Buscar

Exercício de Fixação sobre História da Educação no Brasil

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		João Goulart, com a renúncia de Jânio Quadros, e por ser na época o vice-presidente da república, assumiu o governo do nosso país em 1961. Sua meta visava a reforma da educação, no combate ao analfabetismo. Ele teve a felicidade de apoiar-se nas experiências de um grande educador brasileiro que foi
	
	
	
	
	
	Frei Beto;
	
	
	Francisco Campos;
	
	 
	Paulo Freire
	
	
	Lourenço Filho;
	
	
	Anísio Teixeira;
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A lei nº 5540/68, a Reforma Universitária trouxe grandes mudanças para o cenário universitário no país. A estrutura da universidade, que passou a ser uma exigência para o funcionamento dos cursos superiores, assentou-se no tripé ensino-pesquisa ¿ extensão. Entre as medidas mais relevantes da lei podemos apontar: I- Sistema de Créditos; II- Sistema Documental III- Vestibular Unificado; IV- A cátedra foi extinta e criou-se a carreira docente. Está correta a alternativa
	
	
	
	
	
	II,IV;
	
	 
	I,III,IV;
	
	
	I,II,III;
	
	
	II, III,IV;
	
	
	I,II,III,IV.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Analise as duas asserções:
O campo educacional foi alvo de um controle severo por parte do governo militar sobre as instituições escolares e as universidades.
porque
 As instituições eram vista como um campo de formação política, intelectual e científica de uma sociedade que se tornava cada vez mais complexa em seu processo de construção de uma cultura urbano-industrial.
Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	a primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	 
	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	as duas são falsas.
	
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	
	a primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O mundo pós Segunda Guerra Mundial (1939-1945) acabou levando à polarização de duas forças antagônicas em termos de uma estrutura política, econômica e social: de um lado, o capitalismo liderado pelos Estados Unidos e, por outro lado, o comunismo liderado pela União Soviética. Este período ficou conhecido também como:
	
	
	
	
	
	Período da Dominação Territorial
	
	 
	Período do Pós Guerra Fria
	
	 
	Período da Guerra Fria
	
	
	Período da Subordinação Territorial
	
	
	Período da Ideologia
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Durante o Regime Militar foram assinados convênios através dos quais o MEC entregou a reorganização do sistema educacional brasileiro aos técnicos da AID (Agency International Development) - Acordos MEC-USAID que situaram o problema educacional na estrutura geral de dominação Norte Americana. A comissão responsável pelas Reformas que se seguiram aos acordos era a Comissão Meira Matos, que teve dupla função: a) atuar como interventora nos focos de agitação estudantil e b) propor medidas de reforma, apresentando um relatório que só reforçou as propostas dos Acordos MEC-USAID. Nessa mesma época, surgiu outro relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho da Reforma Universitária, que apresentou um anteprojeto que se transformou na Lei: __________.
	
	
	
	
	 
	5.540/68 - que fixou as normas para a organização e funcionamento do Ensino Superior.
	
	
	5.692/71 - que reformulou as normas e o funcionamento do 1o e 2o Graus - atual Ensino Fundamental e Médio.
	
	
	4.024/61- que não mudou substancialmente a orientação do Substitutivo Lacerda. Em essência, permaneceram, como fundamentos da Lei: os "direitos da família" e a igualdade de direitos das escolas privadas e públicas.
	
	
	5.537/68 - que criou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	
	9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
	
	
	
		6.
		"Um dos problemas da escola é que ela está desvinculada da realidade social, ao invés de ser uma extensão da vida dos alunos ela desconsidera os saberes que eles tem ..." Vivian Moré (Vídeo Ser ou não ser?)
Ao refletirmos sobre a formação acadêmica no ensino superior brasileiro durante a ditadura militar, percebemos que este período negou aos educadores o direito de expor sua concepção de mundo, e consequentemente de ensino, distanciando cada vez mais a formação acadêmica de um olhar crítico sobre a realidade política e econômica vigente.
O estudo sobre a organização das universidades brasileiras durante o período militar apresenta a existência de 03 (três) eixos que compunham a política educacional em nosso país. São eles:
	
	
	
	
	
	A existência de um currículo controlado; o comprometimento com o financiamento educacional; manutenção das propostas escolanovistas.
	
	
	A responsabilidade com a formação do educador; a formação crítica e a autonomia profissional; o desenvolvimento de projetos sociais.
	
	
	O incentivo à pesquisa; a demissão dos interventores educacionais e contratação de reitores; o estímulo à autonomia financeira e administrativa.
	
	 
	O controle político ideológico; a submissão do projeto educativo aos interesses do capital; o descompromisso com o financiamento da educação pública.
	
	
	A reforma das universidades; o estímulo à realização de descobertas científicas; o compromisso do Estado com uma formação docente autônoma e de qualidade.
	 Gabarito Comentado

Continue navegando