Buscar

Financeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Necessidade pública - assistência social, intervenção estatal…
 é dever do estado realizar e concretizar essa necessidade.
É preciso de verba para tal.
ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO:
Tripe- obtenção das receitas, administrar, dispor (despesas) visando atender a necessidade pública
Objeto: disciplinar/regular a atividade financeira do estado.
Características:
Execução feita por uma pessoa jurídica de direito público ( a própria administração)
Legalidade
Conteúdo monetário (focando a obtenção de recursos)
Conteúdo econômico 
Instrumental (antigamente)
Intervencionista ( no campo socialmente e político, ex.: bolsa família)
Fontes:
Cf
Lei 4320/64
LC 101/00 ( lei de responsabilidade fiscal)
É exclusividade do chefe di executivo a preparação dos projetos de LO
Instrumento hábil que rege o direito financeiro? Lei complementar
Receitas públicas
Classificação:
Quanto à origem :
Originárias : é aquela que o estado obtém pela exploração do seu próprio patrimônio estatal ou pela exploração de uma atividde econômica por parte do estado. Ex.: empresas públicas ou de capital misto ( CEF). 
Derivadas : o estado no exercício da sua soberania nos limites constitucionais(poder de império), obriga os particulares a pegarem parte de seus recursos e contribuir com os cofres públicos. Ex.: tributos, multa.
Transferidas:
 ->obrigatórias ex.: art 157,ss, CF, com o objetivo de reequilibrar o pacto federativo(determinado no próprio ordenamento jurídico)*art 160 ,CF, a união não pode reter esses valores à entrega. Com exceções: ¶unico: I se o ente federado favorecido(estado) pelo repasse possui alguma dívida, o ente federado(união) poderá reter a entrega de recursos ; II estipula qual o percentual em gasto de saúde minimo deve ser feito pelo ente favorecido, caso contrario o ente federado pode reter o repasse de recurso.
->voluntária ( mera liberalidade do ente) [ ex.: jogos olímpicos, união ajuda ao município para criação da estrutura dos jogos no município] * primeiro tem que instituir todos os tributos, antes de pedir ajuda(transferência voluntária) ao estado art 11 e pu LRF.
# essas exceções só podem existir se estiverem definida na constituição. Norma infraconstitucional não pode criar exceções de repasse.
b) quanto à finalidade:
Fiscais: é aquela que o estado tem o objetivo de obter o custeio de suas atividades, servem para o financiamento das atividades estatais. Obter recursos.
Extra-fiscais: apesar de também servirem para o custeios, a sua instituição e arrecadação tem o objetivo de instrumento de intervenção do estado ,no campo ecnomico ou social ( característica intervencionista) fomento público. ex.: multa
#preponderancia
Princípio da não afetação: regra geral: as despesas não tem ligação com receitas
Receitas decorrentes dos impostos-> art 167, IV.CF.(primeira parte, restante é exceçao ,ex.: educacao) é vedado A vinculação deste com órgão,fundo ou despesa. Grau máximo do princípio da não afetação .pois somente a constituição pode tirar a não afetação dos impostos.
Receitas decorrentes das taxas(serviço específico e divisível),contribuições de melhoria( e receitas não tributárias: grau médio de incidência(mitigada), pois quem pode fazer a quebra da não afetação é a lei, pois a CF não proibiu. Se o legislador for omisso, a lei orçamentária que definirá, a receita irá pro bolo.ex.: royates, multa, taxas. Não importa a destinação/finalidades. Art 4 CTN.
Emprestimos compulsórios(art148) e contribuições especiais: 
Tem afetacao. Pois a sua arrecadação serve para custear as atividades estatais que a constituição federal específica. Destaca a finalidade!
Contribuições especiais: contém subespécies. Pex.: contribuição de iluminação pública. (Art149A) não pode ir pró bolo.
Despesas públicas
A escolha da despesa pública é feita através de um consenso politico( Competência exclusiva do chefe do executivo, na elaboração do projeto).*há um diálogo entre o executivo e o legislativo(aprova a lei)
*legislativo autoriza a despesa através da lei orçamentária
A escolha é trágica, pois o peso de necessidades públicas é maior que as receitas( é uma escolha) #principio da reserva do possível, justifica a omissão do estado.
# o estado sofre de insuficiência de recursos diante da infinitude das necessidade públicas que ele deve satisfazer. ( não aplica-se aos direitos fundamentais, nao pode justificar a ofensa a ela, supremo)
Apesar da reserva do possível encontrar respaldo doutrinario e jurisprincial, o STF vem limitando a sua aplicação quando estamos diante de ofensas ao direitos fundamentais,especialmente aqueles que giram em torno de dignidade da pessoa humana e dos direitos de ordem social. A premissa é no sentido de que a própria constituição confere densidade normativa a tais direitos de. MAneira que o estado não possui discricionariedade política na concretização desses direitos; ao estado cabe a garantia e a realizar esses direitos.

Continue navegando

Outros materiais