Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES II TRABALHO INDIVIDUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDOS DISCIPLINARES II TRABALHO INDIVIDUAL
1 - A percepção é algo individual e influi na forma como as pessoas se comportam na organização, é a base para o entendimento do comportamento humano nas organizações, se entendermos os fatores que levam a moldar ou distorcer a percepção. Qual a definição de percepção segundo Robbins?
As pessoas selecionam, organizam e interpretam informações existentes por meio de suas impressões sensoriais.
 
2 - O trabalho é fundamental na vida do homem, ele transforma diversos aspectos na vida, realça e fundamenta relações, estrutura a vida em diversos aspectos. Sobre a importância do trabalho na vida do homem podemos afirmar:
O valor do trabalho não reside no fato de que se fazem coisas, mas em que coisas são feitas pelo homem e, portanto, as fontes de dignidade do trabalho como fundamental.
3 - A liderança deve ser eficiente e eficaz, segundo Drucker (1996): “Eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas, eficiência é fazer certo um processo qualquer”. Qual é a base de uma liderança eficaz segundo Drucker?
Compreender a missão da organização.
 
4 - Não adianta um profissional ser um excelente técnico se não conseguir trabalhar com outras pessoas, isto é, desenvolver seu comportamento social. O que é comportamento social?
 
É a capacidade de interação positiva do indivíduo no ambiente que se encontra.
5 - Segundo Spector (2002), um grupo de trabalho é a união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras e dividem algumas tarefas, visando a objetivos inter-relacionados. Sherif (apud Aguiar, 1997) propõe algumas características que distinguem um grupo de uma coleção de pessoas: interação entre os membros, objetivo e conjunto de normas comuns, conjunto de papéis e uma rede de atração interpessoal. Sobre os fatores básicos para a existência de uma equipe é verdadeiro afirmar:
 
Certa divisão de papéis ou tarefas.
  
	6 - As mudanças ocorridas no mundo dos negócios e das organizações trazem à tona várias questões, dentre elas o papel da liderança. Segundo Soto (2002), as novas realidades macroeconômicas e tendências em um mundo globalizado estão modificando o ambiente comercial e industrial e isso requer organizações competitivas, que possam responder de forma positiva a essa realidade e tendência dos mercados futuros. Neste conceito, liderar é significa:
		
	Liderar é ter capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas.
 
	7 - Distorção é o fenômeno pelo qual transformamos a realidade para que ela se adapte a nossa cultura, crença, aos valores e até mesmo às impressões e intenções momentâneas. Nesta distorção temos a impressão da pessoa a partir de uma só característica. Estamos tratando:
		
	 
Efeito Halo
 
8 - Quando entramos em uma organização trazemos nossos valores e isso influenciará na forma de vermos e lidarmos com as situações, influenciando nosso comportamento em todos os momentos na empresa.
Segundo Robbins, o que são valores?
 
E) Os valores representam convicções básicas que contém um elemento de julgamento naquilo que a pessoa acredita ser correto, bom ou desejável.
9 - O indivíduo inventa, cria e recria sua própria realidade principalmente quando se percebe como um ser social com o poder de transformação. Refletindo sobre essa frase, é correto afirmar que o trabalho é fundamental na vida do homem?
B) Sim, pois o trabalho faz parte da identidade do homem, é a base para manter relações saudáveis.
10 - Em 1956, Eric Berne, psiquiatra canadense, depois de “um amistoso divórcio com a psicanálise”, criou uma teoria nova da psicologia, tanto individual como social. Berne foi muito criticado pelos acadêmicos, que o acusaram de ser simplista. Análise transacional se constitui de um conjunto de técnicas que visam à mudança. Chama-se transacional por estudar, analisar as trocas de estímulos e respostas entre os indivíduos, ou transações, entre indivíduos.
Berne se interessava pelo que ocorre entre as pessoas na realidade.  A ferramenta utilizada na Análise Transacional baseia-se em no esquema de personalidade:
 
O esquema da personalidade: pai, adulto e criança.

Continue navegando