Buscar

Programa Controle de Hipertensão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Prof. Mabel Alencar N.Rocha
*
O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo. 
Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. 
*
A hipertensão é uma doença comum, que atinge cerca de 15 a 25% da população brasileira.
Atualmente, segundo o cadastramento do SisHiperDia, possui cerca de 7.277.785 hipertensos cadastrados, destes 4.856.308 são mulheres, representando 66,7% do total. 
 Muitas pessoas nem sabem que tem pressão alta, o organismo acostuma-se com os níveis elevados, que vai comprometendo em silêncio órgãos: coração, rins, cérebro e olhos.
 
*
 SINTOMAS DA HIPERTENSÃO
A maioria das pessoas dos hipertensos são assintomáticos. Quando presente, os sintomas são: cefaléia, sangramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido.
 Outros como palpitação, dor no peito, dispnéia, edema, alterações visuais, perda de memória e de equilíbrio, palidez, problemas urinários e dores nas pernas demonstram que os órgãos alvo podem estar comprometidos. 
*
 CAUSAS DA HIPERTENSÃO 
Em 90 a 95 dos casos não há uma causa conhecida para a hipertensão. Mas, eventualmente, problemas endócrinos e renais, gravidez, uso freqüente de medicamentos (anticoncepcionais, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticóides e moderadores de apetite),dieta(sódio),estresse, herança genética e podendo ter fundo genético e emocional.
*
 DIAGNOSTICO DA HIPERTENSÃO 
O diagnóstico é baseado na medida da pressão arterial(PA).
*
 RECURSOS USADOS NO DIAGNOSTICO  DA PA:
A avaliação clínica do paciente 
A medida da pressão arterial durante 01 semana duas vezes ao dia;
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é o método que permite o registro indireto e
 intermitente da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais na vigília e durante o sono.
*
1. Explicar o procedimento ao paciente, orientando que não fale e descanse por 5-10 minutos em ambiente calmo . Promover relaxamento;
2. Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia; não praticou exercícios físicos há 60- 90 minutos; não ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos, ou fumou até 30 minutos antes; e não está com as pernas cruzadas.
*
POR QUE É IMPORTANTE CONTROLAR A HIPERTENSÃO?  
Porque a expectativa de vida de uma pessoa com hipertensão é 40% menor que a de um indivíduo sadio. Ao esforçar-se para bombear o sangue, o coração do hipertenso fica vulnerável à insuficiência cardíaca. 
*
Também o aumento da pressão, vai desgastando os vasos, que podem romper-se e causar o derrame cerebral. 
Esse desgaste ainda facilita o acúmulo de placas de gordura nas artérias, predispondo o indivíduo ao infarto.
 Outra conseqüência grave é o comprometimento do sistema de filtração dos rins. 
*
QUALQUER ELEVAÇÃO DE PRESSÃO JÁ É SINAL DE HIPERTENSÃO?     
Não. A pressão varia nas 24 horas do dia e segue um ritmo próprio, influenciada pelo estado psicológico da pessoa, hábitos e atividades cotidianas. Portanto, pode subir momentaneamente, mas depois voltar ao normal. 
*
Para ser rotulado como hipertenso, o paciente deve apresentar níveis de pressão acima dos limites da normalidade, obtidos em medidas consecutivas, em duas ou mais vezes ao dia durante uma semana.
*
Admite-se como pressão arterial ideal, condição em que o indivíduo apresenta o menor risco cardio­vascular, PAS < 120 mmHg e PAD < 80 mmHg.
Níveis de PAS entre 130 e 139 mmHg e/ou de PAD entre 85 e 89 mmHg são considerados limítrofes.
*
*
Controle de peso:
 Índice de massa corporal (IMC) inferior a 25 kg/m2 ;
 Circunferência da cintura inferior a 102 cm para homens e 88 cm para mulheres; 
OBS.:A distribuição de gordura, com localização no abdome, está freqüentemente associada com resistência à insulina e elevação da pressão arterial.
*
 Hábitos alimentares saudáveis
Redução do consumo de bebidas alcoólicas
Não ao tabagismo;
 Atividade física regular;
*
ANTI-HIPERTENSIVOS
Ex:captopril, propranolol, minoxidil, nifedipina
*
DIAGNÓSTICO PRECOSSE E TRATAMENTO ADEQUADO É A SOLUÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando