Buscar

Questões sobre Sócrates e a Filosofia Medieval

Prévia do material em texto

1 “Sócrates, Platão e Aristóteles se tornaram inimigos mortais da sofística devidos exatamente aos seus ensinamentos em torno da verdade. Tendo virado a pergunta filosófica para a questão do ser do homem, a filosofia socrática trata de problemas comunitários da cidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: BATISTA, William José. O devir da verdade: fundações da filosofia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002. p. 40. 
A respeito do pensamento de Sócrates, de acordo com o conteúdo abordado nas aulas e no livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, leia as sentenças a seguir e classifique-as em V (verdadeiras) e F (falsas):
I. ( ) A noção de bem e de mal, no pensamento socrático, esvaziou-se de sentido, pois não há verdade posta sobre tais conceitos.
II. ( ) A verdade nem sempre pode ser facilmente vista, pois o discurso humano, segundo Sócrates, é carregado de ambiguidades e contradições.
III. ( ) O pensamento de Sócrates somente pode ser conhecido de forma indireta, visto que esse filósofo não nos deixou registros escritos.
Agora, assinale a sequência correta:
F, V, V – Resposta
V, V, F
F, F, V
V, F, V
V, F, F
2 “Descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo. Primeiramente porque não podemos pensar que a única filosofia produzida durante a Idade Média seja a cristã. [...] Mas a filosofia medieval é um fenômeno complexo ainda por uma segunda razão: estudiosos discutem para saber se de fato houve filosofia nesse período, ou se tudo o que se fez foi teologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: STORCK, Alfredo Carlos. Filosofia medieval. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 8,9
De acordo com o fragmento de texto acima e com o conteúdo do livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, leia as proposições a seguir e classifique-as em V (verdadeiras), e F (falsas):
I. ( ) Filosofia e religião tornaram-se, no medievo, aspectos completamente diferentes entre si, sendo impossível relacioná-las.
II. ( ) A religião cristã tornou-se, em muitos aspectos, um empecilho para o desenvolver do pensamento filosófico.
III. ( ) Alguns pensadores gregos foram enjeitados, e seus pensamentos eram tidos como contrários à fé cristã.
Agora, marque a sequência correta:
F, V, F
V, V, F
V, F, F
F, F, V
F,V V – Resposta

Continue navegando