Buscar

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Aula 01
1-Os responsáveis pela decisão de como e onde aplicar os recursos organizacionais de modo que os objetivos e as metas sejam alcançados são os:
R: Administradores
2- O Administrador tem como benefício a oportunidade de pensar criativamente, de inovar e de utilizar a imaginação, mas para isso necessita compreender que:
R: As organizações precisam desenvolver um elevado nível de educação dos seus empregados para compensar a rápida obsolescência profissional.
3- São quatro as funções básicas de um Administrador. Assinale a única alternativa que apresenta corretamente essas funções:
 R: Planejar, organizar, dirigir e controlar.
4- O atual ambiente em que vivemos é caracterizado por rápidas mudanças tecnológicas e está exigindo dos Administradores algumas habilidades necessárias. Dentre elas:
R: Técnicas, humanas e conceituais.
5- Victor Hugo Soares é Administrador e foi admitido para supervisionar o setor de Treinamento e Desenvolvimento-T&D, na área de Recursos Humanos de uma empresa brasileira de grande porte. Como Supervisor, podemos afirmar que Victor Hugo vai:
R: Planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de T&D, como fazem os administradores em qualquer nível da escala hierárquica.
6- As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Independentemente de sua forma e atividade, as organizações partilham algumas características. Assinale a seguir a alternativa que contenha duas destas características.
R: Estrutura organizacional e propósito ou finalidade
Aula 02
1-Clara Diniz é Presidente de uma empresa brasileira de grande porte. No desempenho de sua função, Clara precisa diariamente usar as habilidades requeridas do Administrador. Podemos afirmar que, para bom resultado no cargo de Presidente, Clara:
R: Usa mais as habilidades conceituais para analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo.
2- Aprendemos nas aulas de Administração e Mercado de Trabalho que para ter sucesso na execução do seu trabalho, o Administrador precisa utilizar algumas habilidades especiais. Estas habilidades são:
R: Habilidades conceituais, humanas e técnicas.
3- Em relação ao fato de ser especialista ou generalista, aprendemos nas aulas de Administração e Mercado de Trabalho e no livro didático que:
R: Os Administradores devem ser generalistas e sobre esta base construir uma especialização.
4-Para o desempenho de suas funções, como administrador de uma grande empresa, Pedro Paulo Cardoso acreditava que era importante apenas desenvolver o seu bom senso e suas habilidades interpessoais e de comunicação. Você, como um administrador, sabe que, para que tenhamos um ambiente de trabalho de alto desempenho, isto não é suficiente, é preciso também desenvolver as habilidades:
R: Técnicas e conceituais.
5- O conhecimento é muito importante para sabermos o que devemos fazer e para fazermos a coisa certa, mas não adianta ficarmos obsessivamente preocupados em aumentar a nossa cultura sem a colocarmos a serviço de realizações úteis e práticas para a sociedade. 
A partir do texto acima, julgue as seguintes afirmações:
 Não se espera que o Administrador tenha como principal qualidade a iniciativa para conseguir soluções para as dificuldades encontradas e para colocá-las a serviço de realizações úteis e práticas para a sociedade,
porque
o conhecimento é muito importante para sabermos o que devemos fazer e para fazermos a coisa certa, mas o êxito é criado pela ação. A ação é que é o nosso objetivo.
R: A primeira afirmação é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
6- Letícia Junqueira é Gerente de Marketing de uma empresa multinacional, de grande porte. No desempenho de sua função, Letícia precisa diariamente usar as habilidades requeridas do Administrador. Podemos afirmar que, para bom resultado no cargo de gerente, Letícia:
R: Usa mais as habilidades humanas , as quais envolvem a capacidade de trabalhar e se comunicar com outras pessoas, entendendo-as, motivando-as e liderando-as.
Aula 03
1- O administrador para conseguir vencer em sua carreira neste mercado tão competitivo, precisa alcançar os resultados empresariais com eficiência e eficácia. Porém, sabemos que essas são mutáveis e o administrador precisa ter um conhecimento diversificado e holístico. Sendo assim a formação mais apropriada para o administrador do século XXI deverá ser:
R: Generalista
2- Aprendemos na aula online que a Administração está em todos os lugares e em todos os cantos do planeta. Esta afirmação reforça, de modo específico:
R: Que todos os empreendimentos humanos necessitam de Administração
3- O gestor generalista configura qual das seguintes situações?
