Buscar

Teóricos da educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
Teóricos
Equipe: 
Jean Piaget
Jean Piaget
Nasceu na cidade Neuchâtel(suíça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980 em Genebra.
Sua morte foi durante uma conferência nos EUA teve um infarto devido à avançada idade nesta data estava com 84 anos e foi constado que sua morte foi por causas naturais e não da consequência do infarto.
Concepção da escola
A escola deve proporcionar um ensino de qualidade buscando a formação de cidadãos livres e conscientes de seu papel na construção e transformação na sociedade.
Para que tal formação aconteça toda a escola deve estar engajada com o discente principalmente o docente que torna se o mediador entre aluno e o conhecimento.
William Heart Kilpatrick
William Heart Kilpatrick
 William Heard Kilpatrick, matemático e físico dos EUA (1871-1965). Discípulo de Dewey, destacou-se principalmente pelo seu trabalho no "Método de Projetos." 
Para Kilpatrick, não basta a atenção, é necessário também a intenção, pois esta torna o educando agente que prepara e executa. O projeto consiste em atividade intencionada em que os próprios alunos fazem algo num ambiente natural, integrando ou globalizando o ensino. Por exemplo, através da construção de uma casinha de coelhos, podem ser ministrados vários ensinamentos: geometria, desenho, cálculo, história natural, etc.
MARIA MONTESSORI
MARIA MONTESSORI
Nasceu na Itália em 1870, na cidade de Chiaravalle. Foi uma pedagoga que renovou o ensino, desenvolvendo um peculiar método que ficou mundialmente conhecido como Método Montessori. Este método foi aplicado, inicialmente, nas escolas primárias italianas e depois no mundo. O método Montessori, dirigido especialmente às crianças do período pré-escolar, é baseado no estímulo da iniciativa e capacidade de resposta da criança, através do uso do material didático especialmente desenhado. O método propõe uma enorme diversificação das tarefas e a máxima liberdade possível, de tal maneira que a criança aprendia por si mesmo e seguindo o ritmo de suas próprias descobertas.
Jean Jacques Rousseau
Jean Jacques Rousseau
Foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
Nascimento: 28 de junho de 1712, Genebra, Suíça
Falecimento: 2 de julho de 1778, Ermenonville, França
O princípio fundamental de toda a obra de Rousseau, pelo qual ela é definida até os dias atuais, é que o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade.
Jean Jacques Rousseau
Rousseau acreditava na amabilidade produzida pela natureza, para ele se a afabilidade fosse incitada, a benevolência espontânea da pessoa podia ser preservada da influência corrompida do meio em que vivemos.
Para Rousseau a principal característica que não pode faltar em um catedrático é a sua capacidade de educar o aluno para transformá-lo em um homem de bem.
Levando em conta esse ponto de vista de Rousseau, o aluno só estaria apto a fazer parte da sociedade quando se tornasse clara sua disposição natural para a convivência com as outras pessoas, fato este que só ocorreria, segundo Rousseuau, durante a sua adolescência, quando então já estaria apto a julgar e já pode compreender o que é ser um indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.
John Dewey
John Dewey
Foi um filósofo pedagogo e pedagogista norte-americano. Nasceu em 20/10/1859 em Burlington-Vernont EUA. Era considerado o expoente máximo da escola progressiva americana.
Morreu em 01/06/1952 aos 92 anos de idade, mas continuou a escrever e a intervir socialmente até as vésperas de sua morte.
Concepção da escola: Uma vez que para essa escola de pensamento, as ideias só tem importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais.
Teoria Defendida John Dewey: Defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a manutenção emocional e intelectual das crianças.
Roger Cousinet
Roger Cousinet
Nasceu no ano de 1881, na França não tendo informações precisas do dia e mês. Faleceu aos 07 dias do mês de abril de 1973, em Paris. Foi um dos pioneiros da Educação Nova na França.
Prezava a liberdade e a construção do saber, e seu método era centrado no aluno , sujeito do seu próprio conhecimento, a decisão do que a prender e quando aprender era uma decisão do aluno, assimilando seus erros e corrigindo seus próprios trabalhos.
Defendia a ideia de que a criança deve ser valorizada pelo que ela é, se cometer erros não se deve culpa-la porque aprende-se através da observação, experimentação e analise de documentos, pesquisa em trabalhos coletivos, não com aulas expositivas.
Defendia a liberdade de Ensino e no trabalho coletivo, substituindo o aprendizado individual. Propôs que o mobiliário escolar fosse despregado do chão, para que os alunos pudessem formar grupos em classe e ficar um de frente para o outro, como uma forma de debate aos alunos. Para ele, o jogo a brincadeira eram atividades naturais da criança e por isso deveriam ser baseadas nessas atividades.
Édouard Claparède 
Édouard Claparède
(Genebra, 24 de Março de 1873 — Genebra, 29 de Setembro de 1940) 
Foi um neurologista epsicólogo do desenvolvimento infantil, que se destacou pelos seus estudos nas áreas da psicologia infantil, da pedagogia e da formação da memória. Foi um dos mais influentes expoentes europeus da escola da psicologia funcionalista, tendo as suas teorias grande repercussão nos movimentos de renovação pedagógica da primeira metade do século XX.
Defendia a necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento.
Ovide Decroly
Ovide Decroly
Nasceu em 1871 e morreu em 1932. Sua obra educacional destaca-se pelo valor que colocou nas condições do desenvolvimento infantil; destaca o caráter global da atividade da criança e a função de globalização do ensino. 
A educação era centrada no aluno, ou seja, buscava a possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente. É o caso da ideia de globalização de conhecimentos – que inclui o chamado método global de alfabetização – e dos centros de interesse.
O princípio de globalização se baseia na ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo, que posteriormente pode se organizar em partes, ou seja, que vai do caos à ordem. Ex: o contrário dos consoantes separadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando