Buscar

ED Imuno ( FARMÁCIA ) 2016.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Disciplina: IMW 357 Microbiologia e Imunologia F - Curso: Farmácia
Coordenadora: Maria Teresa Villela Romanos
Professora: Leticia de A. M. Carneiro
ESTUDO DIRIGIDO – IMUNOLOGIA
1) A inflamação é crucial para uma resposta imune eficiente. Como o processo inflamatório participa da resposta imune inata e adaptativa?
2) O Sistema Complemento exerce um papel importante na resposta inata do hospedeiro. Quando uma ou mais vias de ativação são disparadas inúmeros fragmentos, que têm funções biológicas distintas, são liberados. Como estes fragmentos atuam?
3) Considerando a estrutura das imunoglobulinas, quais são as funções dos diferentes domínios nas respostas mediadas por anticorpos.
4) As células do sistema imune estão constantemente re-circulando e o estado funcional dessas células pode definir seu padrão de migração (linfócitos T virgens x efetores, células dendríticas imaturas x maduras, etc). Qual a importância desses perfis de migração no sistema imune e quais as razões moleculares para essas diferenças?
5) Os linfócitos T precisam de múltiplos sinais para serem ativados, quais são esses sinais e qual a importância desse tipo de ativação?
6) A resposta adaptativa mediada pelos linfócitos T CD4 pode apresentar diferentes características dependendo da diferenciação das células ativadas. Quais são os mecanismos de combate a infecção usados pelas diferentes sub-populações de linfócitos T CD4 e que tipos de microrganismos são os alvos preferênciais de cada um?
7) De que forma os linfócitos T participam da produção de anticorpos por células B? Explique o conceito de reconhecimento cognato.
8) Discuta a afirmação: "linfocitos T sao auto-reativos por definição". Incluir na discussão a seleção timica (linfocitos T  virgens e linfocitos T regulatorios naturais) e ativação de linfocitos na periferia.
9) Descreva os mecanismos geradores da diversidade de imunoglobulinas. Explique como mecanismos posteriores à união dos segmentos VDJ podem auxiliar na diversificação do repertório de linfócitos
9) Explique os principais eventos de uma resposta imune (inata e adaptativa) eficiente contra um agente infeccioso que vive no fagossoma de macrófagos.
10) O que são e quais são as consequências dos processos de seleção negativa e positiva para o desenvolvimento dos linfócitos T?
11) Explique de forma sucinta a hipersensibilidade do tipo 1.
12) A Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) geralmente é grave e pode acometer 40 a 60% dos recém-nascidos (RN) cujas mães foram infectadas durante os dois primeiros meses de gestação; 30 a 35% dos RN, no 3º mês de gestação, 10% dos RN quando a infecção na gestação se dá durante o 4º mês, sendo mais raro o acometimento após a 20ª semana. Assim, a rubéola integra a rotina sorológica do pré-natal fazendo parte da clássica sigla TORCH (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes). Pergunta-se: como é possível diferenciar uma infecção aguda (quando pode haver transmissão vertical) de um estado de imunidade resultante de um contato prévio com o vírus? Que testes sorológicos podem ser utilizados neste diagnóstico?
13) O Mycobacterium leprae é uma bactéria capaz não só de sobreviver em vesículas no interior de macrófagos como de se multiplicar dentro delas. Alguns pacientes desenvolvem uma forma da doença denominada tuberculóide, onde se observa um número reduzido de bactérias dentro dos macrófagos dos pacientes, pouca produção de anticorpos e, embora haja danos teciduais devido à inflamação, a doença progride lentamente e o paciente normalmente sobrevive. Outros pacientes desenvolvem uma forma da doença denominada lepromatosa com grande produção de anticorpos mas que não impedem o crescimento excessivo da bactéria no interior dos macrofágos causando extensa destruição tecidual e eventualmente morte. Que mecanismos imunológicos determinam formas de evolução diferentes da mesma doença causada pelo mesmo microrganismo?

Outros materiais