Buscar

Reflexão Crítica do capítulo 1 – O Estudo da História da Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Feira de Santana
História da Psicologia – Primeiro Semestre
Ariadne Santana
Data: 06 de Novembro de 2012
Reflexão Crítica do capítulo 1 – O Estudo da História da Psicologia
A psicologia se iniciou com um paradoxo, pois o ser humano sempre teve fascínio sobre o próprio comportamento e os questionamentos sobre esse assunto são os mesmo de séculos atrás, demonstrando uma continuidade em termos de objeto de estudo e uma aparente incapacidade de responder suas próprias especulações. Até o último quarto do século XIX, o estudo da natureza humana era feita por filósofos que estudavam a especulação e baseavam suas generalizações a cerca do homem em sua limitada experiência. Somente quando se passou a apoiar o estudo da mente humana em observações e experimentações controladas é que a Psicologia passou a ter uma identidade distinta da Filosofia. Foi a cerca de cem anos que os psicólogos definiram os objetos de estudo da psicologia e estabeleceram seus fundamentos.
Entre os séculos XVII e XIX, enquanto filósofos iniciavam uma preparação para a abordagem experimental da mente, fisiologistas estudavam o comportamento a partir da compreensão dos mecanismos corporais responsáveis pelos processos mentais. O primeiro laboratório experimental de Psicologia foi implantado em Leipzig, Alemanha, no ano de 1879 por Wihelm Wundt, também fundador da Philosophische Studien (1881). Esses esforços iniciais tornaram possível a difusão dessa nova ciência mundo a fora, principalmente nos Estados Unidos. A criação da APA (Associação Psicológica Americana) – primeira organização científica e profissional de psicólogos - em 1892 trouxe a tona dramáticas e profundas mudanças na psicologia dos EUA. Hoje, podemos ver o quão importante foram esses eventos, já que atualmente mais da metade dos psicólogos do mundo trabalham nos Estados Unidos.
A Psicologia é uma das ciências mais amplas na contemporaneidade, abrangendo muitas áreas que parecem ter pouco em comum, exceto talvez o interesse pela natureza da conduta humana; somente com um exame ao longo do desenvolvimento da psicologia podemos confirma que embora existam escolas de pensamento distintas, a Psicologia é única. “O termo escola de pensamento refere-se a um grupo de psicólogos que se associam ideológico e, às vezes, geograficamente ao líder do movimento. Em geral, os membros de uma escola trabalham em problemas comuns e compartilham uma orientação teórica ou sistemática.” (Schultz, Duane P., Schultz, Sydney E. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Pioneira Thoson Learning, 2005)
O passado é importante não só para a unificação da nova ciência, mas também na investigação de problemas psicológicos, por exemplo: psicólogos clínicos examinam os antecedentes dos pacientes para tentar compreender os problemas apresentados atualmente, pois forças e eventos do passado provavelmente os levaram a agir e pensar de determinadas maneiras. Psicólogos comportamentais também aceitam a influência do passado na formação do presente; ou seja, acreditam que o comportamento é determinado por experiências anteriores – principalmente dos tipos condicionamento e reforço –, sendo o estado atual do organismo explicado por sua história.

Outros materiais