R: visão global da empresa
4- Sabemos o quanto o planejamento é importante para as organizações modernas, por isso o assunto é bastante estudado. Dentre as opções abaixo marque a qual refere-se aos tipos de planejamento:
R: Planejamentos estratégico, tático e operacional;
5- O Administrador precisa se preparar para administrar. Para que esta preparação se realize, aprendemos na aula online que:
R: Há uma permanente necessidade de se fazer a vinculação da nossa experiência prática com os princípios teóricos que aprendemos.
6- Aprendemos nas aulas de Administração e Mercado de Trabalho e no livro didático que o Administrador deve fazer acontecer. Com esta afirmação, os autores Heilborn e Lacombe quiseram dizer que:
R: O Administrador deve ter como principal qualidade a iniciativa para conseguir soluções para as dificuldades encontradas e para colocar estas soluções em ação.
Aula 04
1- Uma das principais pesquisas sobre o estilo brasileiro de administrar foi realizada por Betânia Barros e Marco Aurélio Prates com 2.500 administradores brasileiros. Estes pesquisadores desenvolveram um modelo de interpretação da cultura brasileira segundo quatro grandes subsistemas: Indique a seguir quais são estes subsistemas.
R: O institucional, o pessoal, o dos líderes e o dos liderados
2- Sobral e Peci (2008, p. 17) mostra que a cultura brasileira apresenta alguns traços do estilo brasileiro de se administrar; um deles é o Estilo Concentração de Poder. Identifique as características deste estilo, dentre os itens a seguir:
R: Reflete que as decisões são unilaterais, e os liderados devem cumpri-las sem questioná-las.
3- Marta é líder de uma equipe multidisciplinar. Nessa equipe, percebe-se que, em diversos momentos, existe uma passividade frente às orientações de Marta. Os liderados não são proativos e aguardam as ordens de Marta para agirem de acordo com o desejado. Essa situação pode ser considerada como um exemplo de um traço cultural do brasileiro, segundo Barros e Prates. Qual é o traço cultural exemplificado na situação acima?
R: Postura de Espectador.
4- O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, busca desenvolver o Brasil por meio da geração de emprego e renda através do empreendedorismo. Em uma de suas pesquisas, o SEBRAE apontou os fatores determinantes do sucesso para as micro e pequenas empresas (MPE) em três categorias. Marque a opção que se refere à categoria expressada pela frase a seguir: um grupo de atributos que destaca a criatividade, a perseverança e a coragem de assumir riscos no negócio.
 R: Capacidade Empreendedora
5- Aprendemos nas aulas de Administração e Mercado de Trabalho que existem culturas marcadas por valores coletivistas. Estes valores se refletem em métodos de gestão baseados no consenso e na ênfase no planejamento. Aponte nas opções abaixo o País que apresenta essa cultura caracterizada por valores coletivistas:
R: Japão
6- Victor Hugo Soares é Administrador e é o Presidente da empresa ALEDARAP Ltda. Lidera uma equipe composta por duzentas pessoas. A área de Gestão de Pessoas identificou que em sua administração, as promoções são sempre influenciadas pelas relações pessoais e de confiança com pessoas de seu círculo de relacionamento. Assim,Victor Hugo não considera a meritocracia para conceder as promoções. Marque a opção que representa o traço cultural característico desse tipo de administrador brasileiro:
R: Paternalismo
Aula 05
1- A importância da administração como campo de conhecimento teórico está relacionada com a relevância das organizações para as sociedades contemporâneas. A partir da afirmativa, marque a alternativa INCORRETA.
R: Os custos de uma administração ruim se limitam a um desperdício de recursos financeiros e de materiais, não acarreta elevados custos para a sociedade.
2- Letícia Junqueira, Diretora de Recursos Humanos da Empresa de Alimentos ALEDARAP, deseja desenvolver uma área na empresa, que consiga atender às necessidades do público interno, do público externo e da sociedade no entorno da fábrica. Ela sabe que é necessário atender aos anseios e expectativas de todos estes stakeholders. Aprendemos na disciplina de Administração e Mercado de Trabalho, que a expectativa da sociedade em relação às empresas atualmente está ligada à seguinte afirmação:
R: A sociedade hoje cobra um comprometimento das organizações com a responsabilidade social e com a ética.
3- A importância da Administração no Brasil (para vencer alguns desafios), dentre outros aspectos, dá-se: (SOBRAL E PECI, 2008):
 a) No Brasil, 50% dos novos negócios falham nos dois primeiros anos de atividade, e entre as principais razões dessa elevada mortalidade empresarial estão as falhas gerenciais na condução dos negócios.
b) Os custos de uma administração ruim não se limitam a um desperdício de recursos financeiros e materiais, mas também acarretam elevados custos para a sociedade.
c) Apenas 15% dos herdeiros dos maiores empresários do século passado permanecem no mundo dos negócios.
d) 66% das empresas privadas brasileiras que estavam na lista das 50 maiores há 30 anos desapareceram do ranking. Assim, a sequência que representa as alternativas corretas, conforme o enunciado, é:
R: a (V), b (V), c (V), d (V)
4- As organizações contemporâneas vivem em um ambiente de grande turbulência e dinamismo. Diante disso, analise as duas afirmações a seguir e marque a opção correta:
I) As transformações tecnológicas e as exigências do ambiente externo obrigam os administradores a desenvolver uma nova visão para as organizações.
II) As estruturas organizacionais procuram adotar modelos mais orgânicos, flexíveis, capazes de responder com eficácia e rapidez às exigências dos clientes e dos concorrentes.
R: 	As opções I e II estão certas;
5- O Administrador tem ganhado maior importância a cada dia nas organizações brasileiras. Parte dessa importância é atribuída ao alto índice de mortalidade das empresa no Brasil: aproximadamente 50% das empresas brasileiras falham nos dois primeiros anos de atuação (SOBRAL e PECI, 2008). A principal causa desse alto índice de mortalidade empresarial pode ser atribuída:
R: Às falhas gerenciais.
6- É possível conceber a Administração como um processo que utiliza princípios e funções para alcançar objetivos. Então:
 I. Os administradores devem considerar as funções administrativas isoladas umas das outras, sem se preocupar com uma abordagem integrada dessas funções.
II. O planejamento, a organização, a direção e o controle, quando considerados separadamente, constituem as funções administrativas.
III. Essas mesmas funções, quando integradas numa abordagem total com o propósito de alcançar objetivos, formam o processo administrativo.
Pode-se afirmar que:
R: Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
Aula 06
1- Aliada à tecnologia e à informação, a globalização quebrou paradigmas, principalmente, nos aspectos relacionados à estratégia, à posição das empresas em relação ao mercado, e mudanças no perfil dos atores que atuam nas organizações. Esta afirmação da aula online nos lembra que:
R: A globalização modificou o ambiente em que as organizações atuam, por ter modificado antigos conceitos.
2- Vivemos em um mundo mutável e turbulento. Por essas razões o sucesso é periclitante e provisório. Esta afirmação da aula online, no contexto da nossa disciplina, quer nos lembrar que:
R: As mudanças são constantes e por isso o sucesso de ontem corre perigo e pode se transformar em fracasso amanhã.
3- A globalização da economia é melhor para os países desenvolvidos, que podem aproveitá-la com maiores benefícios, do que para os países emergentes. Os países em desenvolvimento precisam de um certo grau de protecionismo. Este protecionismo é exercido para:
R: Evitar o sucateamento de segmentos empresariais importantes.
4- Aprendemos que a globalização da economia veio para ficar e que está eliminando fronteiras, ultrapassando as diferenças de línguas e costumes e criando um admirável mundo novo. Assinale a afirmativa que melhor expressa a globalização dos mercados:
R: A produção de tênis Nike na Ásia.
