Buscar

minha apol paradigmas e avaliação fase 2 tirei nota 100!

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o texto:
[...] devemos considerar primeiramente que toda proposta de avaliação está vinculada a uma proposta pedagógica. Isso porque avaliar é parte do fazer pedagógico, não é algo que se possa fazer sem levar em conta o que se ensina e a forma como se ensina.
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 89.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, qual o processo de avaliação na etapa da educação infantil?
	
	A
	A avaliação ocorre por meio do acompanhamento e dos registros de desenvolvimento do aluno, pois, estes são analisados como objeto de promoção para o ensino fundamental.
	
	B
	A avaliação na educação infantil é realizada na última etapa, ou seja, quando a criança possui cinco anos de idade, a fim de analisar as possibilidades de promoção para o ensino fundamental.
	
	C
	A avaliação deverá ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento do aluno, sem o objetivo de promoção, mesmo para o ensino fundamental.
	
	D
	A metodologia de avaliação, conforme LDBEN 9394/06, deve ocorrer da mesma forma em todos os níveis de ensino, sempre com o foco de potencializar o aluno, mas acima de tudo de promovê-lo de um nível para outro.
	
	E
	A avaliação na educação infantil tem caráter educativo, por isso se traduz em quantificação, e a produção do aluno está indissociável a esse processo.
Questão 2/10
A Escola Nova caracteriza-se por desenvolver a individualidade a autonomia, o que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo, e teve na pedagogia de Dewey entre 1920 e 1940 a divulgação dessas ideias.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 30) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere a concepção de aprendizagem na Escola Nova na vertente diretiva.
	
	A
	A concepção de aprendizagem que fundamenta a escola nova na vertente diretiva é o interacionismo construtivista.
	
	B
	A concepção de aprendizagem na escola nova na vertente diretiva partia da aplicação de descobertas da psicologia, principalmente do behaviorismo, que entendia a aprendizagem como modificação do desempenho.
	
	C
	A concepção de aprendizagem é construída com base na motivação pessoal de crescer dentro da vivência grupal.
	
	D
	A concepção de aprendizagem na escola nova na vertente diretiva se apoia numa concepção dialética.
	
	E
	A concepção de aprendizagem era baseada no inatismo.
Questão 3/10
Leia o fragmento do texto:
[...] um teste não avalia um aluno, mas oferece dados sobre o seu desempenho. Esse desempenho que pode ser qualificado (avaliado), subsidiando uma tomada de decisão sobre o que fazer a partir dessa avaliação.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. p. 4. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf >Acesso em: 12 abr. 2015.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, como deve ser a relação entre a avaliação da aprendizagem e desempenho na escola ciclada?
	
	A
	Nesse nível de ensino escolar, pré escolar, a avaliação, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, e no desempenho demonstrado por meio dos instrumentos de avaliação, como é caso de provas e portfólios.
	
	B
	A prova ainda é o instrumento oficial da escola, pois, esse recurso permite observar como o aluno aplicaria a teoria de forma prática.
	
	C
	Sabendo que o regime de ciclos objetiva incluir todas as crianças na escola, com vistas a evitar a evasão e a reprovação, a avaliação da aprendizagem e desempenho acontece por meio de observações sistematizada, sendo desnecessária a utilização de instrumentos avaliativos.
	
	D
	Quando a avaliação no contexto da escola ciclada, adota as modalidades contínua e diagnóstica, é possível desconsiderar o sentido igualmente formativo e somativo desse processo.
	
	E
	A avaliação contínua e diagnóstica é um dos aspectos altamente considerados na escola em ciclos, tendo em vista o fato de esse sistema promover o incentivo ao bom desempenho da aprendizagem dos alunos.
Questão 4/10
A educação na Escola Nova não diretiva propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos deve ser interno, ou seja, partir do aluno, o qual precisa ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. Assim, em vez dos tradicionais exames escolares, teríamos uma autoavaliação.
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.94) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e após, assinale a que se refere ao papel dos conteúdos na concepção da Escola Nova na vertente não diretiva.
	
	A
	A organização dos conteúdos seguia a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois se acreditava que a criança assimilava o saber do mesmo modo que o adulto.
	
	B
	A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
	
	C
	Os conteúdos não possuem relevância, o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudassem por si próprios, se o desejassem.
	
	D
	Os conteúdos a serem ensinados, devem ser baseados em informações, princípios e leis.
	
	E
	Os conteúdos são colocados a disposição do aluno, mas não são exigidos, pois se considera que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.
Questão 5/10
As teorias críticas da educação são aquelas que, percebem a estreita relação entre a educação e a sociedade.
GAZIM, E. C. B. B. ET AL. Tendências pedagógicas brasileiras: contribuições para o debate. Revista chão da escola, Curitiba, n. 4, p. 49, abril 2015. 
Sobre as teorias críticas da educação, analise as afirmativas a seguir:
 I – As teorias crítico reprodutivistas contribuíram para mostrar que a educação não é neutra, que está relacionada ao movimento da sociedade.
II –  São teorias que compreendem o caráter condicionado da escola, porém colocam-na como possibilidade de favorecer a transformação social.
III – As teorias crítico reprodutivistas que influenciaram o cenário brasileiro são: pedagogia libertária, pedagogia libertadora e pedagogia histórico-crítica.
IV – As teorias crítico reprodutivistas que influenciaram o cenário brasileiro são: pedagogia tradicional, pedagogia nova e pedagogia tecnicista.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	D
	Apenas a afirmativa I e IV.
	
