Buscar

Estudos Disciplinares - Questionário Unidade II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário Unidade II
Estudos Disciplinares II – Inclusão Social da população em situação em rua
1 - A busca da inclusão social da população adulta em situação de rua deve ser feita através de:
C - Estratégias e políticas públicas articuladas e complementares do Estado.
Comentário: a busca da inclusão social da população adulta em situação de rua deve ser feita através de estratégias e políticas públicas articuladas e complementares do Estado, em parceria com a sociedade civil, em níveis federal, estadual e municipal.
2 - Analise a afirmativa e responda:
“A população em situação de rua encerra em si o trinômio exprimido pelo termo exclusão: expulsão, desenraizamento e privação.”
Segundo a definição de cientistas sociais, exclusão social relaciona-se com:
D - Situação extrema de ruptura de relações familiares e afetivas.
Comentário: segundo a definição de cientistas sociais, exclusão social relaciona-se com situação extrema de ruptura de relações familiares e afetivas, além de ruptura total ou parcial com o mercado de trabalho e de não participação social efetiva.
3 - As visões estigmatizantes da sociedade civil e também do Estado sobre a população em situação de rua costumavam restringir-se às:
D - Pulsões assistencialistas, paternalistas, autoritárias e de “higienização social.
Comentário: essas pessoas relacionam-se com a rua, segundo parâmetros temporais e identitários diferenciados, com os vínculos familiares, comunitários ou institucionais presentes e ausentes. Possuem a característica de estabelecer no espaço público da rua seu palco de relações privadas, o que as caracteriza como “população em situação de rua” e a sociedade costumava restringir-se às pulsões assistencialistas, paternalistas, autoritárias e de “higienização social”, no sentido da limpeza dos locais públicos.
4 - Conforme se lê no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária:
“Ou seja, a família nuclear tradicional, herança da família patriarcal brasileira, deixa de ser o modelo hegemônico e outras formas de organização familiar.”
Podemos então afirmar que:
B - Na família podem ser exercidos os mais diversos arranjos familiares e contextos socioculturais.
Comentário: a família nuclear tradicional, herança da família patriarcal brasileira, deixa de ser o modelo hegemônico e outras formas de organização familiar, inclusive com expressão histórica, passam a ser reconhecidas, evidenciando que a família não é estática e que suas funções de proteção e socialização podem ser exercidas nos mais diversos arranjos familiares e contextos socioculturais, refutando-se, assim, qualquer ideia preconcebida de modelo familiar “normal”.
5 - Em 1993, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que regulamentou os artigos 203 e 204 da Constituição Federal, “reconhecendo a Assistência Social como política pública, direito do cidadão e dever do Estado, além de garantir a universalização dos direitos sociais”.
De acordo com a nova legislação, portanto, o poder ______________________ passou a ter a tarefa de manter serviços e programas de atenção à população de rua, garantindo padrões básicos de dignidade e não violência.
Complete a frase corretamente:
E - Público municipal
Comentário: de acordo com a nova legislação, portanto, o poder público municipal passou a ter a tarefa de manter serviços e programas de atenção à população de rua, garantindo padrões básicos de dignidade e não violência na concretização de mínimos sociais e dos direitos de cidadania a esse segmento social.
6 - Mesmo em face da diversidade de motivações de ida à rua e de situações que caracterizam as situações de rua, utiliza-se no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para fins instrumentais, a seguinte definição para moradores de rua:
A - Grupo populacional heterogêneo, caracterizado por sua condição de pobreza extrema, pela interrupção ou fragilidade dos vínculos familiares e pela falta de moradia convencional regular.
Comentário: utiliza-se no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para fins instrumentais, a seguinte definição:
“Grupo populacional heterogêneo, caracterizado por sua condição de pobreza extrema, pela interrupção ou fragilidade dos vínculos familiares e pela falta de moradia convencional regular. São pessoas compelidas a habitar logradouros públicos (ruas, praças, cemitérios etc.), áreas degradadas (galpões e prédios abandonados, ruínas etc.) e, ocasionalmente, utilizar abrigos e albergues para pernoitar.”
7 - Os principais motivos pelos quais pessoas passaram a viver e morar na rua se referem aos problemas de:
E - As alternativas “a” e “b” estão corretas.
Comentário: os principais motivos pelos quais essas pessoas passaram a viver e morar na rua se referem aos problemas de alcoolismo e/ou drogas; desemprego e desavenças com pai/mãe/irmãos.
8 - Pensar em metodologias inclusivas equivale a criar respostas para aspectos de nossas vidas atingidos pela exclusão, a saber:
E - O mundo sociofamiliar e afetivo, o mundo dos valores, do trabalho, dos direitos e da cidadania.
Comentário: as metodologias socioeducativas, pois se tratam de inclusão social, terão como meta permanente a afirmação dessas pessoas como cidadãos autônomos e comprometidos na construção de uma sociedade mais justa e solidária, efetivamente inclusiva. Pensar em metodologias inclusivas equivale a criar respostas para aspectos de nossas vidas atingidos pela exclusão: o mundo sociofamiliar e afetivo, o mundo dos valores, do trabalho, dos direitos e da cidadania e, finalmente, o mundo da dignidade do ser humano.
9 - Podemos afirmar que pessoas em situação de rua podem se caracterizar como:
C - Vítimas de processos sociais, políticos e econômicos excludentes.
Comentário: a existência de pessoas em situação de rua traz na própria denominação “rua” a marca do estigma e da exclusão a que são submetidas.
Assim, pessoas em situação de rua podem se caracterizar como vítimas de processos sociais, políticos e econômicos excludentes.
10 - São diversos os grupos de pessoas que estão nas ruas: imigrantes, desempregados, egressos dos sistemas penitenciário e psiquiátrico.
Ressalte-se ainda a presença dos chamados “trecheiros”
Trecheiros são:
D - Pessoas que transitam de uma cidade a outra.
Comentário: trecheiros são indivíduos que perambulam pelas rodovias a pé, de cidade em cidade, sobrevivendo de trabalhos temporários e de eventuais ajudas filantrópicas. Diferenciam-se dos andarilhos de estrada que, embora perambulem também a pé pelas rodovias, não adentram as cidades e nem recorrem a ajudas filantrópicas, pois romperam definitivamente com os modos de vida sociais.

Outros materiais