5- A globalização tem sido um dos desafios para a administração das empresas. Os administradores sabem que a globalização é um fenômeno:
R: irreversível
6- A globalização tem como uma de suas características a ênfase no conhecimento e não mais nas matérias primas básicas. Esta afirmação da aula online significa que:
R: O sucesso das organizações hoje está atrelado ao conhecimento que ela domina.
Aula 07
1- De acordo com os avanços tecnológicos e as mudanças sociais, a principal força propulsora da nova era é o:
R: Capital intelectual;
2- Em um mundo onde a mudança acontece a uma velocidade crescente e vertiginosa, a informação e a tecnologia precisam ser plenamente utilizadas para obter a maior vantagem possível. Os complexos e variados desafios que preocupam as cúpulas das organizações hoje são:
R: Como fazer alianças estratégicas com os concorrentes, como investir em novos produtos e ou serviços e como enfrentar competidores globais.
3- A empresa XYZ é líder em seu mercado mas está enfrentando um grande desafio pela entrada de novos competidores no seu setor de atuação. O desafio torna-se ainda mais complexo, uma vez que a empresa XYZ não possui políticas de valorização e capacitação do seu pessoal. Baseado nos conhecimentos obtidos durante essa disciplina, indique o caminho que a empresa XYZ deve tomar para enfrentar esse desafio.
R: Deve valorizar o seu capital humano por meio de capacitações e de uma política de valorização do conhecimento, alavancando seu desempenho.
4- Aprendemos na aula online que, dentre os complexos e variados desafios que preocupam as cúpulas das organizações hoje, estão:
R: Como enfrentar competidores globais e como fazer alianças estratégicas com os concorrentes
5- Para algumas pessoas, a tecnologia é a vilã da história: a máquina substituiu o homem, provocando o desemprego estrutural. Tomando como premissa essa afirmação indique a alternativa que melhor descreve a ação alternativa para o trabalhador que tem sua atividade substituída pela máquina:
R: As pessoas são reeducadas, treinadas ou capacitadas para exercerem outras atividades.
6- Sabemos que a Revolução Industrial encerrou o sistema de produção agrária fazendo surgir o sistema industrial de produção. Atualmente, temos assistido à migração da força econômica da área industrial para o setor de serviços, no qual o fornecimento de produtos físicos é limitado ou restrito. Assinale abaixo o mercado que podemos considerar como sendo exclusivamente um mercado de serviços:
R: Consultoria Empresarial.
Aula 08
1- O Fênix S.A., empresa do ramo de alimentos, informa corretamente nas embalagens dos seus produtos, os ingredientes utilizados na sua fabricação, bem como o prazo de validade dos mesmos, visando à saúde e à segurança no consumo. Considerando os diversos stakeholders que devem ser atingidos pelas ações, a quem mais especificamente a Fênix S.A., neste caso, está dirigindo as suas ações?
R: Aos consumidores
2- De acordo com Peter Drucker, as empresas não governamentais, sem fins lucrativos que atuam em áreas como educação, assistência social dentre outras foi chamada de:
R: Terceiro setor.
3- O Museu de Arte Moderna,a Fundação Padre Anchieta, a Cruz Vermelha e o Greenpeace são exemplos de organizações não lucrativas. Essa comunidade de organizações inclui hospitais, igrejas, escolas, museus, orquestras sinfônicas, corais, centros culturais ou de artes, entidades filantrópicas e beneficentes e outras milhares de organizações, locais, regionais, nacionais e mundiais que visam objetivos de serviços sociais em oposto ao desempenho lucrativo das empresas. Essas organizações foram classificadas por Peter Drucker como:
R: Terceiro setor da economia
4- Célia, sócia-diretora da empresa Paz e Amor, utiliza os recursos com eficiência para atender às necessidades atuais de sua empresa de modo que não comprometa a capacidade de gerações futuras. Podemos afirmar que Célia está adotando uma prática que visa:
R: Sustentabilidade
5- A empresa XYZ está procurando desenvolver sua atuação em termos de responsabilidade ampliando as chances de capacitação e de desenvolvimento de seus funcionários e aplicando as regras de ergonomia no mobiliário de suas unidades. Essas medidas configuram que aspecto da Responsabilidade Social analisado pelo Instituto Ethos?
