Buscar

Trabalho de psiclogia. Unidade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho do Portfólio da unidade 4
São Miguel do Guaporé-RO
2013
Atividade no Portfólio
Objetivos
• Identificar os princípios das teorias de Jean Piaget e de Lev Vygotsky. 
• Compreender como as teorias de Piaget e Vygotsky contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.
Descrição da Atividade
Com base nas leituras realizadas da Unidade 4 e nas problematizações, escolha uma das teorias cognitivas (a de Jean Piaget ou a de Lev Vygotsky) e esboce uma síntese sobre esta (lembrando-se de abordar todas as questões expostas nas problematizações). Em seguida, exemplifique com base em sua experiência docente/pedagógica ou com base em experiências de colegas, ou com os próprios filhos, como esta teoria pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Construa um texto dissertativo, lembrando que este inclui:
• Introdução: define o que será abordado, objetivo do texto.
• Desenvolvimento: se refere ao desenvolvimento do tema.
• Conclusão: avaliação final do assunto.
Teoria Jean Piaget
Jean Piaget foi um dos mais importantes psicólogos do século XX. Estudava a origem e a justificativa do conhecimento e o desenvolvimento da inteligência humana, numa concepção construtivista. Embora não fosse pedagogo, as teorias de Jean Piaget foram de grande importância na educação escolar. 
Piaget define o Construtivismo como a teoria do desenvolvimento do conhecimento em resultado de uma interação com o meio. Piaget procurou determinar os processos de construção do conhecimento desde as suas formas mais elementares até aos níveis superiores, nomeadamente o conhecimento científico. Piaget não construiu métodos para a Educação, mas uma teoria chamada Epistemologia Genética, que teve como objetivo compreender o processo de formação/construção do conheci​mento. 
Piaget tinha como pressuposto que tanto os fatores here​ditários e maturacionais quanto o ambiente físico e social eram importantes para o desenvolvimento, mas deu ênfase aos fatores maturacionais como determinantes da aprendizagem. Para Piaget o indivíduo não é um simples resultado do meio (tese behaviorista), nem é simplesmente determinado por princípios inatos (tese gestaltista). O seu desenvolvimento é determinado pela interação entre fatores internos (orgânicos, hereditários) e fatores externos (meio). Nos primeiros meses de vida, o seu comportamento é determinado por reflexos inatos, mas depois as respostas são cada vez mais complexas, fruto de um processo de adaptação. Este processo embora tenha algumas etapas comuns a todos os indivíduos, não produz em todos os mesmos resultados. As mesmas coisas não têm a mesma significação para todos. O comportamento é uma resposta que varia em função da interação entre a personalidade do sujeito e a situação. 
Por essa razão, Piaget considerava que o desenvolvimen​to dos seres humanos se processava por meio de estágios lineares e crescentes que se tornavam mais complexo. Cada um deles representa um estágio de equilíbrio, cada vez mais estável, entre o organismo e o meio, onde ocorrem de determinados mecanismos de interação, como a assimilação e a acomodação. Conforme Piaget, os estágios são: 
1) Período sensório-motor: inicia-se com o nascimento e vai, aproximadamente, até os 2 anos de idade. 
2) Período pré-operatório: que é subdividido em: 
Período simbólico: inicia-se aos 2 anos de idade e termina aos 4 anos. 
Período intuitivo: inicia-se aos 4 anos de idade e ter​mina aos 7/8 anos. 
3) Período operatório-concreto: inicia-se aos 7/8 anos de idade e termina aos 11 anos.
4) Período operatório abstrato ou operatório formal: vai dos 11 anos em diante. 
 	De acordo com Piaget, todos os seres humanos passam por essas fases, na referidos sequência, mas o início e o término de cada uma delas dependem das relações entre as características biológicas estágios em faixas etárias é uma referência para nos nortearmos quanto ao desenvolvimento do ser humano, e não uma norma rí​gida a ser seguida. Todo o conhecimento começa por uma assimilação pelas estruturas e esquemas do sujeito dos dados que recebe do exterior. Estas estruturas e esquemas são os meios que permitem o conhecimento. Esta assimilação implica por sua vez a sua modificação. A acomodação consiste na modificação destas estruturas ou esquemas aos novos dados. A inteligência surge assim, como o conjunto das estruturas e esquemas que um organismo dispõe em cada fase do seu desenvolvimento. A adaptação do organismo constitui a expressão do equilíbrio atingido entre a assimilação e a adaptação.
No que se refere à contribuição de Piaget para a Educação, esse teórico não fornece respostas ao professor de como se deve ensinar um aluno, mas possibilita identificar o estágio em que o aluno se encontra, permitindo compreender como o aluno apren​de, quais são seus limites e suas potencialidades intelectuais. O professor deve procurar saber os conhecimentos prévios dos alu​nos para poder apresentar elementos para que o próprio aluno construa seu conhecimento. Assim, cabe ao professor criar situa​ções a fim de que o aluno construa seu conhecimento. 
Estes dois processos buscam restabelecer um equilíbrio mental perturbado pelo contato com um dado incompatível com aquilo que se conhece até então (princípio de equilibração). No primeiro caso aquilo com que se entra em contato é assimilado por um esquema já existente que então se amplia, no segundo, o dado novo é incompatível com os esquemas já formulados e então se cria um novo esquema acomodando este novo conhecimento. Este novo esquema será então ampliado na medida em que o indivíduo estabelecer relações com seu meio. Esta concepção do conhecimento e da aprendizagem que derivam, principalmente, das teorias da epistemologia genética de Jean Piaget e da pesquisa sócio histórica de Lev Vygotsky, parte da ideia de que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Psicologia da Educação, ministrada pelo Tutor: Nanci de Almeida Rezende; Aluna: Diego Pogian-RA 1092095; Professora: Nanci de Almeida Rezende.

Continue navegando

Outros materiais