Buscar

MATERIAL DE ESTUD1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATERIAL DE ESTUDO - 3º ESTÁGIO
COMO FAZER UMA RESENHA CRITICA?
Letícia Calderaro
Resenha Crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo da obra para posteriormente desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo. Lakatos e Marconi (1996, p. 90) afirmam que: Resenha é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos, é a apresentação do conteúdo de uma obra. 
A elaboração de uma resenha consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do texto feito pelo resenhista. Logo a resenha crítica significa a realização de leitura, resumo e comentário crítico de um livro ou texto. 
Para a elaboração do comentário crítico, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação às defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores.
Resenha crítica é uma descrição minuciosa de certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista.
A resenha crítica, em geral é elaborada por um cientista que, além do conhecimento sobre o assunto, tem capacidade de juízo crítico. Também pode ser realizada por estudantes; nesse caso, como um exercício de compreensão e crítica.
A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das idéias fundamentais da obra.
O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados.
Entretanto, mesmo que o resenhista tenha competência na matéria, isso não lhe dá o direito de fazer juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor.
Estrutura da Resenha 
1. Referência Bibliográfica 
Autor (es) Título (subtítulo) Imprenta (local da edição, editora, data)
2. Credenciais do Autor - Informações gerais sobre o autor. Quando? Por quê? Onde?
3. Conhecimento- Resumo detalhado das idéias principais
De que trata a obra? O que diz?Possui alguma característica especial?
4. a) Julgamento da obra: Como se situa o autor em relação: às escolas ou correntes doutrinárias?
b) Mérito da obra: Qual a contribuição dada?
c) Estilo: Conciso, objetivo, simples? Claro, preciso, coerente?
Linguagem correta? Ou o contrário?
d) Forma: Lógica, sistematizada?
5) Recomendação da obra – na verdade, a recomendação não é uma regra. Se você não concorda com as idéias desenvolvidas pelo autor, não precisa recomendar só pra cumprir o protocolo;
6) Assinatura e identificação do resenhista – é importante que o leitor saiba quem é você, então não se esqueça de mencionar sua formação, áreas de interesse e alguns detalhes que julgar pertinentes sobre você mesmo.
Fonte: 
Disponível em http://www.cesur.br/downloads/laudes/Adm._Comex/RESENHA_CRITICA.doc

Outros materiais