Buscar

Nelson - Aula 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 15
Análise para a estratégia: A base para o processo decisório é a própria unidade empresarial. Os próprios indivíduos decidem o que produzir. Keynes acredita que o comportamento do todo interfere na economia. Ele tem então, uma análise baseada no todo (holísmo). 
Os macromodelos Keynesianos 
Macromodelo: Percepção da influência da demanda no processo decisório. (Macroestático e Macrodinâmico)
Macroestático: impacto de variáveis agregadas e consumo. O nível de renda é a variável agregada fundamental. A renda é um prenúncio de que há uma demanda e a demanda só se concretiza quando se decide consumir ou investir. O Macroestático é uma análise da influência do consumo e do investimento sobre a renda, sendo a renda a demanda efetiva. A demanda agregada é potencial, esta dá uma visão potencial de consumo, mas não dá de investimento. 
Y = C + I + (G - I) + (x – m)
Legenda: 
Y = renda (inversamente proporcional ao fator fixo)
C = consumo 
I = investimento
a = fator fixo sobre renda
O consumo + investimento são os símbolos da demanda efetiva. A fórmula diz que todo o crescimento da renda vai estar na dependência do investimento do consumo, e que as variáveis independentes são o consumo e o investimento, ou seja, todo o processo de mudança parte dessas variáveis. O A é uma variável independente. 
^Y = ^C+^I 
^C= a.^Y
O consumo cresce fruto da participação do fator fixo sobre a renda em uma propensão a consumir. Toda a sociedade tem uma propensão a consumo e é fundamental estabilizar essa propensão, não deixe subir muito, pois pode estimular a inflação. A estabilidade do fator fixo é fundamental, ou seja, quanto o fator fixo “a” influência no que eu consumo, ou seja, quanto da minha renda eu vou disponibilizar para o meu consumo. O consumo não cresce proporcional à renda. Poupança # Investimento. Não é o consumo individual que será importante e sim o consumo agregado.
^Y = a.^Y + ^I
^Y= a.^Y = ^I
 ^Y.(1-a) = ^I
^Y = (1/1-a) . ^I
K = Multiplicador de investimento
K = 1/1-9
^Y = K^Y
a = 0,6
^Y = 1/1-0,6 . ^i
^Y = 1,66
Condições: Se a cresce as poupanças diminuem. Se a desce, as poupanças aumentam. Quem gera a poupança é o investimento.
Há a substituição do consumo pela propensão a consumir. 
Poupança alta gera recessão. Poupança alta gera baixo consumo e investimento. A estratégia keynesiana é regular o consumo e a decisão de investir para você poder regular a renda (defende a dinâmica econômica). A estratégia vai ser: quando há acréscimo a poupança decresce, mas se o fator fixo diminui a poupança aumenta. Dizem que para ter investimento tem que ter poupança, mas há discordâncias sobre isso. É preciso investir para ter crescimento (investir # gastar). É uma ilusão que poupar leva ao investimento. Se a poupança cresce o consumo tende a crescer e o impacto da demanda sobre a renda cai. 
Dúvida: Explicar o K do gráfico do macroestático. O k é como se fosse a curva de renda se toda renda fosse consumida. Ela é como se fosse um referencial teórico, que não existe. 
Macrodinâmico (variação temporal de elementos): Estuda o comportamento ao longo do tempo. Como: produção, emprego, renda, consumo (é a única variável que não pode deixar de estar presente numa equação de renda), investimento. Tem que olhar o passado e não o atual. No ano 1 o consumo é referencial: quanto participou no ano anterior. O consumo é sempre a renda passada, mas o referencial (o referencial é o C0). 
Consumo = renda – poupança. 
1° quadrante: O custo marginal é importante quando a expectativa de preço leva que você oferte a quantidade que produz. O custo marginal sempre cresce. Tem que aumentar a eficiência, m tem que ser elevado e o n mais baixo.
2° quadrante: Se você diminui o preço, o custo marginal cai e a quantidade eleva. Quantidade de produção elevada. Influencia no emprego. Não vai haver pleno emprego. As firmas tem que atuar com capacidade ociosa. 
3º Quadrante é a demanda Efetiva de Emprego. Relação de oferta e demanda com CMg e Quantidade.
C + S = Y (a renda vai ser igual ao consumo + poupança). 
Gráfico de 45° (Dúvida: O que isso tem a ver com a dinâmica temporal?): Ex: Se você tem uma renda de 150 e você consome 180, você tem um débito de 30. Vai chegar um momento em que o consumo vai ser maior que a renda, a poupança é negativa, então há uma dívida. Se você consome a sua renda toda, sua poupança vai ser zero. Se o consumo é igual à poupança, não há renda (em valor absoluto, não acontece na prática). A chamada Macroestatica trata do multiplicador estático. A Macrodinâmica introduz a ideia de tempo, usa para saber o que pode ocorrer ao longo do tempo com a mudança do investimento. Se eu investi X qual o impacto naquele momento? (estático) Na dinâmica não, é sempre no tempo, não no momento. Sempre considera quanto incrementou e esse incremento vai influenciar como.
Dúvida: O investimento gera emprego e inflação? Se gera emprego, aumenta fator fixo (a propensão a consumir). 
Dúvida: Qual a diferença dos gráficos de macrodinâmica e macroestático? Gráfico da poupança - se tudo fosse consumido, qual é a evolução da poupança e qual o comportamento em relação à renda. Quando a renda esta zero, a poupança vai ser negativa. Quando o consumo é igual à renda, não vai ter poupança.

Outros materiais