Buscar

Calor (física)

Prévia do material em texto

Confundir o significado dos conceitos de quente e frio é algo bastante comum. O que pode ser quente para um, não será necessariamente quente para outro. Quando se quer medir uma temperatura, é preciso utilizar-se de um termômetro: o clínico (com mercúrio em seu tubo capilar) serve para medir a temperatura corporal, e o de parede (com álcool colorido) serve para identificar a temperatura ambiente.
A temperatura de um objeto está associada ao movimento de seus átomos. Quanto maior a velocidade dos átomos, maior a temperatura. Ao serem aquecidos, os objetos mudam de tamanho, ou seja, sofrem dilatação. A dilatação é diretamente proporcional a variação de sua temperatura.
Termômetro de parede (Foto: http://www.vemtudo.com)
A escala de temperatura mais utilizada no mundo é a Celsius, mas há ainda a Fahrenheit (utilizada nos Estados Unidos, por exemplo) e a Kelvin. Para construir a escala Celsius, é preciso definir os pontos inferior e superior do termômetro, e em seguida, colocá-lo numa mistura de água e gelo para que ele atinja o equilíbrio térmico (quando corpos encontram-se na mesma temperatura). Ele chegará ao grau 0ºC, que é o ponto de fusão da água. Em seguida, o termômetro deve ser inserido numa mistura de água em ebulição. O ponto atingido será o de 100ºC. Para finalizar, a escala necessita ser divida em cem pontos, cada qual correspondendo a um grau Celsius.
Termômetro de mercúrio (Foto: http://www.cliquefarma.com.br)
Para a física e a ciência, calor é uma forma de energia. Qualquer coisa que esteja quente ou fria, tem calor. Quanto menor a quantidade de um certo liquido, mais rapidamente este será aquecido. Exemplificando, um litro de água estará numa temperatura mais elevada que dois litros de água após ambos serem aquecidos de forma igual. Isso acontece porque há menos moléculas no litro de água sozinho.Capacidade térmica é a quantidade de calor que um corpo precisa receber ou ceder para que sua temperatura varie em uma unidade.
O material do qual é feito uma panela influencia no tempo de aquecimento de um produto. Panelas de cobre, por exemplo, esquentam mais rápido que as de alumínio. Isso é chamado de calor específico. Cada substância tem o seu próprio calor.
Há três formas de propagação de calor (transferência de energia térmica de um corpo para outro). Uma bastante comum é a condução, que ocorre quando dois corpos de diferentes temperaturas são colocados em contato. Os metais conduzem bem o calor (como panela e lata), enquanto o isopor dificulta a passagem do calor de fora para seu interior. Ele é considerado um isolante térmico, assim como lã e madeira.
Para finalizar, irradiação propaga energia através de ondas eletromagnéticas, podendo ocorrer no vácuo. Já na convecção, há movimentação de partes do fluido dentro do próprio fluido. Neste caso, líquidos e gases são bons condutores.

Continue navegando