Buscar

Reflexões sobre Mudanças e Evolução na Academia

Prévia do material em texto

LUIZ PAULO SAPUCAIA PEREIRA 
6º SEMESTRE PSICOLOGIA
RESUMO INDIVÍDUAL
O inicio deste trabalho me fez lembrar de uma frase que a muito li em um livro, hoje não me recordo mais seu nome, mas que dizia : muita mais do mesmo. E se refere a mudanças, muitas vezes desejamos mudanças mas não desejamos mudar para alcançar estas mudanças, por isto, muita mais do mesmo...
Trabalho realizado por mim e as colegas, Sheila, Edna e Simone, lemos o livro e associamos ao tema da ONU e pesquisamos revistas e muito na internet. Depois de pesquisas individuais nos reunimos, e chegamos a conclusão, que este trabalho representa, muito mais do mesmo.
Acredito, que bom que aqui posso dizer, o que acho e penso a respeito, mesmo convencido de que não sou ninguém, pois só seremos alguém para a academia depois de um mestrado ou doutorado, “palavras de uma doutora em outra universidade”. Fico a pensar se realmente quero ser esse alguém que as academia querem e tentam formar.
O assunto em si, vem sendo há muito questionado e hoje com a “evolução” do humano, acreditava que este trabalho demostraria essa evolução, ledo engano. Continuamos com muito mais do mesmo.
E o autor com seu pensamento digamos, fora do comum, demostra e tenta despertar, que devemos amenos tentar pensar um pouco de forma distinta, concordamos com ele, pois se a forma de pensar até hoje fosse a forma “certa” não estaríamos conversando sobre sustentabilidade. 
Já teríamos atingido um grau de entendimento de que somos, querendo ou não ligados uns aos outros e a natureza nos cerca, e todas nossas atitudes reflete de alguma forma no outro.
Para este que vos escreve, este trabalho trouxe alegrias em um momento, e tristezas em outro, alegrias quando o tema e o livro como base mestre nos foi sugerido, e tristeza quando fica demostrado dentro da academia que não somos “ninguém”, minha vontade agora era colocar aqueles bonecos pequenos (icons) que as pessoas usam para expressar sorrisos ou um monte de letra K. 
Como sugerem um temas e um pensamento para que o futuro profissional pense e se expresse, sem poder se expressar, é estranho, ou por ser ninguém não consegui entender. Talvez quando for alguém venha a entender e me desculpar por esses escritos, se assim for desculpo-me desde agora.
Como sou um psicólogo em formação e assim desejo permanecer por toda a minha existência, e este psicólogo considera tudo um aprendizado, agradeço por mais este grande aprendizado, que se resume em, muito mais do mesmo. E a partir disso tentar ser cada dia mais diferente.
Sem perder as esperanças continuaremos aguardando, o momento que virá! em que todos “futuros alguém" seja alguém. E nesta época sem perder o controle, seremos melhor. De que controle falamos aqui ? Por que necessitamos controlar algo, ou pessoas ? Será por que sentimos fora do controle de nós mesmos ?
Creio que meu pensamento, que aqui posso expressar, demostra o beneficio que este trabalho me trouxe. 
Tempo para pensar e ver um pouco fora do muito costumeiro. Obrigado.

Continue navegando