Buscar

Dano ambiental Material

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dano ambiental Material (patrimonial)
	Dano Ambiental moral (extrapatrimonial)
	O dano ao meio ambiente:
A flora, fauna, pelas perdas financeiras decorrentes da lesão, recuperação de equipamentos públicos, recuperação de praias impróprias para o banho, o restabelecimento da qualidade do ar atmosférico
	Impossível de se encontrar uma correspondência com um valor em pecúnia, mas que também deve ser indenizado. O Ressarcimento é altruísta.
A privação que a coletividade tem e terá da sensação de bem-estar, diminuição da qualidade e expectativa de vida. 
Caso Petrobras
O Superior Tribunal de Justiça condena a Petrobras a indenizar pescadores por vazamento de Nafta na Baia de Paranaguá no Paraná. Em 2001, um dos navios da petrolífera, colidiu com uma rocha, que levou ao rompimento do seu casco, e aconteceu o vazamento do composto químico utilizado em combustíveis.
A Advocacia Geral da União (AGU) ingressou no Superior Tribunal de Justiça (STJ), qualidade de “ Amicus Curiae”( interessados na ação) com o propósito de defesa de responsabilização civil do derramamento de Nafta e a indenização aos 3.200 pescadores prejudicados pelo dano ambiental.
A atuação da AGU se deu por via da Procuradoria Geral da Republica (PGR) que também representou o Instituto Brasileiro de Meio ambiente e recursos Naturais o IBAMA.
O IBAMA defendeu que mesmo que o acidente tenha sido causado por força maior, como caso fortuito ou por culpa de terceiros, a empresa poluidora tem por dever reparar o dano ambiental. A autarquia solicitou que a jurisprudência do STJ fosse aplicada, no sentido de que a responsabilidade civil é objetiva.
A procuradoria afirma que qualquer outro entendimento afronta o art. 225 da Constituição Federal, cita que as condutas e atividades lesivas ao meio ambiental sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, sanções penais e administrativas independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
O Superior Tribunal de Justiça concordou com todos os argumentos expostos pela AGU, aplicou o julgamento o rito do Recurso Repetitivo. Isso significa que o mesmo entendimento dever ser aplicado em casos parecidos.

Outros materiais