Buscar

6 avaliação continuada 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Engenharia Elétrica
DISCIPLINA: Mecânica para Engenharia PROFESSOR: Gleidson de O. Pinto
AVALIAÇÃO: 6ª Avaliação Continuada 			DATA: ___/___/2015
ALUNO(A): _________________________________________ SEM: 2015.2
QUESTÃO 1 – Para a grua mostrada na figura, determine o módulo T da força trativa no cabo de sustentação e o módulo da força no pino em A. A viga AB é uma viga em I padrão, com 0,5m de espessura e com uma massa de 95 kg por metro.
QUESTÃO 2 – A colocação de um bloco sob a cabeça de um martelo, como mostrado, facilita muito a extração do prego. Se um puxão de 200N no cabo do martelo for necessário para puxa o prego, calcule a força trativa T no prego e o módulo A da força exercida pela cabeça do martelo no bloco. As superfícies de contato em A são suficientemente ásperas para prevenir escorregamento. 
QUESTÃO 3 – Duas vigas em I de aço, cada uma com uma massa de 100 kg, estão soldadas em um ângulo reto e sustentadas por cabos verticais de forma que as vigas se mantêm em um plano horizontal. Calcule a força trativa em cada um dos cabos A, B 	e C.
QUESTÃO 4 – A porta industrial de 600 kg é um painel retangular uniforme que desliza ao longo do trilho fixo D, em roldanas presas a suportes em A e B. A porta é mantida em um plano vertical por uma roldana guia, C, presa ao chão, que encosta em sua extremidade inferior. Para a posição mostrada, calcule o empuxo lateral horizontal em cada uma das roldanas em A e B, que deve ser considerado no projeto dos suportes.
QUESTÃO 5 –O motor V-8 de 200 kg está apoiado em um suporte e girado de 90° em relação a sua posição usual, de forma que seu centro de gravidade G está na posição mostrada. Determine a reação vertical em cada roda do suporte. Despreze o peso do suporte.
 
ICC/2002
Missão Institucional: Formação do ser humano e seu processo de construção de profissional competente em conformidade com os valores éticos, comprometido com o contexto social.

Outros materiais