R: Público Interno
6- Trata-se de uma comunidade de organizações que inclui hospitais, igrejas, escolas, museus, orquestras sinfônicas, corais, centros culturais ou de artes, entidades filantrópicas e beneficentes e outras milhares de organizações "locais, regionais, nacionais e mundiais" que visam objetivos de serviços sociais em oposto ao desempenho lucrativo das empresas. Sem falar nas organizações não governamentais (ONGs) que estão se proliferando no mundo moderno em atividades que vão desde preocupações ecológicas e ambientais a atividades relacionadas com educação, pobreza e assistência social. Peter Drucker nomeou como:
R: Terceiro setor;
Aula 09
1- As mudanças organizacionais não ocorrem isoladamente. Pelo contrário, ocorrem de maneira sistêmica e integrada, umas afetando as outras e provocando um poderoso campo de forças multiplicador. A respeito das mudanças nos produtos e nos serviços é correto afirmar:
R: c)Afetam os resultados ou saídas organizacionais, representando as mudanças de maior visibilidade.
2- A administração atual está revolucionando conceitos tradicionais e mandando para o museu muitas práticas consolidadas pelo tempo. Cada vez mais, o sucesso das organizações em um contexto globalizado e intensamente competitivo de negócios - como está ocorrendo nos dias de hoje - é consequência de uma administração:
R: Moderna, flexível, eficiente e eficaz
3- De acordo com Chiavenato existem quatro tipos de mudanças dentro das organizações. Marque abaixo a opção que NÃO se refere a uma dessas mudanças:
R: mudanças políticas e econômicas;
4- As mudanças organizacionais não ocorrem isoladamente. Pelo contrário, ocorrem de maneira sistêmica e integrada, umas afetando as outras e provocando um poderoso campo de forças multiplicador. A respeito das mudanças na tecnologia é correto afirmar:
R: b)Afetam máquinas, equipamentos, instalações e processos organizacionais, mudando a maneira pela qual a organização executa suas tarefas e produz seus produtos e serviços.
5- Com a grande competitividade das empresas japonesas, na década de 1980, muitos padrões organizacionais foram desafiados, e as questões sobre liderança no mercado contrastadas com grandes margens de lucro passaram a ser frequentes nos meios empresariais de todo o mundo. Com a crescente globalização dos negócios, durante os anos 1990, a realidade organizacional passou a ser a da sobrevivência a qualquer custo. Nos próximos anos, em função da instabilidade global crescente, qual deve ser a posição mais apropriada das organizações?
R: Ser flexível e acompanhar as mudanças de cenários, adaptando-se a eles mais rapidamente que seus concorrentes.
6- Aprendemos que as empresas ocupam diferentes posições no ranking de seu mercado. A posição avançada de um concorrente em relação aos outros concorrentes de mercado é denominada de:
R: Competitividade
Aula 10
1- Marque a opção correta acerca da conclusão que podemos chegar sobre o administrador moderno e sua identidade:
R: o administrador deve ser generalista e de visão sistêmica;
2- Nossa aula online nos ensina que administrar é um trabalho difícil e exigente, pois os administradores que ocupam posições estratégicas e gerências muitas vezes têm que trabalhar mais de 40 horas por semana. Esta afirmação se insere entre:
R- Os desafios da profissão do Administrador.
3- Desde o início dos estudos de Taylor que culminaram na administração científica, os administradores cada vez mais tem que ser avesso ao risco. Hoje as empresas procuram administradores com as seguintes características:
R: Proativo, flexível e criativo.
4- São os administradores que criam as condições para que seus subordinados desempenhem suas funções e, dessa forma, para que os objetivos da organização possam ser alcançados. O maior desafio que um administrador enfrenta numa organização em crescimento é:
R: desenvolver uma equipe eficaz de administração de topo
5- A carreira de administrador possui benefícios que não se limitam apenas a recompensas materiais. Dentre as recompensas não materiais do Administrador, podemos destacar:
R: Reconhecimento e status social
6- Nossa aula online nos ensina que o sucesso e a eficácia de um administrador dependem do desempenho de outros. Esta afirmação se insere entre:
R: Os desafios da profissão do Administrador.

Continue navegando