Buscar

AULA 10.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
AULA 10.
I – CONTEUDO DA AULA
Procedimentos especiais - inquérito judicial para apuração de falta grave, ,habeas data, ação rescisória
II – AULA
inquérito judicial para apuração de falta grave: trata-se do procedimento necessário a demissão por justa causa do empregado estável, aqueles com estabilidade decenal adquirida antes da CF de 88, o dirigente sindical, ou aquelas estabilidades adquiridas por força de convenção coletiva ou sentença normativa. O empregador para demitir esse funcionário estável deve mover processo de rescisão de contrato de trabalho do empregado estável na Justiça do Trabalho por meio da AÇÃO DE INQUERITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE. INSTAURA-SE mediante petição inicial com os requisitos exigidos para as demais ações. Pode haver suspensão do empregado para a propositura da ação porque o art 494 da CLT coloca em seu texto como faculdade, mas para demiti-lo deve haver a ação de inquérito para apuração de falta grave. Porém se suspenso essa perdurara até o final do processo. Ajuizada a ação com o aviamento da petição inicial a parte contraria será intimada para comparecer em juízo em audiência, a ausência do autor acarreta o arquivamento da ação e do réu em sua revelia e confissão. A defesa do réu deve ser apresentada em audiência e pode ser escrita ou oral, após a entrega da dessa e frustrada a conciliação haverá a instrução do processo onde poderão ser ouvidas até 6 testemunhas para cada parte art 821 da CLT, outras provas poderão ser produzida, a critério do juiz, inclusive a prova pericial. Após a instrução do processo as partes apresentação alegações finais. OBS: ATUALMENTE o inquérito para apuração de falta grave é exigível para a rescisão do contrato de trabalho por justa causa do dirigente sindical e inexigível para os empregados detentores de outra estabilidade inclusive o CIPEIRO. A Sentença sendo procedente considera o contrato rescindido sendo devido apenas os direitos de uma demissão por justa causa. Se a ação for improcedente o empregado se estiver suspenso será reintegrado ao trabalho e devera ser-lhe pago o s salários do tempo da suspensão com juros e correção monetária.
 
Habeas data: os doutrinadores justrabalhistas vem sustentando o cabimento deste remédio constitucional para permitir que o trabalhador tenha acesso a informações ou retificações de dados constantes de registros ou bancos de dados do ministério do trabalho e emprego 
Mandado de segurança: é cabível contra a ilegalidade ou abuso de poder de atos de autoridade, incluindo os juízes do trabalho, mas também, os auditores fiscais do trabalho, ao do delegado do trabalho, ato do procurador do trabalho ao de oficial de cartório etc...Para tal não deve haver outro tipo de recurso cabível para poder ser impetrado o MS de acordo com os requisitos da LEI 12016/2009.
Ação rescisória: art 485 do CPC. Art. 485.  A sentença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando: I - se verificar que foi dada por prevaricação, concussão ou corrupção do juiz; II - proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente; III - resultar de dolo da parte vencedora em detrimento da parte vencida, ou de colusão entre as partes, a fim de fraudar a lei; IV - ofender a coisa julgada; V - violar literal disposição de lei; Vl - se fundar em prova, cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou seja provada na própria ação rescisória; Vll - depois da sentença, o autor obtiver documento novo, cuja existência ignorava, ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de Ihe assegurar pronunciamento favorável; VIII - houver fundamento para invalidar confissão, desistência ou transação, em que se baseou a sentença; IX - fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa; X - a indenização fixada em ação de desapropriação direta ou indireta for manifestamente superior ou inferior ao preço de mercado objeto da ação judicial. (Redação da MEDIDA PROVISÓRIA No 1.798-4, DE 6 DE MAIO DE 1999) - Texto não inserido nas MPV posteriores § 1o  Há erro, quando a sentença admitir um fato inexistente, ou quando considerar inexistente um fato efetivamente ocorrido. § 2o  É indispensável, num como noutro caso, que não tenha havido controvérsia, nem pronunciamento judicial sobre o fato. A SUMULA 259 DO C. TST ainda considera a hipótese de a decisão homologatória de acordo ser atacada por meio de ação rescisória desde que fique evidenciado algum vicio ocorrido neste processo. A ação rescisória se trata de autentica ação e não é recurso. O prazo para sua propositura é de 2 anos (prazo decadencial) vide SUMULA 100, contados do transito em julgado da decisão rescindenda. A competência originária ´do TRT ou do TST dependendo de onde ocorreu o transito em julgado da ação, pensemos da seguinte forma para não errar a competencia:
	VICIO
	COMPETENCIA
	 TRT 
	TRT
	VARA DO TRABALHO
	TRT
	TST
	TST

Continue navegando