Buscar

Resumo prova HPF (2ºbimestre)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A busca da verdade
*Para os filósofos socráticos o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas.
*Heráclito acreditava que tudo tinha movimento (o que ainda não é, ainda vai ser) que tanto as pessoas como os ambientes mudam. Para ele o ser também era múltiplo.
*Parmênides acreditava que o ser era a única realidade, eterno, imóvel, sem começo, sem fim. Portanto só é possível conhecer o ser, pois ele é a única certa os outros são ilusões.
*Sofistica é um movimento de pensamentos, são eles: cosmológicas, questionamentos antropológicos, moral e política. Para eles a persuasão é o instrumento por excelência do cidadão na cidade democrática, eles também queriam o aperfeiçoamento da argumentação.
*Protágoras um dos mais importantes sofistas, para ele o homem é a medida de todas as coisas (o logos) só o homem poderia confortar a verdade, através do exercício técnico da razão humana.
*Sócrates a partir de ter reconhecido sua ignorância, inicia a sua busca do saber: a - Começa pela frase dedutiva, a ironia. Exemplo: quando você pergunta algo, mas já sabe da resposta, nesse processo você faz o outro reconhecer sua própria ignorância. B - Maiêutica: a que dava o "parto" a ideias novas, iniciou então o conceito.
*Para Platão a alegoria da caverna são as etapas da educação de um filósofo, que sai do mundo das aparências para alcançar o conhecimento verdadeiro. Dois pontos que devem ser tomados quando voltar a caverna: o político e o epistemológico.
A filosofia medieval: razão e fé
*Patrística: razão abaixo da fé e subordinada a ela.
*Escolástica: Tomás de Aquino resgatou os conhecimentos de Aristóteles para fazer frente dessa unifica, a razão vai dar argumentos para explicar as criações de Deus e sua existência. Portanto agora a razão vai dar argumentos para explicar as criações de Deus, agora o conhecimento começa com as coisas concretas e não mais no mundo inteligível.
A filosofia na idade moderna: racionalismo e empirismo
* O paradigma de racionalidade é o de uma razão que liberta de crenças e superstições, funda - se na própria subjetividade e não mais na autoridade, seja do poder político absoluto, seja na religião, mas na confiança no poder de razão e o interesse pelo método (evitar o erro). Na modernidade o foco de atenção é o sujeito que conhece.
*O racionalista e dogmático Rene Descartes: seu propósito foi encontrar um método tão seguro à verdade indubitável, uma margem de segurança no método 100%... para isso colocou a matemática na lógica para não perder o rumo 1 evidência, 2 análise, 3 ordem e 4 enumeração, assim ele entrava em contato com o seu ela por duvidar a sim criou o cogito (um ser pensante). 3 tipos de ideias: inatas as que nascem com você, adventícias as que vieram de fora e a factícia as que foram inventadas por você mesmo.
*Francis Bacon: Iniciou seu trabalho pela denúncia dos preconceitos e das noções falsas aos ídolos. São eles: da tribo, da caverna, do mercado e do teatro.
*Tribo: os preconceitos que acorrem nas comunidades e não são questionados.
*Caverna: são provenientes de cada indivíduo, alguns observam as diferenças entre as coisas outros a semelhança.
*Mercado ou foro: mentiras e distorções no comércio.
*Teatro: o processo de doutrinação ou educação, o pai do método indutivo (Bacon) excluiu tudo de falso das vidas para alcançar a verdade (empirista).
*John Locke: crítica Descartes afirmando que a alma é como uma tabula rasa, sem inscrições por isso o conhecimento começa apenas a partir da experiência sensível. Distinguiu duas fontes para as nossas ideias: a sensação e a reflexão. (Assim as ideias entram em conexão entre si).
*David Hume: preconizou o método de investigação que consiste na observa e generalização, de acordo com as percepções individuais, as diferenças dependem da força e da vivacidade pelas quais as percepções atingem a mente.

Outros materiais