A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
Avaliando o Aprendizado de 1 a 10

Pré-visualização | Página 5 de 7

A aproximação com as Ciências Sociais.
	
	O diálogo com a geografia.
	 
	O estudo de temas ligados à religiosidade.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502679833)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a influência da historiografia francesa da Escola dos Annales no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	A história das mentalidades foi muito bem recebida no Brasil, influenciando diversos autores brasileiros, como Laura de Mello e Souza, autora do livro "O Diabo e a Terra de Santa Cruz".
	
	A historiografia dos Annales marcou de forma profunda a hsitoriografia brasileira, seja em seus métodos, objetos de pesquisa ou problemas.
	
	A historiografia dos Annalesrelaciona-se à chamada vertente inovadora da historiografia brasileira, que se contrapunha a uma forma de fazer história de forte cunho político e nacionalista.
	 
	A presença no Brasil de Fernand Braudel, que mais tarde veio a se tornar um dos grandes nomes da Escola dos Annales, ajudou a fortalecer os laços entre a historiografia brasileira e a historiografia francesa.
	 
	Se até 1930 a historiografia brasileira era profundamente marcada pela produção alemã, com a Escola dos Annales, começam os diálogos com a produção historiográfica francesa.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502678540)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a Escola dos Annales, analise as afirmativas abaixo: I. A história problema era uma forma dos hsitoriadores dos Annales se diferenciarem e lançarem uma crítica ao narrativismo da história metódica. II. O diálogo com a sociologia, estimulado pelos Annales, era uma forma de inserir a História definitivamente no campo das Ciências Sociais. III. A Escola dos Annales é um movimento bastante heterogêneo, mas a influência do marxismo é algo que perpassa todas as suas gerações. Está(ão) correta(s):
		
	
	Todas as alternativas.
	
	A alternativa I, somente.
	
	A alternativa II, somente.
	 
	As alternativas I e II.
	
	As alternativas II e III.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502581887)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A partir da década de 1930, podemos verificar uma crescente influência da historiografia francesa no Brasil. Essa presença está relacionada à Escola dos Annales e suas propostas para uma nova atitude do historiador no estudo do passado. Entre as influências dessa escola podemos destacar, EXCETO:
		
	
	a emergência de novos atores sociais, como no Brasil após 1930, tornou indispensável se lançar na procura dos modelos teóricos que possibilitassem captar essa nova realidade histórica.
	 
	a escola dos Annales foi marcada pela tentativa de afirmar a visão positivista da história, como crônica de acontecimentos, com o propósito de tornar compreensível as dimensões do passado por meio do estudo das mentalidades.
	
	alteração das temáticas, problemas, abordagens e objetos no trabalho do historiador, através da valorização da história econômica e social.
	
	o conhecimento histórico se tornou dinâmico, por causa da aproximação em relação às demais ciências sociais, tais como a antropologia e a sociologia.
	 
	o fazer história como ciência desafiou a constituição de produzir um entendimento sobre os sujeitos históricos em suas diversas manifestações.
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201502056206)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a historiografia brasileira e representações do Brasil, é correto dizer que:
		
	
	na década de 1920, a historiografia brasileira foi profundamente marcada por dois eixos de discussão: a história econômica e as análises em torno da categoria de modo de produção; e a história política com sua narrativa e fontes históricas tradicionais, não havendo estudos sobre os excluídos.
	 
	influenciada profundamente pela história materialista marxista, em sua crítica à história oficial e tradicional positivista, a historiografia brasileira, ao longo das décadas de 1980 e 1990, privilegiou as análises estruturais econômicas sem se preocupar com o sujeito.
	 
	a partir das décadas de 1970 e 1980, realiza-se, na historiografia, uma importante revolução metodológica no trabalho, com as fontes elegendo novos temas de pesquisa e como interlocutores as classes pobres e os excluídos, se utilizando processos crimes e cíveis, inventários, testamentos, entre outros documentos.
	
	influenciada principalmente pelas análises marxistas da História Social Inglesa e da Micro- História italiana, a historiografia contemporânea brasileira desconheceu a importância da contribuição da historiografia francesa dos Annales e da História Cultural de matriz norteamericana.
	
	na década de 1990, a historiografia brasileira foi profundamente marcada por dois eixos de discussão: a história econômica e as análises em torno da categoria de modo de produção; e a história política com sua narrativa e fontes históricas tradicionais, não havendo estudos sobre os excluídos.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502271903)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A partir da segunda metade do século XX, a vertente da tradição e a vertente da inovação constituíram os polos dos quais emanavam as práticas historiográficas brasileiras. Escolha a opção que melhor definir essas vertentes.
		
	 
	A vertente tradicional recebia influências do positivismo e das teorias marxistas, enquanto a vertente inovadora era influenciada por Annales.
	 
	A vertente tradicional guardava ainda fortes influências do positivismo, enquanto a vertente inovadora combinava influências de Annales e da teoria marxista.
	
	A vertente tradicional guardava influências da teoria marxista, enquanto a vertente inovadora era influenciada por Annales.
	
	A vertente tradicional guardava influências de Annales, enquanto a vertente inovadora era influenciada pela teoria marxista.
	
	A vertente tradicional combinava influências de Annales e da teoria marxista, enquanto a vertente inovadora guardava ainda influências do positivismo.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502682026)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A partir dos anos 1980, a historiografia brasileira passou por algumas transformações, especialmente em função:
		
	
	da entrada e do diálogo mantido com a historiografia francesa no Brasil.
	 
	da entrada das ideias marxistas no país.
	
	do esforço dos historiadores em trabalhar com fontes primárias.
	 
	do nascimento e fortalecimento dos programas de pós-graduação no país.
	
	do surgimento das primeiras faculdades de história no país.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502621038)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em nossas aulas, vimos que a hsitoriografia brasileira foi fortemente marcada por duas correntes: a historiografia tradicional e a historiografia mais inovadora. Avalie as alternativas abaixo acerca dessas duas correntes: I. A hsitoriografia tradicional era profundamnete marcada pelo empirismo e por uma narrativa linear e essencialmente política; II. Para a hsitoriografia tradicional, a história, enquanto passado, poderia ser acessível diretamente pelos documentos. III. A hsitoriografia inovadora está associada à influência do marxismo e da Escola dos Analles. Está(ão) correta(s):
		
	
	Somente a alternativa I
	
	As alternativas I e III
	
	Somente a alternativa II
	
	Somente a alternativa III
	 
	Todas as alternativas acima.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502268784)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A década de 1970 foi um momento importante para o desenvolvimento e renovação dos estudos históricos, especialmente pelas diversas críticas ao tipo de abordagem dominante

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.