	E
	Apenas a afirmativa III.
Questão 6/10
As teorias críticas surgem denunciando o poder da hegemonia dominante, cujos processos de convencimento, adaptação e de perpetuação de desigualdades são forçados pelas práticas escolares. Os principais fundamentos dessa teorias emergem de duas escolas: a escola de Frankfurt e a escola francesa.
LIMA, Michelle Fernandes. ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. PINHEIRO. Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersabers, 2012 (p. 92-93). 
Sobre as teorias crítico-reprodutivistas, enumere, na sequência, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1-Críticas
2 – Reprodutivistas
 
( ) Concepções de educação que percebem ser impossível compreender a educação separada dos condicionantes sociais.
(   ) Reconhecem a relação entre educação e sociedade.
(  ) Chegaram à conclusão de que a função própria da educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	1, 1, 2.
	
	B
	2, 2, 1.C
	1, 2, 1.
	
	D
	2, 1, 2.
	
	E
	1, 2, 2.
Questão 7/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Do ponto de vista das relações pedagógicas, diversamente dos exames, a avaliação exige uma postura democrática do sistema de ensino e do professor, ou seja, para proceder a melhoria do ensino-aprendizagem, não basta avaliar somente o desempenho do aluno, mas toda a atuação do sistema.
Fonte: Luckesi, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf>Acesso em: 22 mar. 2015, p. 2.
Considerando que o ato de avaliar deve ser aplicado sob quatro prismas intercomplementares, assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	Processo de justiça, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Tomada de Decisão.
	
	B
	Instrumentos quantitativos de verificação, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Ênfase no produto.
	
	C
	Processo de justiça, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Tomada de Decisão.
	
	D
	Diagnóstico da Realidade, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Resultado final.
	
	E
	Capacidade do sujeito, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Aprovação para o nível subsequente.
Questão 8/10
Embora a escola nova tenha se expandido mais na educação infantil e no ensino fundamental, seus reflexos atingiram também o ensino superior e o modo como o senso comum compreende o papel de alunos e professores na atualidade. De um lado técnicas como trabalhos em grupo, pesquisa, uso de jogos, valorização da criatividade, passaram a fazer parte do ensino superior. Por outro, os alunos já não aceitam a atitude autoritária dos professores e desejam participar ativamente.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 32) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que refere-se a avaliação na Escola Nova na vertente diretiva.
	
	A
	A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia sido transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
	
	B
	A concepção de avaliação na Escola Nova na vertente diretiva visa verificar o processo de aprendizagem, passa também a ser valorizada a participação, os aspectos afetivos, a assiduidade, a responsabilidade e o interesse do aluno.
	
	C
	A avaliação deveria permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa.
	
	D
	Não há uma avaliação formalmente estabelecida na escola nova na vertente diretiva.
	
	E
	A avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.
 
Questão 9/10
Leia o texto a seguir:
O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. 
Fonte: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php/?id=12303&option=com_content> Acesso em: 05 abr. 2015.
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, a efetivação dos SINAES está baseada em princípios, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. Analisar a instituição a partir da unidade de indicadores de qualidade, visto em sua forma isolada.
II. Respeito à identidade, à missão e à história das instituições, além da continuidade do processo avaliativo.
III. Compreender que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, visto em sua forma orgânica.
IV. Responsabilidade social com a qualidade da educação superior e reconhecimento da diversidade do sistema.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 10/10
Leia as asserções a seguir:
Os denominados instrumentos de avaliação, para ser correto, deveriam ser chamados de instrumentos de coleta de dados para a avaliação, na medida em que testes, provas, redações, monografias, arguições, [...] coletam dados que descrevem o desempenho provisório do aluno, dando base para a sua qualificação diante de determinados critérios.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. p. 4. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf >Acesso em: 12 abr. 2015.
 
De acordo com o texto e com os assuntos abordados nas aulas, sobre os componentes avaliativos, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
 
Competência
Capacidade
Habilidade
Convivência
 
(  ) Sugere domínio de conhecimentos.
(  ) Pressupõe saber relacionar e aplicar os conhecimentos, bem como dar-lhe aplicabilidade de forma criativa e criadora.
(  ) Requer saber o que fazer, como aplicar e relacionar conhecimentos.
(  ) Implica em sentir-se valorizado como pessoa competente, capaz e hábil, fazendo refletir o bem-estar.
	
	A
	1, 2, 3, 4
	
	B
	4, 3, 2, 1
	
	C
	2, 4, 1, 3
	
	D
	3, 2, 1, 4
	
	E
	1, 3, 2, 4

Continue navegando