Buscar

Inervação do membro inferior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inervação do membro inferior
A inervação do membro inferior começa a partir da vértebra L2. As vértebras tem 2 divisões: anterior e posterior.
Nervo femoral : divisão posterior de L2 a L4, fica lateral ao músculo psoas maior. Deixa a pelve, passa posteriormente ao ligamento inguinal e vai se dirigir para a parte anterior da coxa, inervando os músculos quadríceps, sartório e pectíneo. Depois, se continua como um nervo cutâneo, responsável pela sensibilidade da face medial do joelho, perna e pé.
Nervo obturatório : divisão anterior de L2 a L4, fica medial ao músculo psoas maior. Passa pelo canal obturatório, inervando os músculos adutores (menos o pectíneo).Inerva também o músculo obturador externo.
Nervo cutâneo femoral lateral : divisão posterior de L2 e L3, sensibilidade da face antero-lateral da coxa
Nervo genitofemoral : raízes de L1 e L2, sensibilidade da parte proximal da face anterior da coxa
Nervo ilioinguinal: sensibilidade da genitália e da parte proximal da face medial da coxa
Nervo ílio-hipogástrico : sensibilidade da região glútea e supra-púbica
Obs: esses dois últimos nervos mandam ramos para a região abdominal, onde são responsáveis pela motricidade dessa região.
PLEXO SACRAL
Nervo glúteo superior : divisões posteriores de L4, L5 e S1. Inerva os músculos glúteo médio, glúteo mínimo e tensor da fáscia lata.
Nervo glúteo inferior : divisões posteriores de L5, S1 e S2. Inerva o músculo glúteo máximo.
Nervo para o m. piriforme : divisões posteriores de S1 e S2. Inerva o músculo piriforme.
Nervo ciático : divisões posteriores de L4, L5, S1 eS2 + divisões anteriores de L4, L5, S1, S2 e S3. Inerva os músculos da parte posterior da coxa.
Nervo para o m. quadrado femoral : divisões anteriores de L4, L5 e S1. Inerva os músculos quadrado femoral e gêmeo inferior.
Nervo para o m. obturador interno : divisões anteriores de L5, S1 e S2. Inerva os músculos gêmeo superior e obturador interno.
Nervo cutâneo femoral posterior : divisões posteriores de S1 e S2 + divisões anteriores de S2 e S3. Responsável pela sensibilidade da parte inferior da região glútea, parte posterior da coxa e parte proximal da perna (região poplítea).
 O nervo ciático, na fossa poplítea, se divide em nervo tibial e nervo fibular comum.
Nervo tibial : Inerva a região posterior da perna. Depois, se dirige para a planta do pé, passando posteriormente ao maléolo medial, dando origem a 2 nervos : nervo plantar medial e nervo plantar lateral. O nervo plantar medial inerva os músculos abdutor do hálux, flexor curto dos dedos, flexor curto do hálux e 1º lumbrical. O nervo plantar lateral inerva todos os outros músculos da planta do pé.
Nervo fibular comum : Acompanha o bíceps femoral, passa em torno da cabeça da fíbula, e dá origem a 2 nervos : nervo fibular superficial ( inerva o compartimento lateral da perna) e nervo fibular profundo (inerva o compartimento anterior da perna e o dorso do pé).
Obs: o nervo fibular profundo é visto entre o músculo tibial anterior e o músculo extensor longo dos dedos na parte proximal. Já na parte distal, ele é visto entre o músculo tibial anterior e o músculo extensor longo do hálux.

Outros materiais