Buscar

BIOÉTICA CIÊNCIA E PESSOA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
A bioética é um capítulo da ética.
Afirmação importante porque estabelece uma ponte entre a grande tradição histórica da ética com os desafios levantados pela biotecnologia e biomedicina.
*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
O QUE É BIOÉTICA?
Existem dezenas de definições.
Bios – ethos ou ética da vida. Sua tese primeira é o respeito à vida, tomadas em suas três modalidades: humana, animal e vegetal; mais ainda, a bioética abrange as formas da vida situadas em seu ambiente como ar, água, o solo, a atmosfera. Bioética é o cuidado da vida em seu ambiente.
*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
A bioética ocupa-se com os seguintes temas e áreas do saber:
A) A discussão ética geral dos avanços da biotecnologia.
B) Relações da Ciência, da Biogenética e da Biomedicina com a existência humana.
C) Discussões sobre Biodiversidade e seres transgênicos.
*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
BIOÉTICA E CIÊNCIA
A partir do Iluminismo, sob a influência de Kant, a ética tornou-se independente da teologia e passou a discutir livremente com a ciência sem tutelas.
A ciência situa-se num mundo onde há outros saberes: históricos, políticos, psicológicos, filosóficos e religiosos. Todas essas áreas têm seu modo de entender o mundo, a história e a própria ciência. Por isso o saber científico é um entre tantos outros.
Por isso é de fundamental importância o diálogo.
Nenhum paradigma captura toda verdade.
*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
BIOÉTICA E PESSOA
O conceito de pessoa é o tema mais importante da bioética.
Da definição de pessoa decorre diretamente uma segunda questão: em que momento a existência humana é definida e aceita como pessoa? No momento da concepção? Na implantação do zigoto no útero? No momento do nascimento com vida? 
*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
O valor e a dignidade do ser humano receberam enfoques diferentes conforme o ângulo de observação adotado pelos filósofos ao longo do tempo; seis são os principais: cosmológico, metafísico, teológico, moral, existencial e político. 
*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
1) Definição cosmológica do ser humano. Os gregos não elaboraram propriamente um conceito de pessoa, mas definiram o valor e a dignidade humana pela sua capacidade de pensar e de fazer política: um animal racional e um animal político, produzido pela physis mediante a atuação de quatro causas – material, formal, eficiente e final. Portanto, o ser humano é produto da natureza como todos os outros seres; a diferença, porém, está na sua racionalidade. Esta é a sua diferença específica. 
*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
2) Definição metafísica de pessoa. 
Pessoa é um indivíduo que subsiste na natureza racional (individuum subsistens in natura rationali).Explicitando todos os termos da definição: Indivíduo (singularidade) subsistente (indivíduo singular que não depende de outros para subsistir); Natureza (que existe na natureza integrado com todas as outras realidades, um produto da physis); Racional (capaz de pensar).
*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
3) Definição teológica de pessoa.
No século XI, pensadores cristãos foram além da definição metafísica. Entenderam que a racionalidade é espiritual e que, portanto, só pode proceder de uma realidade a alma que, sendo simples, é imortal. Mas, sendo a alma espírito não pode proceder da physis, não poder ser gerada pelas energias biológicas dos pais, então só pode ser criada diretamente por Deus, no momento da concepção. A pessoa é o indivíduo subsistente na natureza racional criada por Deus. 
*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
4) Definição Moral de Pessoa.
Com Kant nasce a definição: “Age de tal modo que consideres a humanidade, tanto na tua pessoa e não como simples meio”. Este é o supremo princípio da moralidade que estabelece o valor absoluto do homem: todas as coisas da natureza são utilidades, só o homem tem dignidade.
*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
5) Definição Existencial da Pessoa.
No início do século XX, a fenomenologia e as filosofias da existência formularam uma definição de pessoa como “uma existência progressiva”. Parte-se da idéia de que o ser humano é uma existência. É sobre esta que se constrói a pessoa. A teoria da existência progressiva sustenta que a existência humana é relacional (personalidade é tecida por relações); potencial (nunca termina de explicitar suas potencialidades); temporal (acontecimento, um processo vivo de acontecer, distentio animi de Agostinho ou ekstaticidade heideggeriana)
*
*
*
BIOÉTICA: CIÊNCIA E PESSOA
6) DEFINIÇÃO DA PESSOA COMO SUJEITO DE DIREITOS:
Definição da ONU. 1º Artigo da Declaração dos Direitos Humanos: Os Homens nascem livres e iguais em dignidade, sendo dotados de inteligência, devem tratar uns aos outros com fraternidade.
Este Estatuto reafirma o princípio moral Kantiano e o lema da Revolução Francesa. A liberdade, a igualdade e a fraternidade são os primeiros direitos de todos os seres humanos e das comunidades políticas mundiais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais