Buscar

Resenha filme Preciosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE 
Módulo: Psicanálise e Educação
Temática: Filme Preciosa, 2009, do diretor Lee Daniels - Trama de longa metragem.
“Preciosa: uma história de esperança” (Precious: Based on the Book "Push" by Sapphire) é constituído. Trata-se de um filme de 2009, gravado nos Estados Unidos e dirigido por Lee Daniels, sendo uma adaptação do livro “Push”, da poetisa Sapphire (nome artístico de Ramona Lofton), publicado em 1996”.
REFLEXÕES SOBRE O FILME “PRECIOSA” SEGUNDO ROTEIRO A CRISE E A RESOLUÇÂO. Relatório Informal.
Quadro 1: O Problema:
Representação em torno de um corpo de uma adolescente, 16 anos, negra, obesa, possuidora de uma imagem individual recheada de estigmas atuantes como limitantes do ser e do existir, que a deixava fora das expectativas de um padrão social vigente de beleza. Ademais dotada de uma lógica social pré-formada falida que tinha como base uma família desestruturada pobre com pais ausentes em função paterna e materna. Vulnerabilidade social com pouco acesso educacional e de saúde e a citada protagonista Preciosa, além de bullying escolar sofria violência sexual e psicológica através de seu padrasto e violência física e psicológica através de sua mãe. Gestação mal elaborada de dois filhos e contração do vírus HIV fruto da inconsequente relação sexual. 
Quadro 2: Repercussões em mim:
	Baixo rendimento escolar; analfabetismo o qual contribuía para que Preciosa não encontrasse fugas para as situações limitantes vividas; visão distorcida de seu próprio corpo físico e erógeno; processo de adoecimento físico e psíquico; não conseguir se localizar como filha, uma vez que é forçada a assumir papel de mãe com afazeres domésticos e “culpa” de atrair seu padrasto – mãe a odeia e a culpa pela perda de seu parceiro, a partir do momento que o mesmo prefere ter relações sexuais com a adolescente e isso iniciara por volta dos três anos da pequena Preciosa.
Quadro 3: Repercussões Externas:
Transferência de escola após expulsão por estar grávida pela segunda vez e nenhuma política de educação sexual foi adotada para descobrimento da etiologia dessas gestações, a escola inicial não identificou que a protagonista estava sendo abusada em seu leito familiar e tardiamente descoberto pela assistência social. Papel importante executado pela segunda escola/professora de individualizar o ensino rompendo alguns traços de um ensino tradicional e coletivo consciente; vínculos sociais limitados; roubo de alimento e forma “compulsiva” de comer mostrada em filme, que nos faz pensar em uma dor psíquica “drenada” pelo vômito; péssimo relacionamento com sua mãe; distorção de imagem ao olhar no espelho, pois a protagonista em questão refletia em suas pupilas uma loira magra com cabelos loiros.
Quadro 4: Minhas estratégias Pessoais:
Em meio a tanto sofrimento, a paciente não sucumbiu e tenta modificar o cenário de tragédia familiar em que vive, formando sua nova família. A partir do momento que enxerga a liberdade proporciona a seus filhos amor e cuidados diferenciados do que recebeu de sua mãe; aproveitou a oportunidade da nova escola/ professora Rain para modificar o histórico escolar. Professora multifuncional com um método de ensino liberto, dialógico e reflexivo individualizador, que emancipou a vulnerabilidade de seu ser. Preciosa transformou o sofrimento vivido em uma nova expectativa de vida e de família, almejando inclusive, um ensino secundário.
Quadro 5: Minha Participação Incosciente:
A partir de uma forte pressão emocional vivida, Preciosa formula uma fantasia de estrela e se imagina atraindo a atenção de um grande público através de seu eu sedutor, porém ausente de pensamento deliróide. Sublima sob uma expectativa de vida feliz e desloca o amor que não recebeu de sua mãe nem a projeção dele, a partir do três anos, em seus filhos, constituindo um novo conceito familiar inconsciente. Cabe aqui questionar o complexo de Édipo mal estruturado da adolescente em questão e sua “sublimação”.
Quadro 6: Lições que Tirei:
	A negra obesa e adolescente não oferece em seu maior conteúdo, fontes limitadoras, que impossibilitan-na de viver contrário a uma expectativa social previamente gerada. Reedita a sua tragédia familiar em novas possibilidades, quebra preconceitos ditados por sua mãe e “liberta” a sua problemática, por exemplo, em um ensino secundário e um novo direcionamento de conceito familiar através de seus filhos; Reconhece o apoio de aqueles que querem ajudar, como a professora Rain e prossegue viagem. 
È mister a grande importância da educação libertadora, em esse caso, vigente atuação psicanalítica tradutora de angústias, que modifica e amplia horizontes vividos pela personagem.

Outros materiais