
	
	
	Século XVI a meados do Século XIX.
	
	Século XII ao início do século XV.
	
	Século XVIII ao início do Século XIX.
	 Certo
	Século XV ao início do século XVII.
	
	Século XVII e Século XVIII.
	Diferentemente da Idade média em que a terra era o símbolo de riqueza, na Idade Moderna, sobretudo a partir das primeiras monarquias nacionais, há mudança desse paradigma. A definição de riqueza passa a ser:
	
	
	
	O controle da produção de cana de açúcar nas colônias da América.
	
	A catequese dos povos recentemente conquistados.
	
	A mesma noção de acúmulo de terra, porém, sendo a Igreja sua única proprietária.
	 Certo
	O Acúmulo de metais preciosos para retomada do sistema monetário.
	
	A compra de escravos para suportar os projetos coloniais.
	A partir das transformações nas práticas econômicas observadas nos primeiros contornos da Idade Moderna, podemos definir o mercantilismo como:
	
	
	 Certo
	Um conjunto de práticas econômicas que marca a transição do sistema feudal para o sistema capitalista.
	
	Um conjunto de práticas econômicas, políticas e religiosas que marca a Idade Moderna.
	
	Sistema de modo de produção feudal baseado na balança comercial favorável aos Estados Nacionais.
	
	Sistema feudal de produção caracterizado pelo acúmulo de metais preciosos.
	
	Sistema escravista de produção que marca o início do Capitalismo no Ocidente.
	As grandes transformações econômicas sempre foram um modelo explicativo ao longo da História. Na Idade Moderna podemos identificar uma mudança econômica também. Considerando o enfraquecimento do sistema feudal, qual a prática econômica que podemos localizar no periodo:
	
	
	
	Feudalismo reformado
	
	Marxismo
	
	Capitalismo
	 Certo
	Mercantilismo
	
	Liberalismo
	Durante a Baixa Idade Média, o sistema feudal, também conhecido como feudalismo, entrou em crise e terminou por se desagregar. Sobre a crise do sistema feudal, é correto afirmar:
	
	
	A invasão dos povos germânicos, com seus hábitos urbanos, aliada à forte presença de muçulmanos, com suas práticas comerciais, foram fatores determinantes para a crise do mundo feudal.
	 Certo
	A forte instabilidade social desencadeada por diversos fatores, entre eles, o clima, as oscilações demográficas, a falta de alimentos e a peste, constituiu um elemento de peso na crise feudal.
	
	As Cruzadas, ao garantirem a conquista da Palestina e da Península Ibérica, provocaram a perda de importância econômica das cidades italianas de Gênova e Veneza e, por extensão, o enfraquecimento do feudalismo.
	
	A implantação da corvéia, do censo e das banalidades contribuiu, de modo decisivo, tanto para o Renascimento comercial e urbano como para a desagregação do sistema feudal.
	
	A resistência da Igreja Católica contra as monarquias nacionais, francesa e inglesa, e a forte aliança entre França e Inglaterra contra a Igreja, durante a Guerra dos Cem Anos, foram fundamentais para a crise da ordem feudal.
	Para a economia europeia, no século XVI, caracterizada pelo grande aumento das transações mercantis, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preços..." O efeito a que o texto se refere foi provocado:
	
	
	 Certo
	Pelo grande afluxo de metais preciosos.
	
	Pela descoberta de novas rotas comerciais no Oriente
	
	Pela redução do consumo de produtos manufaturados
	
	Pelo deslocamento do eixo comercial para o Mediterrâneo
	
	Pela ampliação das áreas de produção agrícola
AULA 4
	O fundamento do Estado inglês reside na formação do Parlamento, criado no século XIII pelo rei Henrique III através da assinatura do Estatuto de Oxford. O Parlamento inglês se dividiu em duas casas distintas sendo elas :
	
	
	 Certo
	Câmara dos Comuns e Câmara dos Lordes
	
	Câmara dos Comuns e Nobreza
	
	Câmara dos Lordes e Câmara da nobreza
	
	Câmara dos Lordes e Câmara dos Burgueses
	
	Burguesia e nobreza
	Para se consolidar, a economia moderna precisa de um modelo de Estado que se adeque aos seus pressupostos. Esse Estado deve ser:
	
	
	
	Fragmentado de forma a permitir a atuação de diversos elementos
	
	Central mas mantendo os poderes locais dos senhores feudais
	 Certo
	Forte e centralizado para que seu desenvolvimento seja crescente
	
	Estado forte amparado na ideia de força feudal
	
	Feudal , para que a manutenção do poder seja feita por diversos atores
	O processo de formação dos Estados Nacionais é de longa duração. Enquanto tivemos unificações já no século XIV, territórios como o italiano e o alemão só conheceram a unidade no século XIX. Detendo-nos especificamente aos países criados no início da modernidade é correto afirmar que:
I - seu surgimento facilitou o protecionismo e a circulação do ideário absolutista.
II - por uma questão de necessidade, muitos países empreenderam o expansionismo comercial para fortalecer seu poderio.
III - esse processo foi o germe para o crescimento da concepção burguesa de ditadura do proletariado.
	
	
	
	apenas III está correta.
	
	apenas I está correta.
	
	apenas II e III estão corretas.
	
	apenas II está correta.
	 Certo
	apenas I e II estão corretas.
	Segundo John Locke (1632-1704), o homem nasce livre, é senhor absoluto da sua própria pessoa e propriedades. Dessa forma, não deveria abrir mão dessa autonomia para sujeitar-se ao domínio de qualquer outro poder, mesmo que oriundo do monarca. Segundo essa lógica, suas ideias estariam criticando:
	
	
	
	um governo constituído para proteger as liberdades individuais
	
	a colocação da liberdade individual acima do poder constituído.
	
	a teoria do absolutismo teocrático liberal
	
	a origem de um governo defensor da proteção da vida e da propriedade.
	 Certo
	um governo constituído como propriedade exclusiva do monarca.
	No início da modernidade, assistimos a uma série
de grandes transformações que provocaram a desestruturação do mundo feudal e também a diminuição do poder Católico. Outro elemento também relacionado a esse momento histórico é:
	
	
	 Certo
	o estabelecimento dos Estados Nacionais
	
	a descentralização político-administrativa dos terrritórios
	
	a crescente influência das idéias iluministas
	
	a ascensão de governos totalitários
	
	a formação de repúblicas autocráticas
	Antes do fortalecimento dos Estados Nacionais, cabia a qual instituição o papel de intermediadora nas questões que envolvessem os diversos países e reinos ?
	
	
	
	A Igreja Luterana
	
	A Nobreza de toga
	
	A Nobreza Feudal
	 Certo
	A Igreja Católica
	
	A Instituição burguesa
AULA 5
	O Ranascimento é assim reconhecido pois traz de volta a intelectualidade noções desenvolvidas no:
	
	
	 Certo
	mundo grego
	
	mundo bizantino
	
	mundo árabe
	
	mundo helenístico
	
	mundo egício
	"Em Itália, é simultaneamente o mundo culto e o povo que prestam homenagem à Antiguidade e querem fazê-la reviver porque recorda a todos a grandeza passada do seu país. A facilidade que têm os Italianos de compreender a língua latina, a massa de recordações e monumentos, que ainda subsistem, contribuem poderosamente para este desenvolvimento intelectual.... Mas o Renascimento não é uma imitação parcial e uma compilação, é uma regeneração."
(Jacob Burckhardt. A civilização do Renascimento italiano. Lisboa: Editorial Presença, 1983. p.139-40)
Assinale a alternativa que corresponda a uma correta avaliação do Renascimento pelo autor:
	
	
	
	a Antiguidade clássica forneceu os elementos indispensáveis ao homem do Renascimento para organizar sua ação em sociedade, especialmente através dos modelos políticos a serem copiados a partir do modelo das cidades-Estado antigas
	
	ideal de imitação que presidiu o interesse da cultura do Renascimento pela Antiguidade foi responsável por um interesse particular com relação à preservação de traços ainda visíveis dessa Antiguidade;
	
	a cultura do Renascimento significou uma imitação dos valores considerados superiores na Antiguidade, o que estimulou o estudo das línguas clássicas e a tradução dos autores canônicos;
	
	o Renascimento como expressão da cultura moderna significou uma ruptura radical com os valores da Antiguidade, considerados superados em nome de um progresso percebido como a marca dessas sociedades;
	 Certo
	o Renascimento, como se desenvolveu nas cidades da Itália, empreendeu uma resignificação dos valores culturais da Antiguidade, lidos sob as novas exigências e demandas das experiências do século XIV e XV;
	"Como movimento de cultura, ele se esforçava para conseguir a transformação da sociedade por intermédio da modificação das tendências subjetivas do homem; ou, em outras palavras, tendia para o esclarecimento e a educação das classes dirigentes, de acordo com princípios éticos e filosóficos, a fim de que estas classes, compostas que fossem de varões sábios e prudentes, pudessem reformar as instituições em bases equitativas e justas". O texto em questão refere-se ao:
	
	
	
	Antropocentrismo
	
	Absolutismo
	 Certo
	Humanismo
	
	Iluminismo
	
	Teocentrismo
	As alternativas abaixo apresentam características do Renascimento. Assinale a única opção INCORRETA:
	
	
	
	retorno aos temas do mundo greco-romano
	 Certo
	a exclusividade das cidades italianas em seu desenvolvimento.
	
	emprego de novas técnicas e soluções arquitetônicas
	
	valorização do homem e de sua racionalidade
	
	o emprego da linguagem matemática e da experimentação nos estudos artísticos
	"A revolução cultural que corresponde à transição da época medieval para o mundo moderno; expressa os ideais, a visão de mundo da nova sociedade emergente com a crise do feudalismo e o desenvolvimento da economia mercantil."
José Jobson de Arruda. Nova história moderna e contemporânea. Bauru: Edusc, 2004, p. 47 (com adaptações).
Considerando o texto, é correto afirmar que o Renascimento
	
	
	
	É um movimento religioso que foi adaptado pela burguesia alemã para criar a ideia de unidade.
	
	foi um movimento artístico que pretendia ter o feudalismo como principal fonte de inspiração.
	 Certo
	esteve profundamente ligado às mudanças econômicas presentes na passagem do feudalismo para o capitalismo. Nesse sentido, a inovação de técnicas artísticas ¿ como a perspectiva na pintura ¿ e a sofisticação nas formas são marcantes.
	
	ficou caracterizado exclusivamente por ser um movimento econômico.
	
	ficou restrito à Itália, não alcançando outras partes da Europa.
	Leonardo da Vinci, considerado um dos grandes artistas renascentistas expressou: ¿O homem é o modelo do mundo.A experiência é a mestra das coisas¿.  Com relação ao movimento renascentista em diferentes campos (artístico, literário e científico) que marcou a transição do feudalismo para a Idade Moderna, podemos considerar as seguintes afirmativas, EXCETO:
	
	
	
	O racionalismo foi o contorno do movimento renascentista, estimulando o início da ciência moderna.
	
	A riqueza proveniente do comércio financiou os artistas que passaram a ser contratados para dar forma às novas realidades sociais.
	
	Os humanistas tiveram um papel extrremamente importante na difusão das ideias renascentistas.
	
	A reflexão sobre problemas humanos levou o homem renascentista à análise de sua própria individualidade.
	 Certo
	A visão de mundo medieval foi valorizada como elemento fundamental para a compreensão do homem e do mundo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais