Buscar

PROVA DA DISCURSSIVA MOVIMENTOS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Data de entrega:
	20/05/2016 11:26 
Questão 1/5
Consideramos cidadania um conjunto de direitos que integram indivíduos e grupos à comunidade, os direitos civis relacionam-se à liberdade de manifestar opinião e de se associar a grupos, além de se movimentar livremente; os direitos políticos concernem à participação na tomada de decisões para a comunidade; e os direitos sociais devem garantir o bem-estar dos indivíduos e dos grupos: moradia, educação, saúde, trabalho, entre ouros. Na experiência histórica do Brasil independente, durante a era Vargas (1930 - 1945), alguns direitos foram restringidos enquanto outros foram criados e ampliados.
a) Identifique um direito civil e um direito político que sofreram restrições durante a Era Vargas, relacionando-os a acontecimentos significativos da época;
b) Identifique dois direitos sociais que foram criados e/ou ampliados durante a Era Vargas, relacionando-os à política do Estado varguista referente às questões trabalhistas.
Nota: 16.0
	Resposta: a) o aluno poderá identificar, por exemplo, as seguintes restrições: censura à imprensa, controle sobre as associações civis, controle sobre os sindicatos, proibição de organização de partidos políticos, ausência de eleições para os Poderes Legislativo e Executivo, quer no plano da União, dos Estados ou dos Municípios, dentre outros. Como desdobramento, o Estado aprofunda os instrumentos de controle e intervenção, o Estado deveria conduzir a sociedade na direção de um Brasil moderno e unificado nacionalmente, no palco da cultura, trabalho, política e economia.
b) O Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio foi uma das conquistas da Revolução de 1930, diversas leis foram criadas, como a CLT e com ela a criação do salário-mínimo, previdência social, aposentadorias, pensões), assistência médica legal, jornada de trabalho de 8 horas, lei de férias, regulamentação do trabalho da mulher.
Resposta: Houve a restriçao no controle dos sindicatos,e a censura a impressa. Foi bastante signifante para a sociedade a criação da previdencia social,assistencia media aos trabalhadores e a jornada de trabalho de 8 horas.
Questão 2/5
Apesar da forte repressão imposta pela ditadura militar, houve resistência de setores da sociedade brasileira. Dê três exemplos de resistência aos governos militares.
Nota: 16.0
	As greves dos metalúrgicos no ABC, as manifestações estudantis; as guerrilhas rurais e urbanas etc.
Resposta: A resistencia partiu dos movimentos estudantis,setores da igreja catolica e da sociedade civil.
Questão 3/5
Quais são as principais fragilidades que você percebe em sua realidade? Todos os seus direitos são garantidos? E da sua comunidade? Todos sempre tiveram acesso à saúde, educação, alimentação, terra, moradia, saneamento básico e outros direitos garantidos? Pontue quais são as principais desigualdades no contexto neoliberal que vivemos e indique possíveis estratégias da guarda dos direitos das classes populares.
Nota: 20.0
	O objetivo dessa questão é que o aluno/educando problematize a sua realidade a partir de sua experiência histórica.
Resposta: Em nosso pais a cada dia encontramos mais dificuldades por uma qualidade de vida.Isso se refere em todos os sentidos. A precariedade na saúde e a pior que enfrentamos,com falta de hospitais,medicos recursos aos tratamentos e a remedios. A segurança tambem se encontra uma precariedade,onde o marginalismo toma conta das ruas,amedrontando ate mesmo os policiais pois mesmo sem estarem fardados sao perseguidos por sua profissão Nenhum direito da populaçao. realmente e garantido só consta no papel pois na realidade falta tudo,um verdadeiro descaso com a populaçao. E tudo seria resolvido se nossos governantes tivessem a copetencia de administrar cada dinheiro pago de imposto por cada cidadão,e fazer uma distribuição correta das verbas . Só assim seria possivel garantir todos nossos direitos para termos uma vida de qualidade.
Questão 4/5
No movimento feminista contemporâneo, uma das discussões permanentes é se esse movimento deve se fixar somente às questões específicas das mulheres ou deve pensar nas questões em sua relação com aspectos mais gerais da sociedade. Duas importantes pesquisadoras do feminismo e feministas brasileiras, Heleieth Saffioti e Vera Lúcia Ferrante, afirmam que “O feminismo se constitui como o mais ambicioso movimento social, para alcançar seus objetivos – a igualdade entre homens e mulheres – deve construir uma sociedade igualitária no sentido da eliminação do sistema de dominação-exploração fundada no sexo, na estrutura de classes, nas diferenças raciais”. Justifique a afirmativa acima.
Nota: 10.0
	Resposta: que o aluno traga argumentos sobre a questão da relação de gênero e da luta feminista, os novos modelos feministas e suas diversidades.
Resposta: Concordo com essa afirmativa pois as mulheres podem ter o mesmos direitos que os homens,pois trabalham duro a cada dia para conquistar isso e muitas das vezes seus esforços nao sao reconhecidos,mas ca cada dia estao conseguindo um espaço maior na sociedade.
Questão 5/5
Qual era a concepção do anarcossindicalismo sobre partidos políticos e sobre a greve?
Nota: 10.0
	Segundo o anarcossindicalismo, a greve geral era o único instrumento para a realização da revolução social. Além disso, para os sindicalistas dessa corrente eram contrários à criação de partidos, mesmo se representassem os trabalhadores, pois não aceitavam intermediários.
Resposta: com solidariedade as lutas aos operarios em greve se manifestavam em atos publicos,passeatas